ScoutCessna 120cm - Rebocador de Asas Zagi

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

ScoutCessna 120cm - Rebocador de Asas Zagi

Mensagem por serginho_la »

Olá amigos, gostaria da opinião de vocês para eu encontrar um bom modelo para rebocar asas Zagis de 120cm sem motor.

Fazíamos os reboques com um ScoutCessna de 100cm de envergadura, trem de pouso e bequilha traseira comandável, mas o avião era muito instável, a motorização dele era bem cavala e puxava 1,5kg de empuxo fácil com motor 1000Kv e hélice 12x6 ( sim ficava muito grande a hélice comparada ao avião ).
Mas o ScoutCessna já foi para o saco faz tempo porque o motor eu coloquei em outro projeto.

Veja um vídeo dele em ação filmado com uma keychain na asa
[yt]8hUP-TBmCng[/yt]


Ultimamente montei uma SkyWalker 168cm FPV e como a eletrônica do FPV ainda não chegou, resolvi colocar o engate na cauda dele ( http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13365 ) e experimentar rebocar com ele.
Meu setup é com bateria 4S, hélices tripá de 9x7 e motor RCTimer de 1000Kv ( 500W ).
Os reboques se sairám extremamente bem, muito melhor que o ScoutCessna em um sentido e pior em outros como explicarei mais adiante.

Veja um vídeo do reboque do SkyWalker com uma GoPro na Zagi.
[yt]Yg0IaMDf7C8[/yt]




Porém abandonei o Skywalker por 2 motivos, um porque vou usar para FPV e não quero arriscar o aero nestes reboques pois a eletrônica dele é cara.
O outro motivo é porque não quero colocar trem de pouso no Skywalker, onde solto ele tem uma pista muito pequena e ele é pesado e rápido, prefiro pousar na grama sem trem.


Quanto ao reboque, o ScoutCessna era leve ( 800-900g pronto para reboque ) e por isso puxava a Zagi quase na vertical, sem brincadeira, e o Skywalker com seus quase 2Kg rebocava em 45° no máximo.
Entretanto como usava hélices 12x6 no ScoutCessna, ele tinha muito empuxo e pouca velocidade, deixando o reboque difícil, era a Zagi rebocada quem ditava o reboque, se o cara sendo rebocado não tivesse mão ele fazia o ScoutCessna rodopiar no ar. Já com o SkyWalker com hélices 9x7 e bateria 4S ele rendia mais de 110KM/h de Pitch Speed e no reboque ele literalmente puxava a Zagi ela tentando sair ou não :)

Então preciso de um aero nas seguintes configurações:

Envergadura: entre 100cm a 150cm
Peso: no máximo 1kg pronto com a eletrônica abaixo
Vôo: lento para pouso apenas
Material: deprom
Com trem de pouso triciclo ( bequilha na frente )

Vou usar a seguinte configuração:
Bateria 3S 2200mAh 30C
ESC: 50A
Motor: Turnigy 3536/6 1450Kv ( 102g e 650W )
Hélices: APC 9x6
Servos: 5 HXT900

Assim pelo eCalc terei 1,8kg de empuxo, 110km/h de pitch speed, e 39A de corrente máxima.



Obs: Um primo meu montou nestes dias um outro ScoutCessna com eletrônica basica e estava incontrolável, descobrimos que era a posição do profundor errada, colocamos ele na parte de cima da empenagem, sendo pelo projeto o profundor deveria estar no meio da empenagem. O que acontecia era que o arrasto da asa ia em linha direta para o profundor, fazendo o aero picar ou cabrar descontrolado, sendo o CG atrasado, correto ou adiantado. Então meio que peguei trauma deste projeto ( ScoutCessna )


Vou almoçar e depois escrevo como é o processo do reboque para iluminar mais as idéias.

Grande abraço.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Vou esclarecer o processo de reboque que encontramos.

[b:3fbdde0953]Como fazíamos no ScoutCessna:[/b:3fbdde0953]

- Usando 10m de linha de nylon 0,4mm ou maior, fazíamos nas duas extremidades um laço, um ia no engate que tem a venda na HobbyKing, operado por um servo de 9g, e o outro laço ia num gancho preso por baixo do bico da Zagi ( usado no Hi-Start )
- Colocávamos um vinil de piscina velho de uns 5-10m para não riscar a Zagi que seria arrastada no chão
- O ScoutCessna era tão forte que em menos de 2m já decolava e subia que nem um foguete num ângulo de 60-75°
- O Scout por ser leve e ter pouca velocidade com a hélice 12x6 só podia rebocar na reta, se tentávamos fazer uma simples curva a asa assumia o controle do ScouCessna e fazia ele rodopiar no ar, dava um 180
- Quando chegava numa altura boa ou dava essa instabilidade era só acionar a alavanca que soltava a linha de nylon, que por sua vez caia da Zagi pela força da gravidade ( a linha é perdida )

Essa era a forma, sei que o certo seria ter o engate no aeromodelo sendo rebocado, mas como é uma Zagi leve totalmente termal, seria impensável colocar um servo + engate nela.
Fizemos também um carrinho de 3 rodas para colocar a asa em cima mas ele se desgovernava, já a asa sendo arrastada no vinil apenas saia balançando para os lados e logo decolava.



[b:3fbdde0953]Com o SkyWalker:[/b:3fbdde0953]

- Era um pouco mais complicado a decolagem, pois precisava de uma terceira pessoa, colocávamos o mesmo vinil com a Zagi em cima, e como o Skywalker não tinha trem de pouco precisávamos de uma pessoa para arremessá-lo. A linha já ficava esticada na Zagi para não dar tranco.
- O resto era igual ao reboque do ScoutCessna, tirando a estabilidade infinitamente maior, podendo fazer curvas e subir em espirais.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Acho que vc não precisa de um modelo especifico, e sim um modelo que tenha a fuseca fina (menos arrasto), com o nariz um pouco maior do que é de costume. Eu diria que usando a planta do Stick modificada, faria um bom rebocador.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

O assunto é bacana...
Rebocar minitérmicos também seria uma experiência e tanto!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

A única diferença é que a Zagi aceita porrada já um minitérmico teria que ser um reboque sem trancos ou batidas.
Quem sabe um carrinho que ande num trilho não resolva.

Ainda estou aceitando ajuda sobre os modelos.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:ef73a09c19="serginho_la"]A única diferença é que a Zagi aceita porrada já um minitérmico teria que ser um reboque sem trancos ou batidas.
Quem sabe um carrinho que ande num trilho não resolva.

Ainda estou aceitando ajuda sobre os modelos.[/quote:ef73a09c19]


Vou acompanhar seu post e ver as idéias que surgem.
Mas confesso que estranhei a necessidade de um motor tão forte assim.

Até então eu imaginava que o reboque era mais pra vencer o arrasto, e não literalmente arrastar o modelo pra cima!

Acredito que um Stick desses do pessoal que corta com CNC, com 120cm de asa seja mais que suficiente pra zagi ou pra minitérmico, não?

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Wild, o motor forte faz o reboque ser rápido, temos várias pessoas que voam Zagi por aqui, então seriam vários reboques um atrás do outro.

Achei interessante este modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220694925-aeromodelo-utra-fly-o-mais-barato-do-brasil--_JM

Mas ainda estou afim de montar eu mesmo.

O Stick é mais estável que o ScoutCessna?
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:4fe606fc02="serginho_la"]Wild, o motor forte faz o reboque ser rápido, temos várias pessoas que voam Zagi por aqui, então seriam vários reboques um atrás do outro.

Achei interessante este modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220694925-aeromodelo-utra-fly-o-mais-barato-do-brasil--_JM

Mas ainda estou afim de montar eu mesmo.

O Stick é mais estável que o ScoutCessna?[/quote:4fe606fc02]


Pergunta difícil essa sua... ao meu ver todos esses treinadores seguem mais ou menos a mesma linha de vôo.
Uma coisa é certa: pra voar estável ele precisa ter peso compatível com o tamanho!

Não adianta fazer um Piper de 2 metros pesando 1kg que vai ser complicado de voar...

Pelo seu relato, imagino que qualquer um desses treinadores, não com menos de 120cm de asa, fará o serviço que precisa.

Olha... eu to aqui me coçando pra comprar um treinador desses pra começar a brincar de reboque. O problema é que geralmente vôo sozinho...


Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:326b8c41c7="wildcat"]
Não adianta fazer um Piper de 2 metros pesando 1kg que vai ser complicado de voar...
Abs[/quote:326b8c41c7]

Ué...

Eu já fiz um modelo de 2m de envergadura pesando 1kg e era uma delícia de voar... Será que fiz alguma coisa errada? :roll:
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Pelo jeito vou ter que ir de ScoutCessna de novo.

Será que se eu usar flaperon num Scout de 120cm ajuda no pouso?

Já usei flaperon em um planador de 180cm e não via diferença alguma.

Outra coisinha, tem o ScoutCessna 1 e o ScoutCessna 2, há diferenças nos projetos?
Responder