WK-M - IOC

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
cortez
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Dez 09, 2011 12:39 am
Localização: Fortaleza, CE

WK-M - IOC

Mensagem por cortez »

Prezados, alguém já testou o IOC? Inteligent Orientation Control da WK-M?
Vou fazer os testes essa semana, porém considero bom ouvir a experiência dos senhores em relação a esse modo de controle. Já sei que terei que abrir mão do meu X2 que está configurado para controle de ganhos.
Voar não é preciso. Viver é preciso.
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

A função IOC no meu ponto de vista é só para pessoas que não sabem voar ou estão começando ainda.

Para mim nao serviu. Não consegui aplicar a função em nada.
DJI User
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Funciona igual o CareFreeMode do MK, é bastante útil em voos FPV com Waypoints.
Avatar do usuário
neto_guima
membro
Mensagens: 1167
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
Localização: São Paulo - sp

Mensagem por neto_guima »

Eu tentei voar algumas vezes no modo care-free mais como já estou acostumado com a orientação acabei me confundindo.

Como o vinicius disse ela só é útil para voos com waypoint aonde se tem um POI e a camera tem que estar sempre virada para ele.


http://www.mikrokopter.de/ucwiki/en/Firmware-0.86#en.2BAC8-WaypointGenerator.Circle


Porem isso vai de pessoa para pessoa, vale a pena testar, faça um teste e coloque os seus comentários.
cortez
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Dez 09, 2011 12:39 am
Localização: Fortaleza, CE

Mensagem por cortez »

Amigos, vou testar no final de semana. Encontrei esse vídeo que deixou mais claro a concepção de vôo.

http://www.youtube.com/watch?v=cHRn6hqgkjQ&feature=related

Não acho que seja pra pessoas que não sabem voar. Considero pelo que entendi, uma ferramenta muito útil para quem trabalha com fotografia aérea, pois você pode facilmente subir a uma distância considerável sem se preocupar pra onde está apontando a aeronave, retornando facilmente ao ponto de partida. Além de deixar a rotação do equipamento (leme) livre (girando o equipamento sem mudar sua direção) substituindo um 3º eixo no gimbal... achei bem interessante.

Restou uma dúvida: Pelo que entendi, ao movimentar o aileron (direta e esquerda) o hexa será sempre rotacionado em relação ao ponto marcado inicialmente, em 360º?

Grato pela colaboração dos senhores.
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

[quote:0f6cfadac0="cortez"]Amigos, vou testar no final de semana. Encontrei esse vídeo que deixou mais claro a concepção de vôo.

http://www.youtube.com/watch?v=cHRn6hqgkjQ&feature=related

Não acho que seja pra pessoas que não sabem voar. Considero pelo que entendi, uma ferramenta muito útil para quem trabalha com fotografia aérea, pois você pode facilmente subir a uma distância considerável sem se preocupar pra onde está apontando a aeronave, retornando facilmente ao ponto de partida. Além de deixar a rotação do equipamento (leme) livre (girando o equipamento sem mudar sua direção) substituindo um 3º eixo no gimbal... achei bem interessante.

Restou uma dúvida: Pelo que entendi, ao movimentar o aileron (direta e esquerda) o hexa será sempre rotacionado em relação ao ponto marcado inicialmente, em 360º?

Grato pela colaboração dos senhores.[/quote:0f6cfadac0]

É como o neto_guima falou, para a gente que já tem orientação de voar em todos os sentidos, ativando a função faz até complicar mais!! Digo isso pois trabalho com imagens aéreas e não vejo função para o IOC. O meu nem habilitado é.
É mais para quem estar começando e não tem orientação clara de vôo.
DJI User
Avatar do usuário
asoka
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 2:33 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por asoka »

Na verdade se vocês verificarem pessoal que faz AP profissional lá fora, a função Carefree/IOC é muito usada para facilitar certo tipos de filmagens. Aquele cara lá, o Tarro, que fez a filmagem do video viral "Flying People in New York" disse que usou IOC o tempo todo e foi bem mais fácil.

Acho que é uma questão de costume, eu aprendi a voar multi-motores na era que praticamente não existia auto-leveling e quando saiu MK e outros eu realmente demorei a usar a função AL porque sentia que eu era mero coadjuvante no controle, depois me acostumei. Mas ainda hoje quando passo da hoverfly pro para arduino ou WKM eu preciso dar uma acostumada.

Eu mesmo uso as vezes o IOC para filmagens para facilitar, principalmente quando não estou usando um segundo operador para a câmera no AV200-360. Dá para circular um objeto com mais facilidade.

Por isso não acho que seja só para quem não sabe voar, na verdade aprender com IOC/Carefree é péssimo porque limita bastante seus movimentos úteis para aprendizado.

[]s
m4rc0nd35
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:28 pm
Localização: Natal-RN
Contato:

Mensagem por m4rc0nd35 »

eu cheguei a testar quando tava com meu WK-M, no inicio confunde sim, para se acostomar vc tem que ingnorar "frente,trazeira,esquerda, direita" do equipamento.

O bom que vc pode se dedicar mais na camera, e não é dificil de se acostumar, no meu ponto de vista isso é muito útil ainda mais que onde moro venta muito forte e pra vc fazer um 360º no hexa (por ser lento) o hexa corre muito do ponto, então temos que compensar com muito comando.
Responder