Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:d4f670a073="Gilberto"]Pela minha experiência, eu gostei do perfil GA30U-613.5
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/perfis/perfisavileve1.html

É bem eficiente e tão fácil de cortar quanto um Clark Y.

[img:d4f670a073]http://ocnl.sites.uol.com.br/aeromodelos/GA30U-613.jpg[/img:d4f670a073]

Também concordo que deve ser asa alta, envergadura no máximo em 1,20m[/quote:d4f670a073]

Caramba Gilberto! Acabei de postar também.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Outro detalhe importante, é que ele deve ter boa área de comando, pois em baixa velocidade é importante ter área grande, veja o exemplo do SlowStick.
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

Gilberto, eu estava pensando em desenvolver um paraquedas balistico, e acredito que por ser para iniciantes, vem ser últio ao projeto (se a fabricação for fácil, e opcional), amanhã faço uns esboços e te mando...
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O Laércio tocou num ponto importante, as manobras que um iniciante precisa aprender a fazer são:

1- decolar
2- voar estável no circuito da pista
3- pousar e poder usar o avião de novo

Isso já é a glória!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:244569b50a="Nino"]

Marco Antônio, legal, agora te admiro mais ainda.

Todos sabemos que asa casquinha faz looping, mas uma asa asimétrica ou semi-simétrica, facilita essa manobra. Certo?[/quote:244569b50a]

Só se for com vc no Stick tiu .

Faço looping até nos meus micromodelos.

Pra um modelo em looping a simetria da asa não tem relevância.

E o Laercio está certo.... eu não sei aonde está escrito que um modelo treinador (de voo) para iniciante deva ser acrobático.

Sabem porque a qualidade de voo de vocês(tirando uns poucos e excluindo os veteranos) é sofrível? Porque vocês pularam fases importantes do aprendizado.
Pouso virou terror que se conserta com pusher, voar virou peripécias acrobáticas que como já disse, qualquer bêbado faz. Leme... leme? O que é leme?????? E por ai vai.

O Gilberto é um cara consciente e que sabe o que fala, o Mac é inteligente e também sabe o que fazer.

Ainda bem senão eu iria sugerir excluir colocar o nome do Evoo nisso.

Peguem um modelo, dois, três que são referencias e façam o melhor.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:46cd4bac1b="warne"]
Marco Aurelho, comprei essas danadas ai no HK!! Quando chegaram eram para triqulha de 5mm. :roll:

Marco Antonio,
Não esquenta a cabeça não...
...pois o projú vai ser grande pagando implante de cabelo.

O perfil que acho muito bom, indicado até pelo Gilberto é esse.
[img:46cd4bac1b]http://ocnl.sites.uol.com.br/aeromodelos/GA30U-613.jpg[/img:46cd4bac1b]

Warne[/quote:46cd4bac1b]
Warne,

Esta peça da foto é para 4mm, mas existe para 5mm e 3mm também.

em relação ao aerofólio, não conheço o GA30U, portanto não posso opinar, mas estou com vocês.

O Laercio está com a razão quando afirma que não devemos nos preocupar com acrobacias. O máximo que o aeromodelo deve fazer são as manobras obrigatórias para o checklist do BRA

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Concordo com vc Gilberto, mas um bom treinador decola, voa estável e pousa, e faz com tranquilidade manobras básicas, é o minimo o que um bom treinador deve oferecer, por isso, o perfil de asa deve ser bem escolhido.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Sales, isso já iria complicar um projeto que precisa ser desde o princípio confiável, seguro e simples, não dá para testarmos novidades aqui, para isso precisaríamos de uma plataforma de testes.
A idéia é boa, mas desenvolva o seu projeto, teste e então veremos a viabilidade.

Em princípio, pela qualidade dos voos de um modelo de pequeno porte, dificilmente um iniciante teria reflexo suficiente para acionar um recurso deste antes da queda, pois geralmente as quedas ocorrem por imperícia e manobras erradas e não por parada de motor a grandes altitudes (isso acontece com glow).
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:72f88d2cb2="Marco Antonio"][quote:72f88d2cb2="Nino"]

Marco Antônio, legal, agora te admiro mais ainda.

Todos sabemos que asa casquinha faz looping, mas uma asa asimétrica ou semi-simétrica, facilita essa manobra. Certo?[/quote:72f88d2cb2]

Só se for com vc no Stick tiu .

Faço looping até nos meus micromodelos.

Pra um modelo em looping a simetria da asa não tem relevância.

E o Laercio está certo.... eu não sei aonde está escrito que um modelo treinador (de voo) para iniciante deva ser acrobático.

Sabem porque a qualidade de voo de vocês(tirando uns poucos e excluindo os veteranos) é sofrível? Porque vocês pularam fases importantes do aprendizado.
Pouso virou terror que se conserta com pusher, voar virou peripécias acrobáticas que como já disse, qualquer bêbado faz. Leme... leme? O que é leme?????? E por ai vai.

O Gilberto é um cara consciente e que sabe o que fala, o Mac é inteligente e também sabe o que fazer.

Ainda bem senão eu iria sugerir excluir colocar o nome do Evoo nisso.

Peguem um modelo, dois, três que são referencias e façam o melhor.[/quote:72f88d2cb2]

Já disse, um bom perfil ajuda o modelo a fazer manobras básicas, só isso. Jamais disse que um determinado tipo de asa impediria o modelo de fazer loopings.
Um bom treinador facilita a vida do piloto, sendo construido com prévia elaboração.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Gente, vamos para de pensar em possíveis manobras acrobaticas, mesmo que seja um mero looping.
A proposta é um treinador para iniciantes e iniciantes não sabem nada ainda, não sabem decolar e nem pousar e por isso, não podem nem sequer pensar em um looping.
Se preocupem mais com o uso do leme do que fazer um looping, pois parece que a maioria sequer sabe para que serve o leme e pensa que é só para taxiar na pista antes de decolar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder