Coeficiente de Lift !?
Coeficiente de Lift !?
Ola Pessoal,
Achei na net um video que me chamou a atenção.
Este cara esta fazendo um voo bem lento e estável com o RC dele de um projeto dele, e uma das coisas que ele menciona é que o aeromodelo foi pensado para ter um lift alto e pra ser estável, porque a finalidade era o uso de uma camera HD.
Agora o que eu gostaria de perguntar é como saber o coeficiente de lift, como calcular e saber o melhor perfil para colocar, eu notei que a asa dele não tem muita envergadura mas tem muita corda....
Alguem poderia me ajudar com esta dúvida !?
Segue tambem o video.
http://www.youtube.com/watch?v=oaLFmjus3Hg
Obrigado
Achei na net um video que me chamou a atenção.
Este cara esta fazendo um voo bem lento e estável com o RC dele de um projeto dele, e uma das coisas que ele menciona é que o aeromodelo foi pensado para ter um lift alto e pra ser estável, porque a finalidade era o uso de uma camera HD.
Agora o que eu gostaria de perguntar é como saber o coeficiente de lift, como calcular e saber o melhor perfil para colocar, eu notei que a asa dele não tem muita envergadura mas tem muita corda....
Alguem poderia me ajudar com esta dúvida !?
Segue tambem o video.
http://www.youtube.com/watch?v=oaLFmjus3Hg
Obrigado
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- warne
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Acho que este tópico vai sanar suas dúvidas:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5967
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/flywing1.htm
Existe outros tópicos, com programas para calcular tudo.
Para entender bem desse assunto, tem que ser bem aplicado nos estudos.
O pessoal dos planadores que entendem bem do assunto. Qualquer dúvida pode perguntar na seção especifica.
O perfil do vídeo é conhecido como perfil casquinha, é um perfil muito lento.
Abs
Warne
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5967
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/flywing1.htm
Existe outros tópicos, com programas para calcular tudo.
Para entender bem desse assunto, tem que ser bem aplicado nos estudos.
O pessoal dos planadores que entendem bem do assunto. Qualquer dúvida pode perguntar na seção especifica.
O perfil do vídeo é conhecido como perfil casquinha, é um perfil muito lento.
Abs
Warne
Olá,
Uma descrição teórica no wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Lift_%28force%29
Página para os cálculos
http://www.ajdesigner.com/phpwinglift/wing_lift_equation_force.php
O CL você tem que tirar das curvas cl vs apha dos perfis desejados para os ângulo de ataque desejados.
Se você quiser se aprofundar no assunto, que não é nada trivial, pode se referenciar no "Theory of Wing Sections" do Abbot
http://www.amazon.com/Theory-Wing-Sections-Aeronautical-Engineering/dp/0486605868
Não é só o perfil que irá fazer um avião voar estável e a baixa velocidade é o projeto com um todo.
Vejamos o avião em questão:
-Parece ser um avião bem leve e com grande área alar, o que lhe confere uma carga alar muito baixa e consequentemente uma velocidade de estol baixa;
-Baixo alongamento o que reduz a eficiência da asa, aumentando o arrasto induzido e reduzindo a velocidade de vôo;
-Grande área frontal o que aumenta o arrasto parasita;
-Perfil, muito curvado que aumenta o coeficiente de sustentação;
-Centro de gravidade baixo, diedro e grande volume de cauda dão uma boa estabilidade em vôo.
Caso tenha dúvida em algum termo, é só procurar no wikipedia que você acha
Espero ter ajudado, abraço.
Uma descrição teórica no wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Lift_%28force%29
Página para os cálculos
http://www.ajdesigner.com/phpwinglift/wing_lift_equation_force.php
O CL você tem que tirar das curvas cl vs apha dos perfis desejados para os ângulo de ataque desejados.
Se você quiser se aprofundar no assunto, que não é nada trivial, pode se referenciar no "Theory of Wing Sections" do Abbot
http://www.amazon.com/Theory-Wing-Sections-Aeronautical-Engineering/dp/0486605868
Não é só o perfil que irá fazer um avião voar estável e a baixa velocidade é o projeto com um todo.
Vejamos o avião em questão:
-Parece ser um avião bem leve e com grande área alar, o que lhe confere uma carga alar muito baixa e consequentemente uma velocidade de estol baixa;
-Baixo alongamento o que reduz a eficiência da asa, aumentando o arrasto induzido e reduzindo a velocidade de vôo;
-Grande área frontal o que aumenta o arrasto parasita;
-Perfil, muito curvado que aumenta o coeficiente de sustentação;
-Centro de gravidade baixo, diedro e grande volume de cauda dão uma boa estabilidade em vôo.
Caso tenha dúvida em algum termo, é só procurar no wikipedia que você acha
Espero ter ajudado, abraço.
“A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem" e "País RICO é país LIVRE!!!"