Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:90869cac52="Drzinho"]

Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv

para saber como enrolo :(


Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.[/quote:90869cac52]

Se usar o paquímetro, não terá a medida correta. Tem que usar um micrômetro.
Limpe bem o seu paquímetro, feche ele sem pressionar e olha contra a luz se existe uma fresta entre as pontas (que deve existir). Se você ver uma fresta entre as pontas, o seu paquímetro já perdeu a precisão por estar sendo usado de forma errada e sendo assim, a leitura que ele te der da medida do fio, estará errada.
Outro detalhe, o nônio do seu paquímetro terá que ter a divisão de 0,02mm e não de 0,05mm como a maioria tem.
Sendo assim, não te aconselho a usar um paquímetro para ler a medida dos fios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

:( oque tenho na empresa foi usado poucas vezes, mas nao to confiante muito mesmo, no estado dele, sera que alguém tem idéia de qual fio esta sendo usado no Sk2830 75kv?
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:b7c3b3f342][b:b7c3b3f342]Turnigy 2836-3290:[/b:b7c3b3f342][/size:b7c3b3f342]

Vídeo do primeiro vôo do SkyRay com o motor turnigy que eu re-enrolei. Aumente o volume! :twisted:

[yt]tu5BKXHPwus[/yt]

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:eabf0dc555][b:eabf0dc555]Turnigy 2836-3290 - O que fez o motor parar!?[/b:eabf0dc555][/size:eabf0dc555]

Hoje fui verificar o estado do motorzinho e verifiquei que não estava queimado. Coloquei o mesmo para funcionar e ele funcionou por alguns segundos, depois parou.

Fui verificar com mais cuidado e vi que a cablagem havia sobre-aquecido, como pode ser visto na imagem abaixo.

[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pW7DjKz7hhH2isO8TYqpEipUpiuancN22L9rM38OIsAMwN2vhnwTtEUXBgqyHoq4fQpbtUuVfP5Eb7x4UNkFMrw/Turnigy2415_107.jpg[/img:eabf0dc555]

Resolvi refazer esta fiação e melhorar o isolamento. Para minha surpresa, quando comecei a desfazer a fiação, descobri que o problema tinha sido o mesmo que derrubou a asa de trocentos watts do Pedro Prado e que o Marco Antonio definiu como PMC...

[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pViM2-koHIKfOb5OoBNTjro_hyVS8mgrvULtKaUvsm58Ni5AY4Ep-UwZvrn7O8uw8ahCEWG4gQ-PkK_uSKbY-Mw/Turnigy2415_108.jpg[/img:eabf0dc555]

[b:eabf0dc555]P[/b:eabf0dc555]**a [b:eabf0dc555]M[/b:eabf0dc555]au [b:eabf0dc555]C[/b:eabf0dc555]ontato. Se observar com cuidado, a solda que eu havia feito entre os dois fios (serviço de preguiçoso!!!! :oops: ) não aguentou a corrente que passava e soltou, dando um senhor mau-contacto e fazendo o motor parar instantaneamente.

Já refiz a fiação e esta pronto para novo vôo. Vamos ver mais tarde, se ele volta a gritar alto e fazer um belo vôo!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Muito bom, ficou com um ótimo resultado! EU ABRI o 2830 e vi que eh enrrolado com 4 pernas de fio, cheguei a conclusão de que nñao vale apena mecher se não queimar!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

De quantos watts é o seu ferro de solda?
Isso tem tudo para ser ferro de solda de baixa potência o que ocasiona uma solda mal feita sempre, por mais cuidado que se tenha ao soldar.
Para soldar esses conectores, é recomendado um ferro de solda de no mínimo 80W, eu uso um de 250W, é encostar no conector e tá soldado sem dar tempo do calor percorrer os fios.
Nunca se assopra uma solda para esfriar mais rápido, isso ocasiona um choque térmico e causa trincas na solda que o pessoal costuma chamar de solda fria.
Solda com estanho tem que ser o mais rápida possível, soldas que demoram é sinal de ferro de solda com baixa potência para o serviço e isso é ruim para a qualidade da solda e acabará tendo que refazer inúmeras vezes até comprar um ferro de solda com mais potência para isso.
Nunca coloque o estanho no ferro de solda para soldar algo, encoste o ferro de solda na peça a ser soldada e encoste o estanho na peça a ser soldada junto a ponta do ferro de solda, assim o estanho espalha antes na peça e não no ferro de solda, pois se espalhar antes no ferro de solda, o produto químico que tem na solda para limpar as peças a serem soldadas, irá queimar no ferro de solda e não onde realmente é necessário.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Obrigado pelas dicas, Laércio, mas não foi solda fria não. Foi "serviço porco" mesmo. Meu ferro de solda é de 80W e minha solda é aquela que já vem com o estanho no interior.

O problema foi que aproveitei os conectores que já estavam no motor, com os fios que já estavam soldados à ele e apenas fiz uma emenda. Muito mal feita, por sinal! Passando 68A de corrente máxima, terminou por aquecer e soltar a solda no lugar onde os fios só estavam encostados e onde apliquei um pouco de solda. Como falei, foi serviço mal feito mesmo!

Mas vou providenciar um ferro de solda maior só para os conectores e ainda ficam as dicas para os colegas que se aventurarem a re-enrolar seus motores.
Disney
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Iniciei agora a enrolar o 2830 com 10 voltas de awg 26, o fio entra MALEPORCAMENTE!

não tem muito espaço, sofrido no minimo!


E Pior de tudo não esta em enrolar, ou na dor nos dedos, e QUANDO EU ME PERCO NA CONTAGEM?!!!!!!! HEIN HEIN?!

hahahaha



Desenrola e enrola otravez, agora cada volta faço 1 patilinho na folha, é oque me cabe!



segundo ecalc 8 voltas = 1300, 11 voltas = 1050 10 voltas?!? 1100,1200 creio eu.


Não quis colocar 9 ou 8 pois vou terq usar hélices 8*6, e nos proximo a ficar pronto sera muito piqueno.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:707de7f7d2="Yensid"]Obrigado pelas dicas, Laércio, mas não foi solda fria não. Foi "serviço porco" mesmo. Meu ferro de solda é de 80W e [b:707de7f7d2]minha solda é aquela que já vem com o estanho no interior.[/b:707de7f7d2]

O problema foi que aproveitei os conectores que já estavam no motor, com os fios que já estavam soldados à ele e apenas fiz uma emenda. Muito mal feita, por sinal! Passando 68A de corrente máxima, terminou por aquecer e soltar a solda no lugar onde os fios só estavam encostados e onde apliquei um pouco de solda. Como falei, foi serviço mal feito mesmo!

Mas vou providenciar um ferro de solda maior só para os conectores e ainda ficam as dicas para os colegas que se aventurarem a re-enrolar seus motores.
Disney[/quote:707de7f7d2]

Disney, as soldas estanho já são de estanho, com mistura de chumbo junto, tanto é que para eletrônica é recomendada a solda estanho 60/40, que é 60% estanho e 40% chumbo e esse tipo de solda é reconhecido pela cor da caixa ou tampa que é azul.
Tem estanhos nas porcentagens 60/40, 50/50, 40/60 e 30/70, sendo essa última usada somente em soldas de chapas metálidas que não tem esforço nas uniões, como chapeados de balcões frigoríficos.
O que algumas soldas de estanho tem junto no fio, é um fluxo (ácido) para limpar as superfícies a serem soldadas e é por isso que "NUNCA" se aplica o estanho no ferro de solda antes e sim diretamente na peça a ser soldada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:6c9b9f6cd9][b:6c9b9f6cd9]Turnigy 2836-3290:[/b:6c9b9f6cd9][/size:6c9b9f6cd9]

Vídeo do vôo do SkyRay com o motor turnigy que eu re-enrolei, agora com leds para vôo noturno. O aeromodelo voou muito bem e o motor, no final do vôo estava à 72oC. Achei bom.

Aumente o volume! :twisted:

[yt]Q0TQjAkTbo0[/yt]

Agora falta um vôo realmente noturno!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Responder