Projeto de lancha 3D - Sketchup

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
PALMARESBR
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Projeto de lancha 3D - Sketchup

Mensagem por PALMARESBR »

Olá pessoal..

Sou Novo na modalidade Nautimodelismo e preciso de algumas idéias e dicas para não perder muito tempo dando "cabeçada em ponta de prego" :lol:

Projetei esta lancha em modelagem 3D (será usada para pesca) e cortei os moldes de acordo.
Essa lancha possui 65cm de proa a popa e 40cm de bombordo a estibordo.
Ainda não tive a oportunidade de pesa-la.

[img:06c4752a84]http://www.qualitymunck.com.br/NAUTIMODELO/PERFIL.jpg[/img:06c4752a84]
[img:06c4752a84]http://www.qualitymunck.com.br/NAUTIMODELO/FRENTE%20PERFILADA.jpg[/img:06c4752a84]

Irei colocar um motor de centro na lancha - MOTOR BRUSHLESS OUTRUNNER 28/30
Bateria de 3S - 2100 ma/h - 11,1
Rádio - Eclipse 7 QPCM

[img:06c4752a84]http://www.qualitymunck.com.br/NAUTIMODELO/LATERAL%201.jpg[/img:06c4752a84]

[b:06c4752a84]As minhas dúvidas são as seguintes:[/b:06c4752a84]

Tipo de hélice para esta lancha (prefiro o tipo de helice submersa), se puderem postar o link de um site onde venda a mesma.
Preciso saber se o leme desse jeito esta bom para o manuseio.


OBS: Eu havia feito ela dessa outra forma antes (abaixo está a imagem), mais o arrasto estava muito forte e para poder conseguir fazer uma curva tinha que por muita velocidade e ela capotava.

[img:06c4752a84]http://www.qualitymunck.com.br/NAUTIMODELO/LANCHA%20ANTIGA.jpg[/img:06c4752a84]
abrunhoza
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 11:13 am
Localização: Umuarama

Mensagem por abrunhoza »

você ja comecou a montar o barco, se precisar posso dar uma ajuda na eletronica.
Armas não matam pessoas!
Pessoas Matam Pessoas!
Avatar do usuário
PALMARESBR
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por PALMARESBR »

Olá "Abrunhoza"

Este ultimo da imagem eu terminei com essa eletrônica que está ai em cima escrito.

[b:0ced2eb7b7]MOTOR BRUSHLESS OUTRUNNER 28/30
Bateria de 3S - 2100 ma/h - 11,1
EMAX 25A PARA 2S A 4S LIPO
Servo Turnigy TG9e 9g / 1.5kg [/b:0ced2eb7b7]

Mais ficou com muito arrasto e com o motor nesta posição era muito forte..
Para andar tive que colocar uma hélice 11x7
O casco agarrava na água e o motor levantava a parte traseira e capotava.

Obs: esse com o motor em cima do Barco eu tô fora...
Ficou muito feio.

Eu passei então a refazer o projeto e estou faltando apenas colocar o LEME do barco da primeira foto.. depois eu iria pensar na eletrônica e talz.

Estou querendo colocar ele com uma hélice submersa e com algum sistema de resfriamento para o motor brushless com a própria água do mar.. (vou fazer este projeto tbm)

Como eu havia falado antes, este modelo será tbm pra me ajudar a levar a linha de pesca pra dentro do mar (700 metros) nas minhas horas de lazer...rsrsrs (mais isso é coisa mais pra frente)

Toda ajuda é bem vinda..
Avatar do usuário
PALMARESBR
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por PALMARESBR »

Esse motor serviria..?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8595__2040SL_4800kv_Brushless_Inrunner_WaterCooled_.html
Avatar do usuário
José Vinícius
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Sex Set 12, 2008 4:41 pm
Localização: Rio Grande/Lajeado, Rio Grande do Sul

Mensagem por José Vinícius »

Pelo que disse sobre o modelo da ultima imagem ele nao deu certo porque você fez errado. Não virava pois os lemes eram muito pequenos, a frente afundava pois com o motor nesse local o cg do barco ficou na frente e isso dava muito arrasto, por isso precisou de uma helice maior. Enfim, errou no projeto heheh
Pega essa ultima imagem e coloca o montante do motor na parte traseira perto de onde esta o servo, e o leme faz na altura da helice.
Enfim, da uma pesquisada aqui no forum sobre aerobarcos que vai te ajudar.
Avatar do usuário
PALMARESBR
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por PALMARESBR »

[quote:93c696af5c="José Vinícius"]Pelo que disse sobre o modelo da ultima imagem ele nao deu certo porque você fez errado. Não virava pois os lemes eram muito pequenos, a frente afundava pois com o motor nesse local o cg do barco ficou na frente e isso dava muito arrasto, por isso precisou de uma helice maior. Enfim, errou no projeto heheh
Pega essa ultima imagem e coloca o montante do motor na parte traseira perto de onde esta o servo, e o leme faz na altura da helice.
Enfim, da uma pesquisada aqui no forum sobre aerobarcos que vai te ajudar.[/quote:93c696af5c]

Entendi o que vc quis dizer sobre levantar o leme... pois do jeito que estava eu perdia muito o vento gerado e dificultava o movimento pelo leme.

Eu não queria ele muito com cara de aerobarco e mais com cara de lancha e talz...
Eu logo no começo do projeto havia colocado um profundor no final para levantar vôo.
Mais com a eletrônica que eu possuia eu tinha que acelerar full para poder alçar decolagem (bateria muito pesada)...
Ai eu aumentei a altura do montante do motor pra colocar uma hélice maior e por ai se foi ....

Erro em cima de erro..

Cara eu já mechi tanto nesse Modelo que virou uma questão de honra..heheh (brincadeira)

Vou postar umas fotos dele de como esta na realidade pra vc poder dar uma olhada (quando eu chegar em casa do serviço)

Eu desistir de fazer ele voar pois pra isso já li bastantes fóruns falando sobre estes hydrofoans que existem por ai.
Ele teria que ter uma eletrônica leve, bateria pequena e no final de tudo teria pouca autonômia.

OBS: Além do mais que a minha lancha eu refiz algumas partes com balsa de 4mm e ficou pesadinha.

Material usado:

[img:93c696af5c]http://www.qualitymunck.com.br/nautimodelo/material.jpg[/img:93c696af5c]
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Essa lancha é virtual :?: :?: :?: :?: se não é ,porque não posta imagens reais da mesma ao invés de desenho , para entendermos melhor :idea:
Avatar do usuário
PALMARESBR
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por PALMARESBR »

[quote:e17c71781a="carlosm"]Essa lancha é virtual :?: :?: :?: :?: se não é ,porque não posta imagens reais da mesma ao invés de desenho , para entendermos melhor :idea:[/quote:e17c71781a]

heheheh..

Eu sabia que alguém ia me perguntar isso..rsrsr
É que estou no serviço (diante do pc) e quando chego em casa dificilmente entro no computador, pois tenho uma filhinha de 8 meses que não pode me ver (ela é um grude)

No computador eu consigo mudar as peças de lugar molezinha..rsrs
Mais vou tirar umas fotos hoje a noite e tentar postar.

Eu testo ela no mar todo final de semana quando vou a praia, e faço alguns ajustes por lá tbm (pois moro na cidade e dificilmente encontro lugar pra testar)
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:736ca052b0="PALMARESBR"]

Eu testo ela no mar todo final de semana quando vou a praia, e faço alguns ajustes por lá tbm (pois moro na cidade e dificilmente encontro lugar pra testar)[/quote:736ca052b0]

Em falar nisso onde você testa a sua lancha,o seu perfil não fala nada de cidade/estado.seria bom completar :P
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
PALMARESBR
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 12:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por PALMARESBR »

Carlosm, eu testo a minha lancha na praia de Ibicui - Costa Verde (Mangaratiba)

Fico perto do Iate Clube..

A praia tem a água tranquila e o vento em alguns dias chega a ser quase nulo.
Estou montando um hidro-avião pra voar de lá tbm mais pra frente..
Responder