Duvida quanto a Aileron

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Duvida quanto a Aileron

Mensagem por diegog174 »

Fala galera, e ai tudo bem ?
Bom galera vou contar um pouco da historia do porque eu quero entrar neste lindo hobby.
Bom tudo começou quando fui a casa de um amigo meu e vi o automodelo dele, me interessei demais, queria um pra mim e tal. Fui juntando a grana e tal, ai falei como meu tio, que eu iria compra um automodelo, então ele falou. Por Que voce não monta um Aeromodelo ?
Desde esse instante comecei a pesquisar sobre aeromodelos, até que eu achei o forum E-voo, li muitas coisas aqui, e decide que eu vou montar o SEA BB, porque sou iniciante e parece que ele aguenta o pau hehe.
Porem estou com uma grande duvida, quanto ao aileron, não é preciso do mesmo ?
Dá para fazer a curva só com o leme ?
Obrigado a todos pela ajuda.
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

Bem vindo amigo ao hobby.
Da para voar sem aileron, mas pra isso a asa prescisa de diedro, assim da para fazer curva com o leme.
Qualquer duvida, só perguntar, e se der posta fotos da contrução.
Abraço.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Sim, dá para fazer curvas somente com o Leme desde que o aero tenha o diedro adequado. Bastar ver alguns videos que o pessoal posta ai para vc ver ... inclusive, é aconselhavel a quem estiver iniciando no hobby e aprendendo sozinho a iniciar sem o aileron pois alem de ser um comando a mais para vc assimilar, é algo que pode te atrapalhar bastante. Quando vc conseguir fazer as curvas tanto "indo" quando "vindo" sem pensar nem se atrapalhar vc já pode acrescentar o aileron no modelo. No caso pode ser no proprio modelo que vc estiver usando, basta acrescentar um aileron menor e começar a treinar com aileron.

Este video aqui foi feito com um celular nos meus primeiros voos e no caso, sem aileron, apesar do video ser muito ruim, dá para ver que voa legal:
http://www.youtube.com/watch?v=qjR_fACZWgI

Se vc está pensando em iniciar, não pule etapas, instale primeiro um simulador, recomendo o FMS (http://n.ethz.ch/~mmoeller/fms/index_e.html) se vc não tiver um controle apropriado, compre um controle para Playstation 2 com saida USB em qualquer loja de informatica e use ele no modo analogico. Treine bastante antes, inclusive adcionando ventos, etc..

Neste simulador que indiquei, tem vários aeros inclusive que somente possuem comandos de leme e profundor, aconselho a treinar bastante com estes para pegar o jeito antes de ir para o voo real..
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Obrigado pela resposta amigo, vou iniciar a construção semana que vem, porem ainda estou com algumas duvidas.
Quanto a construção esta tudo ok.
Porem estou com duvidas quanto ao radio e o receptor e carregador de bateria.
Não entendi muito bem. No caso posso comprar um radio de 4 canais correto ? A bateria ele fala lá no topico que pode ser de 1050 a 2150 mah. Estava pensando em pegar logo uma de 2150 mAh, porem como vou recarrega-la ?
Obrigado !
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

posta o link do topico ai, pq não sei bem qual o topico que vc se refere ...
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Este aqui amigo http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=117621
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

OK, não tinha visto ainda este aero ai, bem interessante mesmo, lá diz que o pessoal está usando o motor CF 2822, este motorzinho ai é um motor "curinga" para aeromodelos até 1mt de envergadura, vai bem com helices SF8x6 e/ou HD9x5 e baterias 3S.. no caso aconselho a bateria de 1300mha pois é uma bateria "curinga" também, pois dá certo para aeros um pouco mais "leves" e/ou mais pesados...
Para recarregar as baterias de Lipo são aconselhaveis carregadores inteligentes..
tais como o "Turnigy Accucel 6" ou o Emax B-6 os dois são bons, tenho os dois mas uso mais o accucel-6, estes carregadores fazem a carga e o balanceamento das celulas e controlam a carga da bateria de modo que a bateria não exploda rsrs (é verdade) Existem carregadores menores para baterias de 3S, mas não são aconselhaveis para baterias com capacidade acima de 800mha...

É que tem um pessoal que usa a mesma eletronica praticamente mas com uma bateria de tipo 2S de 350mha para voar Shock Flyers ai pode-se usar uns carregadores mais simples... mas já que vc quer começar no hobby compra logo um carregador inteligente tipo o Accucel 6 e compra um controle bom tipo o Turnigy 9x v2 (modo 2), vc não irá se arrepender.
diegog174
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 1:45 pm
Localização: Atibaia, São Paulo

Mensagem por diegog174 »

Obrigado pela ajuda amigo, okey no caso, esta bateria então já esta de bom tamanho para mim correto ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216746877-bateria-zippy-flightmax-1300mah-2s-15c-lipo-pack-original-_JM
Como posso montar o cabo para o Turnigy 9x ?
Amigo este ESC não tem aquele circuito de proteção contra tensão baixa né? Como vou saber até quando posso usar minha bateria , sem danificar a mesma?
Obrigado
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Veja bem, compre uma bateria de pelo menos 20C e uma que seja 3S, acredito que para o seu caso seja melhor...
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:25bdbf6d62="diegog174"]Obrigado pela ajuda amigo, okey no caso, esta bateria então já esta de bom tamanho para mim correto ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216746877-bateria-zippy-flightmax-1300mah-2s-15c-lipo-pack-original-_JM
Como posso montar o cabo para o Turnigy 9x ?
Amigo este ESC não tem aquele circuito de proteção contra tensão baixa né? Como vou saber até quando posso usar minha bateria , sem danificar a mesma?
Obrigado[/quote:25bdbf6d62]

Esta não serve não, ela é 2S, para o SEA tem de ser 3S e baterias até 2200 mA funcionam muito bem, inclusive sendo as que deixaram o CG melhor equilibrado.

O aero tem muita sustentação e variações de peso de 520 a 820 grs, e todos voam super bem.

Poste sua dúvidas quanto ao aero lá no tópico, a galera vai te passar a impressão que tiveram dele.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Responder