Plane in The Box II: A missão !!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
claudiorfernandes
membro
Contato:

Plane in The Box II: A missão !!

Mensagem por claudiorfernandes »

Bom, como a Etna e eu já compramos as passagens e fizemos as reservas para o próximo camping, agora não tem mais desculpa...
Ando afastado de construir modelos (e de pilotar também, o meu último vôo de Pastinha glow durou exatos 3 segundos e terminou com uma hélice quebrada...), mas decidi fazer um modelito para levar ao camping.
A idéia é a mesma da outra vez: um modelo desmontável e "encaixotável", simples, bom voador, de baixa carga alar e adequado a "dedões de ouro" como eu.... (e, quem sabe, a Etna...).
Escolhi a planta do Starlite, por ser um modelo mais que consagrado, mas farei a fuselagem em vara de pesca. O restante decidi fazer pela planta, inclusive com entelagem em papel.
Como a envergadura do Starlite original é meio grandinha para levar numa mala, mesmo com a asa dividida ao meio, redimensionei uma planta em formato DXF para 87,5% no MsCad (excelente programa, muito fácil de usar, vale a pena comprar a licença, que aliás custa apenas R$300,00, preço ridículo para um CAD... e, para quem não quiser ou não precisar de todas as funções, baixe e use a versão free).
A envergadura da versão encolhida ficou com 30 polegadas contra as 36 originais.
Se alguém se interessar, disponibilizo a planta reduzida online.
Paralelamente, se a idéia der certo, pretendo levar também uma pop-pop RC (para afundar no lago, provavelmente, dada a tendência das coisas por aqui ultimamente... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ).
Estou começando a usinar as peças, e irei colocando as fotos conforme fizer cada etapa.
AndersonSP
membro

Mensagem por AndersonSP »

Oi Claudio !
Tudo Bem?

Eu tenho um Starlite de 75cm de envergadura, sou meio suspeito para falar mas adoro esse avião.
Ele com certeza e um avião muito valente encara cada vento (pelo menos o meu) !!!
Levo o meu dentro de uma caixa de cesta básica na motocicleta é muito prático mas nada bonito..
Como você quer fazer desmontável eu acredito que seria legal fazer os estabilizadores para desmontar ou a fuselagem desmontável também (pena que você não que fazer a fuselagem tradicional eu acho).
O meu pequenino pesa 280g pronto para voar com envergadura de 75cm e 12,5cm de corda (ficou meio pesado mas voa super bem e lento! se ficasse mais leve com certeza seria melhor!) o pessoal la na pista Aeropoli sempre comenta como ele voa bem!!!
Meu maior erro foi na Eletrônica coloquei nele uma bateria de 1000mah 2S, servos de 9g também dei uma exagerada na construção da fuselagem (O meu modelo e feito todo de compensado de Freijó) poderia ter aliviado a fuselagem bastante é economizado umas 20g mas estava testando o material.

Do jeito que o meu starlite está em dias com pouco vento já voei 20 minutos com ele e com bateria com carga para emergências ainda!

De qualquer maneira tenho algumas coisas que mudaria nele se fosse reconstruí-lo
1º diminuir o diedro para adicionar ailerons (voar 3ch cansa rápido)
2º colocar uma eletrônica mais adequada

Grande Abraço e Sucesso.
Anexos
IMG_3096.jpg
IMG_3096.jpg (7.33 KiB) Exibido 8776 vezes
IMG_3100.jpg
IMG_3100.jpg (12.23 KiB) Exibido 8776 vezes
IMG_3114.jpg
IMG_3114.jpg (37.62 KiB) Exibido 8776 vezes
claudiorfernandes
membro
Contato:

Eu ainda não tenho idéia do peso final, mas tenho necessidade de certas características, como asa baionetada (estou trabalhando justamente no sistema de baionetas agora).
O motor que tenho aqui é um famoso "azulzinho", que dá excelente rendimento com hélice 8x4 e bateria 3S (tenho 3S de 800 mAh que a HK me mandou por engano e depois me "vendeu" por uma ninharia... ehhehe). E como tenho um monte de hpelices 8x4, então vai ser essa mesmo.....
A cauda será desmontável também, claro, e a fuselagem pretendo fazer tipo "stick".
Em breve coloco as primeiras fotos.
AndersonSP
membro

Boa Noite Claudio!!!
estou ansioso para ver as fotos......
Com certeza com esse motor ficará muito bom!
Estou usando motor HXT 16g com hélice 6x3 no meu.
Grande abraço.
claudiorfernandes
membro
Contato:

Esse conjunto motor/hélice leva um Slow Stick de 600 g com tranquilidade... acho que vai até ficar supermotorizado... mas aguardemos...
Vamos às primeiras fotos....
Aqui o início do corte das nervuras:
Anexos
Nervuras prontas.jpg
Nervuras prontas.jpg (29.8 KiB) Exibido 8679 vezes
Acabamento.jpg
Acabamento.jpg (30.65 KiB) Exibido 8679 vezes
Nervuras quase prontas.jpg
Nervuras quase prontas.jpg (27.99 KiB) Exibido 8679 vezes
Roteando na tupia.jpg
Roteando na tupia.jpg (37.98 KiB) Exibido 8679 vezes
Furo-guia para o alinhamento.jpg
Furo-guia para o alinhamento.jpg (27.7 KiB) Exibido 8679 vezes
claudiorfernandes
membro
Contato:

Fiz umas matrizes em MDF 3mm, assim fica fácil reproduzir mais nervuras depois....
(cortar balsa 1/16 com uma tupia de 1300W é meio ignorante da minha parte, eu sei, mas a ferramenta tá na mão, né ??? :D :D :D :D :D ).
Como eu preciso de asa baionetada, e não abro mão de diedro, revirei minha sucata e achei umas seções de vara de pesca de camelô, que forneceram baionetas excelentes e muito leves.
Para formar o diedro, usei tubos de antena de rádio (e vivam os camelôs !!!! :D :D :D :D ), que são de bronze cromado e, portanto, extremamente fortes apesar de leves. Usei dois tubos concêntricos para maior resistência, formei o diedro de 10 graus conforme indicado na planta e, depois de fazer uma lipoaspiração no conjunto, montei o ângulo central.
Anexos
Angulo do diedro formado.jpg
Angulo do diedro formado.jpg (28.37 KiB) Exibido 8676 vezes
Preparando a colagem.jpg
Preparando a colagem.jpg (32.74 KiB) Exibido 8676 vezes
Conjunto depois da dieta.jpg
Conjunto depois da dieta.jpg (34.42 KiB) Exibido 8676 vezes
Conjunto das baionetas.jpg
Conjunto das baionetas.jpg (31.13 KiB) Exibido 8676 vezes
Tubo para formar o diedro.jpg
Tubo para formar o diedro.jpg (27.81 KiB) Exibido 8676 vezes
Estudo das baionetas.JPG
Estudo das baionetas.JPG (37.85 KiB) Exibido 8676 vezes
AndersonSP
membro

Bom Dia Claudio!
Tudo Bem?

Adorei as nervuras!!!
Pelo visto você também tem acesso as ferramentas de marcenaria ficou ótimo os perfis.
Eu acho que é gosto, mas eu estou fazendo as varetas do bordo de fuga com encaixe para as nervuras, cortar esses "triângulos" e rebaixar o final na ponta acho meio chato na hora de alinhar tudo, mesmo feito a maquina.
Agora pelo corte dos perfis vai sair um lindo Aero com certeza.
Grande Abraço.
alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:aa93753a38="AndersonSP"]Bom Dia Claudio!
Tudo Bem?

Adorei as nervuras!!!
Pelo visto você também tem acesso as ferramentas de marcenaria ficou ótimo os perfis.
Eu acho que é gosto, mas eu estou fazendo as varetas do bordo de fuga com encaixe para as nervuras, cortar esses "triângulos" e rebaixar o final na ponta acho meio chato na hora de alinhar tudo, mesmo feito a maquina.
Grande Abraço.[/quote:aa93753a38]

Anderson,

Já fiz dos dois jeitos, mas cavando o BF para encaixar a nervura na maioria dos casos tive que reforçar com gussets, o que depois aumentou o peso, enquanto fazendo como o cláudio fez basta colar as chapas que comporão, lixar para nivelar se necessário, e está pronto. Achei mais prático.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
companheiradepista
membro

Mensagem por companheiradepista »

[quote:7a6932e21b="AndersonSP"]Bom Dia Claudio!
Tudo Bem?

Adorei as nervuras!!!
Eu acho que é gosto, mas eu estou fazendo as varetas do bordo de fuga com encaixe para as nervuras, cortar esses "triângulos" e rebaixar o final na ponta [b:7a6932e21b]acho meio chato na hora de alinhar tudo[/b:7a6932e21b], mesmo feito a maquina.
Grande Abraço.[/quote:7a6932e21b]

Anderson, você não sabe o quanto ELE é chato e gosta de alinhar TUDO... :lol:
Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas (Vinicius de Moraes).
claudiorfernandes
membro
Contato:

Ontem fiz umas pesagens e não gostei... Tenho duas eletrônicas aqui, uma que usei no falecido "Taylorcrashed" da Aerobrás, que acho pequena demais, e a do "azulzinho" com 3S de 800 mAh, que usava no "piano stick" (piano=pesado).
Acho que terei de fazer a planta full mesmo, e depois me entender com as antas do balcão do aeroporto para levar na mão.....
Responder