Ajuda no enrolamento do motor Axn Socorro Granato

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Ajuda no enrolamento do motor Axn Socorro Granato

Mensagem por AndersonSP »

Boa noite Amigos!

Preciso de ajuda no enrolamento de 2 motores eu não sei quantas voltas tinha os motores e o tipo de enrolamento também.
Recebi os motores bem detonados enrolamento todo queimados e com um verniz super duro que tive que arancar a força os fios.

Os motores serão utilizados em um P51 mustang de 65cm de envergadura e 230g com bateria de 2s 500mah.

Enrolei o motor com 17 voltas e fechei em delta mas não funcionou fiz o enrolamento diversas vezes mas nada .
Quando fecho em estrela funciona normalmente mas acho o desempenho ruim para o mesmo.
Gostaria de usar uma hélice 60x30 com este avião.
tenho a disposição fios awg 26 e awg 30.

O numero de imãs é 12
o estator 9 polos.
estou usando um esc de 10A

Grande Abraço e até mais


não sei qual o kv mas o modelo do motor estão abaixo http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__5432__AX_1806N_2500kv_Brushless_Micro_Motor_19g_.html
ou http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__5431__AX_1806N_2100kv_Brushless_Micro_Motor_19g_.html
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Primeiro de tudo, como está o isolamento do estator?
Se o isolamento estiver ruim ou danificado, terá que reazer todo o isolamento do estator antes de rebobinar.
Cuide também no rebobinar para não descascar o fio esmaltado, pois parece que não, mas descasca fácil nos cantos do estator.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Obrigado Laercio pelo lembrete do isolamento do estator mas creio não ser esse o problema não.
Já enrolei com fechamento delta e fio duplo awg 30 pelo menos 4 vezes e umas 5 ou seis em estrela mas acaba não funcionando com fechamento em delta !

Não sei se é o numero de voltas fiz com 17 com 18 com 21 voltas com fio único mas sempre que fecho em delta não funciona .

Grande Abraço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tem que marcar os fios corretamente, início e fim de caba conjunto de 4 bobinas para evitar ligar errado.
eu já cometi esse erro em pensar que poderia memorizar e jurva que estava certo, mas não estava e marquei com fita crepe escrito início 1, fim 1, início 2, fim 2 e assim por diante.
Um fechamento em delta, tem que soldar a entrada 1 na saída 3, a entrada 2 com a saída 1 e a entrada 3 com a saída 2.
Pode ser que não erraste e seja somente o isolamento dos fios mesmo, mas como mencionaste que torrou tudo e para desenrolar deu uma trabalheira, é normal danificar o isolamento do estator.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

10 voltas de fio 24Awg, fechado em estrela, ou,

17 voltas de fio 27Awg, fechado em delta

==> 2360kv

Com os fios que tem, pode usar o 30Awg duplo para fazer em delta (17 voltas).

Use o esquema abaixo, que não irá precisar se preocupar em marcar as fases.
Os fios já ficarão posicionados para o fechamento Delta, bastando juntá-los.

O detalhe é que uma fase é enrolada no sentido horário, a segunda em anti-horário e a terceira em horário novamente.

[img:2ceac6ea23]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:2ceac6ea23]
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Muito Obrigado Granato !!!!!
Estava sem saber o que fazer para motor funcionar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:84242c858a="GRANATO"]10 voltas de fio 24Awg, fechado em estrela, ou,

17 voltas de fio 27Awg, fechado em delta

==> 2360kv

Com os fios que tem, pode usar o 30Awg duplo para fazer em delta (17 voltas).

Use o esquema abaixo, que não irá precisar se preocupar em marcar as fases.
Os fios já ficarão posicionados para o fechamento Delta, bastando juntá-los.

O detalhe é que uma fase é enrolada no sentido horário, a segunda em anti-horário e a terceira em horário novamente.

[img:84242c858a]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:84242c858a][/quote:84242c858a]

Já que mecionou esse outro tipo de enrolamento, é possível utilizar esse mesmo método de enrolamento em um motor RCTimer 3536 que era de 1450 KV e vai passar para algo em torno de 1000 KV?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:4f3e2b4804="LaercioLMB"]Já que mecionou esse outro tipo de enrolamento, é possível utilizar esse mesmo método de enrolamento em um motor RCTimer 3536 que era de 1450 KV e vai passar para algo em torno de 1000 KV?[/quote:4f3e2b4804]

Se for 9 pólos e 12 imãs, sem problemas.

Eu acho esse maneira a mais prática para fazer o fechamento Delta nesses motores.
Responder