Cessna 180 Casa Aerobrás - Conversão R/C Novos Vídeos
No momento o aero está praticamente finalizado, porém não consegui colar os adesivos do kit, retirei uma película por cima das letras mas e aí? Pensei que poderiam ser decalques , mas então deveriam estar escrito ao contrário.
Quem já montou kits da Aerobrás me dê uma luz...
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P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
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- fhkawasaki
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Fala RCE...
O modelo ficou legal, particularmente faria com outra balsa, mas como o modelo é todo varetado ele fica bem leve mesmo assim! Parabéns...
sobre os decalques... o processo correto é:
- Recortar os decalques que pretende utilizar da cartela (somente para não estragar a cartela toda de uma vez)
- Pegar um recipiente e despejar agua morna ou quente (não muito quente)
- Colocar os decalques dentro da água
- Depois desta etapa os decalques irão se soltar sozinhos da cartela, você pega uma pinça e retira apenas as letras já soltas.
- Você irá perceber que as letras estarão com uma camada meio gelatinosa, esta é a "cola" do decalque
- Aplique o decalque sobre a área desejada e espere secar
- Depois de bem seco (em torno de 24hrs) você delicadamente tenta retirar a película que ficou sobre os decalques e finaliza o processo.
Mas é importante dizer...nem sempre esta película final é fácil de retirar, se o decalque não ficou bem preso à entelagem é provável que na retirada da película você também acabe retirando o decalque...
Portanto, se sentir que vai ter dificuldades de retirá-la...deixe-a do jeito que está, pelos decalques que já utilizei, os que mais tive contratempos foram os de kit da aerobrás, algumas vezes por erros pessoais e outras pela qualidade da cola do decalque.
dê uma olhada em como ficou meu Cessna Bird Dog, todo feito com entelagem e decalques Aerobrás:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=77494
Caso mais alguém saiba outra técnica de aplicar decalques seria ótimo compartilhar!! assim talvez fique mais fácil para finalizar minhas entelagens também!! hehehe
O modelo ficou legal, particularmente faria com outra balsa, mas como o modelo é todo varetado ele fica bem leve mesmo assim! Parabéns...
sobre os decalques... o processo correto é:
- Recortar os decalques que pretende utilizar da cartela (somente para não estragar a cartela toda de uma vez)
- Pegar um recipiente e despejar agua morna ou quente (não muito quente)
- Colocar os decalques dentro da água
- Depois desta etapa os decalques irão se soltar sozinhos da cartela, você pega uma pinça e retira apenas as letras já soltas.
- Você irá perceber que as letras estarão com uma camada meio gelatinosa, esta é a "cola" do decalque
- Aplique o decalque sobre a área desejada e espere secar
- Depois de bem seco (em torno de 24hrs) você delicadamente tenta retirar a película que ficou sobre os decalques e finaliza o processo.
Mas é importante dizer...nem sempre esta película final é fácil de retirar, se o decalque não ficou bem preso à entelagem é provável que na retirada da película você também acabe retirando o decalque...
Portanto, se sentir que vai ter dificuldades de retirá-la...deixe-a do jeito que está, pelos decalques que já utilizei, os que mais tive contratempos foram os de kit da aerobrás, algumas vezes por erros pessoais e outras pela qualidade da cola do decalque.
dê uma olhada em como ficou meu Cessna Bird Dog, todo feito com entelagem e decalques Aerobrás:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=77494
Caso mais alguém saiba outra técnica de aplicar decalques seria ótimo compartilhar!! assim talvez fique mais fácil para finalizar minhas entelagens também!! hehehe
OBrigado fhkawasaki pela explicação, mas eu achei muito difícil, somente para japonês mesmo.
Eu já estraguei alguns decalques e desisti, vou ver se acho decalques daqueles que você risca de um lado e eles se soltam. Ao colocar os decalques na água as letras se soltam, beleza, porém ao tentar retirá-las elas se contraem todas ficando impossível (ao menos para mim) colocá-lo de forma correta na fuselagem, e ao manusear pra lá e pra cá os decalques os mesmo começam a perder algumas partes, aí fe**ou tudo, mesmo com pinça, com os dedos, pqp, essa me deixou de cabelo em pé.
Eu já estraguei alguns decalques e desisti, vou ver se acho decalques daqueles que você risca de um lado e eles se soltam. Ao colocar os decalques na água as letras se soltam, beleza, porém ao tentar retirá-las elas se contraem todas ficando impossível (ao menos para mim) colocá-lo de forma correta na fuselagem, e ao manusear pra lá e pra cá os decalques os mesmo começam a perder algumas partes, aí fe**ou tudo, mesmo com pinça, com os dedos, pqp, essa me deixou de cabelo em pé.
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[quote:be642e5018="fhkawasaki"]huahauahu sim sim realmente é um drama...exige muiiiiiita paciencia...outra técnica seria imprimir diretamente no papel...
colocando numa jato de tinta...funciona bem...se quiser saber como funciona eu mostro depois...não expliquei ainda como faço aqui no forum...[/quote:be642e5018]
Por favor explica essa técnica da impressora, porém teria que ser antes de entelar a fuselagem certo?
colocando numa jato de tinta...funciona bem...se quiser saber como funciona eu mostro depois...não expliquei ainda como faço aqui no forum...[/quote:be642e5018]
Por favor explica essa técnica da impressora, porém teria que ser antes de entelar a fuselagem certo?
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Consegui fazer as colagens dos decalques originais (ufa!), e depois que eu peguei o jeito não ficou tão complicado (Deveria vir algo sobre essa parte na folha com instruções de montagem). O processo que obtive um melhor resultado foi o seguinte:
* Usar água a temperatura ambiente (fria), pois a letra não se solta do papel e não se contrai, você mergulha o papel sob a agua espera uns 15s e o retira com uma pinça, o adesivo estará do mesmo jeito que você o mergulhou porém molhado (óbvio).
* Em seguida você coloca esse papel um pouco abaixo de onde quer fazer a colagem e com o polegar desliza o decalque facilmente até o ponto desejado (a letra + a película plástica)
*Depois de seco tente retirar a película plástica e está finalizado.
No caso do meu cessna, não pude colar as letras no lado inferior da asa pois estraguei tais letras, e na parte superior ficou muito próxima ao centro da asa, mas aí foi culpa da falta de experiência mesmo, pois já havia descoberto o método. Mas acho que ficou bom. Segue mais fotos...
* Usar água a temperatura ambiente (fria), pois a letra não se solta do papel e não se contrai, você mergulha o papel sob a agua espera uns 15s e o retira com uma pinça, o adesivo estará do mesmo jeito que você o mergulhou porém molhado (óbvio).
* Em seguida você coloca esse papel um pouco abaixo de onde quer fazer a colagem e com o polegar desliza o decalque facilmente até o ponto desejado (a letra + a película plástica)
*Depois de seco tente retirar a película plástica e está finalizado.
No caso do meu cessna, não pude colar as letras no lado inferior da asa pois estraguei tais letras, e na parte superior ficou muito próxima ao centro da asa, mas aí foi culpa da falta de experiência mesmo, pois já havia descoberto o método. Mas acho que ficou bom. Segue mais fotos...
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- Peso final: cravado em cima das 100g, porém, terei que verificar em uma digital ainda.
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O aero foi finalizado hoje 17/07/2012, exatamente 1 mês após o início, falta agora somente o vôo inaugural. Agradeço todos que participaram desse tópico. Abaixo os dois links principais em que me baseei para essa conversão, o Taylorcraft do Marco Antonio e o Taylorcraft do LC
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9676 (Marco Antonio)
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70965 (LC)
Logo mais vou ver se subo um video do Cessna.
[/url]
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9676 (Marco Antonio)
http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70965 (LC)
Logo mais vou ver se subo um video do Cessna.
[/url]
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Olá.
Ficou lindão !!!
100g RTF?
Meu finado Citabria estava com 121g, 122g, ou mais RTF estava ótimo para voar Outdoor se não me engano a eletrônica que você está usando no 180 e similar vai ficar muito bom esse avião (1811 o motorzinho valente).
Cessna são aviões muito graciosos em voo.
Grande Abraço.
Ficou lindão !!!
100g RTF?
Meu finado Citabria estava com 121g, 122g, ou mais RTF estava ótimo para voar Outdoor se não me engano a eletrônica que você está usando no 180 e similar vai ficar muito bom esse avião (1811 o motorzinho valente).
Cessna são aviões muito graciosos em voo.
Grande Abraço.