Corte de diedro na asa de isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
anildojok
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Out 20, 2011 10:33 am
Localização: Pains MG

Corte de diedro na asa de isopor

Mensagem por anildojok »

Bom dia a todos. Eu ja fiz algumas asas,mas sempre fica umas aberturinhas nas emendas e dá difereça de milímetros de uma parte com a outra. Já procurei aqui no fórum só que nessa parte eu não encontrei. Porque já vi aqui muitas asas de isopor e a emendas ficam perfeitas justinhas.Gostaria de saber se existe uma técnica precisa pra isso. Se eu vou fazer uma asa com 1 metro de envergadura e por diedro de 5° eu tenho que cortar a asa maior pra fazer um corte chanfrado numa das partes ou nas duas? Sem perder o tamanho da envergadura. Se os amigos puderem me ajudar desde de já obrigado.
Avatar do usuário
ivaninunes
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 7:18 pm
Localização: Florianópils / SC

Mensagem por ivaninunes »

Bom Dia Colega,

Já tive este problema. A Solução é você fazer um gabarito em alumínio, e ao invés de lixar, corte com fio quente. Aprendi aqui no fórum com o Pedro Guilherme.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=77414
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49736&postdays=&postorder=asc&start=0

Na segunda página tem informações do diedro e como lixo cada semi asa.
anildojok
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Out 20, 2011 10:33 am
Localização: Pains MG

Corte de diedro na asa de isopor

Mensagem por anildojok »

Muito obrigado aos colegas, que se dispuseram a tirar é essa dúvida que já estava me deixando contrariado.Já fiz um corte aqui usando o cortador de isopor deu certinho.A vocês mais uma vez obrigado e valeu demais.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote:5173e1ddff="ivaninunes"]Bom Dia Colega,

Já tive este problema. A Solução é você fazer um gabarito em alumínio, e ao invés de lixar, corte com fio quente. Aprendi aqui no fórum com o Pedro Guilherme.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=77414[/quote:5173e1ddff]

É isto ai amigo, eu postei uma solução do problema para ajudar muitos colegas que tem esta dificuldade. Alias apenas ensinar, e não um tutorial fazendo propaganda da montagem de um kit vendido por um amigo. É a segunda vez que o Eduardo Yamin faz isso. Se ainda postasse somente as fotos sobre a montagem da asa daria para entender, mas deixar uma montagem inteira num tópico que o interesse é outro me desculpe, não dá pra entender......me parece que nenhum dos dois tópicos pede explicações sobre montagem de "determinado" kit.
Avatar do usuário
huiotre
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Ter Nov 18, 2008 5:04 pm
Localização: Sao Carlos, SP

Mensagem por huiotre »

Anildo caso nao queira usar o cortador: pegue a semi asa, coloque sobre uma mesa e deixe a ponta para fora.

Feito isso, envolva uma lixa num pedaco quadrado de madeira. Lixe bem devagar angulado, mas bem pouquinho mesmo. 3 ou 4 passadas. Faça com a outra semi asa.

Junte as duas, suponha que em cima e embaixo juntou legal mas no meio ficou o dito vão. De uma lixada em cima e em baixo.
Se fizer bem de leve e com calma, em 5 min tera ambas alinhadinhas.

O segredo é não deixar degraus. Imagine que espessura da asa seja de 2cm, é comum lixar a parte de cima e não a extensao toda dos 2cm, assim quando juntar a base alinha mas em cima fica um vão.
anildojok
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Out 20, 2011 10:33 am
Localização: Pains MG

Corte de diedro na asa de isopor

Mensagem por anildojok »

Obrigado Huiotre por mais essa dica.É bom saber que existem pessoas com vocês que passam seus conhecimentos de bel prazer pra nós que estamos ainda engatinhando nesse mundo de aeromodelismo.Valeu.
Responder