Pilatus Porter PC-6 com 3 m env [Disp Reboque para planador]

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

[quote:844dc09ec7="AndersonSP"]Bom Dia Tom?
A planta eu acho que deixa muitos pontos da construção em aberto.
Particularmente eu gosto dessa maneira!

A respeito das cavernas eu estou achando até fraca para o porte do avião mas como você disse e dificil estimar por imagens.

Eu faria fuselagem toda treliçada. Você pode fazer pequenos rasgos nas varetas para que as treliças tenham pontos de apoio nas varetas assim elas não ficam somente apoiadas na cola e também não use Ciano cola branca é mais flexivel.

Dessa maneira é possivel fazer uma estrutura leve e super resistente.
Observando Sua planta eu não vi grandes problemas nela.

A fixação das asas para min é um problema, e também fazer a estrutura da fuselagem treliçada o que leva um certo tempo, para fazer bem feito ajustando as peças.

Se você tem duvidas uma boa maneira e observar as construções de aviões de voo Livre.


Eu também sofro um pouco no inicio das construções mas logo você termina ele, esses aviões tipo caixa não tem muito segredo não grande abraço.[/quote:844dc09ec7]

Anderson,

Pensei em algo assim (foto abaixo) o problema é que as cavernas não se adequam, mas dá pra ir amadurecendo...

[img:844dc09ec7]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/PP12.jpg[/img:844dc09ec7]
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Esta opção se adequa melhor. Terei que ver somente as longarinas porque pensava em usar os cantos de balsa, mas agora estou pensando em usar o próprio compensado.

[img:8ae4dd0189]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/Up2.jpg[/img:8ae4dd0189]
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Tarde Tom!
A foto do avião Treliçado acima acho que é um "Piper" foi uma boa escolha.
No entanto a estrutura treliçada dele está somente nas duas laterais, em cima ele usa varetas eu já fiz assim fica muito bom e também farei assim no Citabria.

A desvantagem de usar da forma de cima ("Piper) é que se fizer com as Varetas paralelas e ainda mais com cedro fica mais pesado que treliçado.

Do Modo que está feito no "piper" ele também tem uma certa tendência a torcer aonde não existe as treliças .

Eu acho que vôcê pode seguir como exemplo mas eu tentaria colocaria as varetas treliçadas travando em todas as faces da fuselagem.

Acho Legal você estimar o material usado e ir construíndo, pense onde é nescessário reforçar ou não.

Você já Pensou em fazer com varetas e usar uma folha onde julgar que é fragil .
Da uma Olhada no telemaster do Orson ele usa essa Técnica no Dele so que ele faz com fbalsa.

No Meu citabria eu estou pensando em fazer assim caso eu acho que fique fragil ou com tendencias a torções.

Não exagera no compensado pois pode adicionar peso morto.

O Desenho em 3D é muito bom eu acredito que é possivel utilizar as mesmas soluções para construir!

Pense bem antes de decidir o qual tipo de caminho você usará para solucionar, como eu disse existem varias formas de resolver o mesmo problema.

Grande Abraço.
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Olha essa opção, acho que é a mais resistente e leve. Vou fazer uma peça dessa para ver o resultado e depois faço a escolha final.

Uma peça dessa em cada lateral logo após a peça grande debaixo da asa

[img:dd5b0fd05f]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/10.jpg[/img:dd5b0fd05f]
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite Tom!
Essa peça que você mostrou e uma ótima solução!
Meu Starlite foi feito dessa maneira.
Nem precisa ficar quebrando a cabeça certamente vai funcionar.
Grande Abraço
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

[quote:5b345e6c59="AndersonSP"]Boa Noite Tom!
Essa peça que você mostrou e uma ótima solução!
Meu Starlite foi feito dessa maneira.
Nem precisa ficar quebrando que certamente vai funcionar.
Grande Abraço[/quote:5b345e6c59]

É.. to achando que vai ficar bom, to desenhando ela para imprimir. Logo mostro o resultado!

Abraço e obrigado novamente pela força!
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
João
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 9:47 am
Localização: Taubaté SP

Mensagem por João »

Olá amigo

Um belo aero que você esta fazendo, sempre fui fã deste modelo, pensei em fazer um tambem mas já faz um ano e ainda não saiu do pensar, fiz algumas pesquisas na net, mas se encontra muito pouca coisa sobre ele, achei uma planta tambem, não me lembro onde, mas tambem não tem muitos detalhes.
Agora com sua construção me animou a pensar de novo na construção, a planta que consegui é esta:
Anexos
pilatus1.jpg
pilatus1.jpg (33.13 KiB) Exibido 14026 vezes
pilatus.jpg
pilatus.jpg (25.75 KiB) Exibido 14043 vezes
"Se te disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic".
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Pessoal,
Legal vocês curtir este aero.


A planta está muito crua, eu estou fazendo algumas mudanças necessárias e depois de concluída, acho que vou disponibilizar para uso público sem fins comerciais. Estou colocando muitos detalhes para se aproximar o máximo da escala real.

Hoje vou correr pra tentar comprar uma ferramentas de fresa para a dremel, porque tá difícil fazer linhas curvas no compensado.

Obrigado a todos pelos comentários e continuem acompanhando.
Valeu!
Avatar do usuário
ggelizeu
membro
Mensagens: 460
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 10:19 pm
Localização: Anapolis/Goias- 19-
Contato:

Mensagem por ggelizeu »

Ola , gosto muito do pc-6 , com um pc-6 desse tamanho , fica legal fazer uma comporta embaixo para poder soltar paraquedas , já vi um vídeo de um real que tem para soltar mantimentos .parabens pela escolha .

um video para mostrar o poder !!
[yt]3GSHM4LlMIM[/yt]

Ai uma foto do meu pc-6 , com 124cm de asa , motor 2812 .

[img:872b2f4c2b]http://i709.photobucket.com/albums/ww91/ggelizeu/17092011646.jpg[/img:872b2f4c2b]
\o/ Anapolis-Go \o/-- 18--

Imagem
Avatar do usuário
fer.trash1
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:35 pm

Mensagem por fer.trash1 »

Esse aviao na vida é real , é sem palavras .
Leva até uma tonelada de carga , e ainda assim nao deixa de ser um otimo STOL .
Parabens pela ideia da construcao , mais acho que o porter em RC é mais lega um pequeno , da pra brincar em lugares pequenos .
Responder