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Enviado: Sáb Mai 12, 2012 3:11 pm
por eduardo_loko
refaça o isolamento antes de enrolar

Enviado: Qui Mai 17, 2012 8:53 pm
por asoka
Olá pessoal,

Estou com um motor AXI 2820/14 queimado, entrei em contato com o Granato para ver se ele pode fazer o reenrolamento deste motor para mim, estou aguardando resposta dele.

Sou de Brasilia, gostaria de saber se alguém conhece alguma pessoa daqui que possa fazer este serviço para mim. E também de outros lugares que poderiam realizar este reenrolamento, eu estou precisnado deste motor poruqe é para um hexacoptero e eu não tenho substituto no momento.

Quem puder ou souber de alguém que faça isso legal, me passe um MP por favor...

Enviado: Qui Mai 17, 2012 11:05 pm
por Drzinho
Cara eu faço para você, depois de umas 10 enrroladas, peguei o jeito até, MAS não seria mais barato encomendar um novo? deve estar uns 20 a 30 reais, para enviar pra qualquer lugar são 10-15 dilmas mortos! mais frete de volta, da o valor, e o valor que quem fizec isso teria que cobrar meio que de FANTASIA, pois eu realmente não sei cobrar esse tipo de coisa tão simples.

Logo se quiser veja quanto vale apena você pagar HONESTAMENTe que eu faço para ti.

Re: Enrolamento de motores brushless

Enviado: Qua Abr 15, 2015 10:24 pm
por bugalaws
Granato,

Boa noite, desculpe rescucitar o tópico mas gostaria de tirar uma dúvida, a regra para motores de 24 polos é e mesma ? Aumentar as voltas para reduzir o KV ? Tenho uns motores Multimate 4108 720kv ainda não os desmontei para mexer nos enrolamentos não sei quantas voltar tem.

Olhando o RC Groups este post:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2126516

Fala em grupos de bobinas em paralelo ou em série.. você poderia me dar algum tipo de ajuda com esses dados?


Quero reduzir para uns 400KV esse motor.

Re: Enrolamento de motores brushless

Enviado: Seg Abr 20, 2015 10:50 am
por GRANATO
Sim, aumentar as voltas irá reduzir o kv. O enrolamento original, pelo que vi lá no tópico do RcGroups é assimétrico, ou seja, tem número de voltas diferentes em cada bobina. Sem problemas, aumente o número de voltas na mesma proporção.
Conte cada uma das bobinas de cada fase e anote ao desmontar o motor.
Essa questão dos série / paralelos é meio complicada para quem não tem alguma experiência. Melhor seguir o enrolamento padrão para o número de bobinas x pólos e alterar apenas a quantidade de voltas, mantendo o mesmo fechamento ( delta ou estrela ), para alterar o kv.

Re: Enrolamento de motores brushless

Enviado: Sáb Jul 25, 2015 4:45 pm
por joanna freitas
como q enrrola um motor brushles de 9 bobina 430x vi um video mas era com 12 ai nao concegui apender por favor me ajude.

Re: Enrolamento de motores brushless

Enviado: Sáb Nov 28, 2015 10:49 pm
por funaro1313
A quem puder ajudar gostaria de enrolar um turnigy 2826/6 2200kv já li varios topicos mas resta algumas duvidas
qual bitola de fio usar ??? estava pensando awg 24 e certo ?? são 6 voltas (espiras) mesmo
Alguem já enrolou esse motor como ficou

Abraço a todos do forum

Re: Enrolamento de motores brushless

Enviado: Dom Nov 29, 2015 10:24 am
por LaercioLMB
Use o drivecalc que ele te indicará o fio correto, mas não é aconselhável enrolar com apenas um fio mais grosso, isso não aumenta a capacidade de corrente do motor, pelo contrário, diminui.
Só um exemplo básico.
Simulando um motor com medidas pré determinadas e enrolando nele 11 voltas de fio 22 AWG, 0,64 mm conseguiremos uma capacidade de corrente máxima em torno de 30A máximo que o motor irá suportar de corrente.
Agora, se nesse mesmo motor enrolarmos 11 voltas de fio 32 AWG, 0,20 mm e usarmos 8 fios ao invés de apenas 1, subiremos a capacidade do motor de 30A para 58A.
Não é, nunca foi e nunca será melhor enrolar um motor com fio mais grosso usando apenas um único fio.
é somente mais fácil de enrolar, mas isso não deixará o motor melhor.

Esse motor que usei as medidas, cabem sim 8 fios 32 AWG em 11 voltas, assim como cabem 11 voltas de 1 único fio 22 AWG.

http://www.drivecalc.de

Baixe esse aplicativo e seja feliz.

Re: Enrolamento de motores brushless

Enviado: Ter Mai 10, 2016 10:20 pm
por marcoskoller
Desculpe desenterrar, mas tópicos como estes são muito úteis.

Comprei um motor duplo contrarotativo, de 1100kv 18A, e depois de vários testes, optei por hélices 7x5 apc. Estava tudo bem, mas antes do voo inaugural em uma asa um dos motores simplesmente queimou. Fritou. E o pior, sem estar girando, liguei a bateria e a fumaça cobriu. Pra minha tristeza não vende mais, por isso resolvi reenrolar.

É um motor de 9 pólos, enrolado com fio 31 5 pernas e 10 voltas, fechado em Estrela.

Já enrolei ele umas 10 vezes, aliás já posso até fazer isso de olhos vendados. Na dúvida eu abri a outra parte que estava perfeita pra ter certeza da ordem e voltas.

O que acontece é que a rotação fica variando, quando está em Full. Ele não está esquentando de forma anormal, e originalmente ele não fazia isso.

Como é um motor contrarotativo, e a ideia central é anular o torque um do outro, essa variação não pode acontecer. Só não testei ele com as hélices pra saber se com peso isso vai acontecer.

Alguém já viu isso? Alguma sugestão?

Obrigado