Coeficiente de Lift !?

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hidamen
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Coeficiente de Lift !?

Mensagem por hidamen »

Ola Pessoal,

Achei na net um video que me chamou a atenção.

Este cara esta fazendo um voo bem lento e estável com o RC dele de um projeto dele, e uma das coisas que ele menciona é que o aeromodelo foi pensado para ter um lift alto e pra ser estável, porque a finalidade era o uso de uma camera HD.

Agora o que eu gostaria de perguntar é como saber o coeficiente de lift, como calcular e saber o melhor perfil para colocar, eu notei que a asa dele não tem muita envergadura mas tem muita corda....

Alguem poderia me ajudar com esta dúvida !?

Segue tambem o video.

http://www.youtube.com/watch?v=oaLFmjus3Hg

Obrigado
Scout Cessna
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Mensagem por Scout Cessna »

Creio que o aeromodelo dele seja bem lento por causa do arrastro, observe a espessura da fuselagem.
Scout Cessna
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Mensagem por Scout Cessna »

Outra coisa, ele está usando um perfil tipo "canaleta" que tambem aumenta o arrastro.
hidamen
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Mensagem por hidamen »

Obrigado Scout,

Mas mesmo assim como seria o calculo de lift como obter este numero e interpretar ele, vc saberia me informar !?

[]´s
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warne
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Mensagem por warne »

Acho que este tópico vai sanar suas dúvidas:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5967

http://www.mh-aerotools.de/airfoils/flywing1.htm

Existe outros tópicos, com programas para calcular tudo.
Para entender bem desse assunto, tem que ser bem aplicado nos estudos.
O pessoal dos planadores que entendem bem do assunto. Qualquer dúvida pode perguntar na seção especifica.
O perfil do vídeo é conhecido como perfil casquinha, é um perfil muito lento.
Abs
Warne
hidamen
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Mensagem por hidamen »

Obrigado Warne ...

Vou estudar e ver onde eu chego com isto ;)

Se caso tiver duvidas especificas eu volto a perguntar.

[]´s
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Andre_T
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Mensagem por Andre_T »

Olá,

Uma descrição teórica no wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Lift_%28force%29
Página para os cálculos
http://www.ajdesigner.com/phpwinglift/wing_lift_equation_force.php

O CL você tem que tirar das curvas cl vs apha dos perfis desejados para os ângulo de ataque desejados.

Se você quiser se aprofundar no assunto, que não é nada trivial, pode se referenciar no "Theory of Wing Sections" do Abbot
http://www.amazon.com/Theory-Wing-Sections-Aeronautical-Engineering/dp/0486605868

Não é só o perfil que irá fazer um avião voar estável e a baixa velocidade é o projeto com um todo.

Vejamos o avião em questão:
-Parece ser um avião bem leve e com grande área alar, o que lhe confere uma carga alar muito baixa e consequentemente uma velocidade de estol baixa;
-Baixo alongamento o que reduz a eficiência da asa, aumentando o arrasto induzido e reduzindo a velocidade de vôo;
-Grande área frontal o que aumenta o arrasto parasita;
-Perfil, muito curvado que aumenta o coeficiente de sustentação;
-Centro de gravidade baixo, diedro e grande volume de cauda dão uma boa estabilidade em vôo.
Caso tenha dúvida em algum termo, é só procurar no wikipedia que você acha

Espero ter ajudado, abraço.
“A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem" e "País RICO é país LIVRE!!!"
hidamen
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Mensagem por hidamen »

Obrigado pessoal achei interessante...

O que talvez seja uma outra solução é tentar aplicar o conceito de STOL ..

http://www.youtube.com/watch?v=GiIN1Ltx-5U

http://www.zenithair.com/stolch801/design-wing.html

Achei um tanto quanto interessante.

[]´s
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Gustavo V
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Mensagem por Gustavo V »

lift é a sustentaçao ?
Vcs conhecem o super frontier senior ?
É um aero lento, tem grande corda, plana muuuito.
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roddrigo
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Mensagem por roddrigo »

é mas esse do cara, na hora que colocar o peso adicional da camera, ja não vai se comportar da mesma maneira.....
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