DJI F450 + NAZA

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Para 4S no F450, com os motores originais, as ideais são as 8x5. No momento estou usando as 10x3.8, testei ambos os conjuntos em hover mas como meu quad está leve (carregando apenas uma Mobius, sem gimbal) o ganho em tempo foi insignificante.
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

[quote:5837f344b8="tenk"][quote:5837f344b8="DMZamora"]Fica difícil falar sobre o rádio sem conhecê-lo, até procurei o manual na net mas não encontrei.

Qualquer rádio pode perfeitamente ter mais chaves do que canais, aliás, é o caso de boa parte deles. As chaves desempenham uma grande variedade de funções e algumas delas, como ligar/desligar dual rate e exponencial, por exemplo, não são relacionadas diretamente com canais específicos.

Os "botões tipo volume" que você cita (potenciômetros), estes sim, operam diretamente os canais associados a eles, porém a forma utilizada pela Naza para selecionar as funções, que é interpretando as diversas posições de um mesmo canal, exige precisão no posicionamento, coisa que não é possível com os potenciômetros. Daí a necessidade de poder associar o canal com uma chave de três posições, para que ao mover a chave aquele canal reproduza sempre exatamente as mesmas posições programadas no rádio.

A descrição de características que fiz é para que você tenha *todas* as funcionalidades na Naza, mas como você não tem GPS, precisa apenas de uma chave para selecionar os modos Atti/Manual, ou nenhuma se pretender voar sempre em modo Atti.

A única coisa na qual sou radical é quanto ao failsafe: não voe seu quad sem ele. Sem GPS ele não trará o equipamento de volta, mas pousará suavemente onde estiver em caso de perda de sinal, em vez de simplesmente voar até acabar a bateria e despencar na cabeça de alguém.[/quote:5837f344b8]

Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.[/quote:5837f344b8]

Minha opinião sobre um rádio perfeito para esses quads, inclusive phanton e f550: futaba t8j; radio muito bom, cheio de funções e não é caro. A Naza precisa de mais de 6 canais para ter todas as funções habilitadas, sem contar que se vc instalar um gimbal com comando de tilt, vai precisar de mais um canal. O potenciometro do t8j é perfeito para habilitar o canal x1 da naza para gimbal.
Roberto Palomo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Nov 28, 2013 10:59 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Roberto Palomo »

Pessoal, to querendo comprar esse combo: http://www.banggood.com/DJI-NAZA-M-Lite-GPS-F450-KIT-With-ESC-Motor-Blade-Landing-Gear-Combo-p-920654.html
acham q ta valendo a pena?

to entrando agora no mundo dos quads ...
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:a2e14d6b49="Roberto Palomo"]Pessoal, to querendo comprar esse combo: http://www.banggood.com/DJI-NAZA-M-Lite-GPS-F450-KIT-With-ESC-Motor-Blade-Landing-Gear-Combo-p-920654.html
acham q ta valendo a pena?

to entrando agora no mundo dos quads ...[/quote:a2e14d6b49]

A dica é: sempre conte com os impostos. Se não taxarem, tanto melhor.

Assim sendo, seriam US$ 311 + IOF 6.38% = US$331 + 60% = US$ 530 = R$ 1.219.

Sem contar o ICMS que alguns estados cobram, em média de 18%, e que elevaria o valor para R$ 1.438.

No MercadoLivre você encontra o mesmo combo na faixa de R$ 1750-1800, mesmo pagando todos os impostos possíveis ainda há uma diferença considerável ;)
Roberto Palomo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Nov 28, 2013 10:59 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Roberto Palomo »

[quote:22e32ccad7="DMZamora"][quote:22e32ccad7="Roberto Palomo"]Pessoal, to querendo comprar esse combo: http://www.banggood.com/DJI-NAZA-M-Lite-GPS-F450-KIT-With-ESC-Motor-Blade-Landing-Gear-Combo-p-920654.html
acham q ta valendo a pena?

to entrando agora no mundo dos quads ...[/quote:22e32ccad7]

A dica é: sempre conte com os impostos. Se não taxarem, tanto melhor.

Assim sendo, seriam US$ 311 + IOF 6.38% = US$331 + 60% = US$ 530 = R$ 1.219.

Sem contar o ICMS que alguns estados cobram, em média de 18%, e que elevaria o valor para R$ 1.438.

No MercadoLivre você encontra o mesmo combo na faixa de R$ 1750-1800, mesmo pagando todos os impostos possíveis ainda há uma diferença considerável ;)[/quote:22e32ccad7]


Vlw a força... Tem muita coisa ainda pra aprender com vcs...
WL V911; Hubsan X4 H107c
Roberto Palomo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Nov 28, 2013 10:59 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Roberto Palomo »

[quote:f9a1b5442e="Roberto Palomo"][quote:f9a1b5442e="DMZamora"][quote:f9a1b5442e="Roberto Palomo"]Pessoal, to querendo comprar esse combo: http://www.banggood.com/DJI-NAZA-M-Lite-GPS-F450-KIT-With-ESC-Motor-Blade-Landing-Gear-Combo-p-920654.html
acham q ta valendo a pena?

to entrando agora no mundo dos quads ...[/quote:f9a1b5442e]

A dica é: sempre conte com os impostos. Se não taxarem, tanto melhor.

Assim sendo, seriam US$ 311 + IOF 6.38% = US$331 + 60% = US$ 530 = R$ 1.219.

Sem contar o ICMS que alguns estados cobram, em média de 18%, e que elevaria o valor para R$ 1.438.

No MercadoLivre você encontra o mesmo combo na faixa de R$ 1750-1800, mesmo pagando todos os impostos possíveis ainda há uma diferença considerável ;)[/quote:f9a1b5442e]


Vlw a força... Tem muita coisa ainda pra aprender com vcs...[/quote:f9a1b5442e]

Próximo passo eh bateria e radio...
Alguém me indica um bom radio pra começar?
WL V911; Hubsan X4 H107c
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Amigos instalei o gps no meu dji f-450 e tbem cmprei um tx turnigy 9x consegui programar a chave de 3 posic com gps-manual-atti. E uma lutr chave com course lock e off. Agora ao voar mesmo na rua (no centro de sp e nao no campo, ou seja perto de predios) nao acho sinal de gps e o led pisca amarelo - vermelho - vermelho - vermelho. O que segundo o manual indica que ele nao achou sequer 4 satelites e nao pode voar gps deste modo. (entendi que precisa achar ao menos 5 satelites e idela eh 6 para voar gps direito) alguem pode dar uma dica ? Sera que o meu gps ta bichado comprei ele de alguem no mec livre (nao veio com o drone)
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Me perdoe a franqueza, mas você está fazendo tudo errado.

Não se voa no meio de prédios porque é [b:e2ac07657b]perigoso[/b:e2ac07657b] para as pessoas que estão por perto.

Outro problema você já constatou, a dificuldade em fixar os satélites. Não há mágica, você precisa de um local aberto, e principalmente longe de outras pessoas.
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Entendo o risco que estou correndo mas....a) fiz isto num domingo....b) num horario sem ninguem na rua.....c) nunca passei da altura de 1,5 metros do solo....era um teste rapido de 4 minutos para ver se me entendia com o novo tx
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

alem do mais o tx 9x com receptor padrao dele nao eh o recomendado, se voce esta procurando por flyaway vai achar com esse receptor.

nao importa se voa a 1,5 m ou 15 metros do chao, se o receptor travar por falta de sinal teu quad vai embora mesmo.

satelites em regiao sem devida visada podem demorar ate 20 minutos
Responder