[quote:ce11c1566a="Marco Antonio"]Põe washout nessa asa com vapor que ele para de estolar.[/quote:ce11c1566a]
Então galera, retomei o tópico para informar algumas modificações no aero. Conforme escrevi acima, o aero estava estolando de ponta de asa na manobra de pouso. Conforme o Marco Antonio sugeriu teria que por washout, porém, como não encontrei um tópico que tratasse especificamente do assunto e nunca fiz esse procedimento, resolvi me basear num tópico de 2006 que fala sobre um tucano com o mesmo problema. Então, resolvi colocar um "Leading edge cuff" (Que eu acreditava ser SLAT ou até mesmo SLOT) e o resultado ficou muito bom, conforme vocês podem ver no vídeo que gravei ontem (19/01) na praia . O aeromodelo está voando muito bem, parou de estolar de ponta de asa, atualmente ele está branco, pois acabei rasgando a outra entelagem acidentalmente.
Link sugerido: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8572 (Tucano estolando de ponta de asa)
Vídeo do Cessna
[yt]5nEcCJbWrXI[/yt]
Cessna 180 Casa Aerobrás - Conversão R/C Novos Vídeos
Atualmente o Cessna está conforme foto abaixo (Segunda foto).
- Anexos
-
- Detalhe do "leading edge cuff" na ponta da asa do Cessna
- DSC03758.JPG (20.52 KiB) Exibido 6085 vezes
-
- Tive que dar outra mão de dope no papel lá na praia, como estava muito úmido o Cessna ficou todo manchado. Terei que trocar novamente a entelagem.
- DSC03757.JPG (25.58 KiB) Exibido 6085 vezes
-
- Detalhe do dispositivo ( Spincontrol airfoil extension) do Nexstar
- Nexstar Hobbico.JPG (30.38 KiB) Exibido 6085 vezes
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
[img:3a4d4a916c]http://img259.imageshack.us/img259/4130/flightinsetairfoilextlg.jpg[/img:3a4d4a916c]
Esse "apêndice" não é chamado nem de slot e nem de slat. Trata-se de um "leading edge cuff" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Leading_edge_cuff ), também conhecido como "leading edge droop" ( http://www.google.com.br/search?q=leading+edge+droop&hl=pt-BR&client=safari&tbo=u&rls=en&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=Ep38UOMxiajwBJ3pgbAM&ved=0CDQQsAQ&biw=1267&bih=601 ).
A própria Hobbico não usa os termos slat ou slot. Chama esse "apêndice" de "spin control extensions".
Esse "apêndice" não é chamado nem de slot e nem de slat. Trata-se de um "leading edge cuff" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Leading_edge_cuff ), também conhecido como "leading edge droop" ( http://www.google.com.br/search?q=leading+edge+droop&hl=pt-BR&client=safari&tbo=u&rls=en&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=Ep38UOMxiajwBJ3pgbAM&ved=0CDQQsAQ&biw=1267&bih=601 ).
A própria Hobbico não usa os termos slat ou slot. Chama esse "apêndice" de "spin control extensions".
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:a279eab6b5="rce001"]Snag, valeu pelo esclarecimento. Fiz as correções nos textos acima para não ficar incorreto e passar informação errada. O que posso dizer é que esse "apêndice" funciona muito bem mesmo.[/quote:a279eab6b5]
Ele tem o mesmo efeito do whashout...
Ele tem o mesmo efeito do whashout...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Mais algumas fotos para encerrar o assunto.
Logo estarei postando as fotos com a nova entelagem do Cessna, espero que definitiva
Logo estarei postando as fotos com a nova entelagem do Cessna, espero que definitiva
- Anexos
-
- Detalhe em vermelho
- image4.jpg (25.66 KiB) Exibido 5969 vezes
-
- Mais um
- IMG_6492.JPG (35.6 KiB) Exibido 5969 vezes
-
- 59cda5c9.jpg (30.41 KiB) Exibido 5969 vezes
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Nova entelagem (Com papel celofane):
- Anexos
-
- Teste de resistência: Aprovado!
- Sem título.jpg (25.08 KiB) Exibido 5968 vezes
-
- Entelagem terminada. Papel Celofane.
- DSC03769.JPG (26.81 KiB) Exibido 5968 vezes
-
- DSC03765.JPG (25.9 KiB) Exibido 5968 vezes
-
- DSC03763.JPG (26.71 KiB) Exibido 5968 vezes
-
- Após retirar o papel anterior e lixar
- DSC03762.JPG (26.02 KiB) Exibido 5968 vezes
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19