Primeira montagem Quad-Montado e voando - FINALIZADO

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Primeira montagem Quad-Montado e voando - FINALIZADO

Mensagem por caseol »

Pessoal, já tenho uma certa experiência com aeros porém gostaria de começar a montagem de um Quad para FPV.

[b:9fe513cb98]PROJETO FINALIZADO - SEGUE AS INFORMAÇÕES DO PROJETO FINALIZADO![/b:9fe513cb98]

Segue a eletrônica final:

ESCs:
4 x Hobby King 30A ESC 3A UBEC - [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15205__Hobby_King_30A_ESC_3A_UBEC.html[/url]
[b:9fe513cb98]EDITADO: ESCs modificados para 400hz[/b:9fe513cb98]

Motores:
4 x Turnigy D2836/11 750KV Brushless Outrunner M - [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=12922[/url]

Controladora:
1 x KK MultiCopter Controller Full Set - [url]http://www.dealextreme.com/p/kk-multicopter-controller-full-set-107408[/url]

Hélices:
1 kit of Slow Fly Electric Prop 1045R SF RH Rotation (4 pc)[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22447__Slow_Fly_Electric_Prop_1045R_SF_RH_Rotation_4_pc_.html[/url]
1 kit of Slow Fly Electric Prop 1045SF (4pc) [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22446__Slow_Fly_Electric_Prop_1045SF_4_pc_.html[/url]


Baterias
2 x ZIPPY Flightmax 2200mAh 3S1P 20C [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6306__ZIPPY_Flightmax_2200mAh_3S1P_20C.html[/url]

Video T/R
1 x 900MHZ 1500mW Tx/Rx & 1/3-inch CCD Camera PA - [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13436[/url]
[b:9fe513cb98]EDITADO: Ainda não estou usando o kit FPV[/b:9fe513cb98]

Antes de entrar nas dúvidas e receber um monte de críticas por não ter lido outros posts sobre o assunto, quero deixar claro que irei lê-los (principalmente os tópicos do Vinicius Fantini) mas a intenção do post é tentar esclarecer as minhas dúvidas o quanto mais rápido (estou acompanhando o post [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1236826[/url] também).
Caso ninguém possa ajudar irei colocar minhas próprias conclusões aqui para que sirva de referência para a comunidade.

[b:9fe513cb98]EDITADO: Essas foram minhas considerações iniciais, vou respondendo as minhas próprias dúvidas abaixo com a experiência que adquiri nesse tempo.[/b:9fe513cb98]

Minhas dúvidas são as seguintes:
- Inicialmente pretendo usar os motores de 750kv com as hélices 8x4, mas acredito que sejam pequenas para esse motor. Elas serviriam? Ou seria melhor usar outro conjunto de hélices?
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Não teria problema usar hélices 8x4 porém com elas o Quad ficou muito mais arisco e era necessário muito mais motor para uma recuperação de altitude. Recomendo hélices 10x4.5 para os motores 750kv[/b:9fe513cb98]

- Os motores de 1650kv (comprei-os para aeros e não Quads) são "aproveitáveis"em um projeto de multi-rotores?
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Não usei os motores de 1650, talvez para Quads menores com hélices 6x3 talvez sejam interessantes. Ainda farei um projetinho desses.[/b:9fe513cb98]

- Os ESCs Turnigy AE-25A são recomendados? Tenho lido em alguns lugares que seria melhor usar os TURNIGY Plush 25amp ([url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__2163__TURNIGY_Plush_25amp_Speed_Controller.html?aff=64164[/url]), realmente procede essa informação?
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Os ESCs foram os que mais me deram dor de cabeça. Esse ESC Turnigy AE-25A tem um rendimento excelente porém não funcionam na taxa de atualização de 400hz. Eles possuem Silabs então para fazer a atualizam de firmware com eles é necessário fazer um programador específico para Silabs e instalar um firmware que funcione em 400hz. Quando descobri isso já havia alterado para os ESCs azuis de 30A da HK que estão informados no início desse tópico. Esses ESCs da HK também foram atualizados para 400hz porém usando o mesmo programador USBAsp usado para a atualização de firmware da placa controladora KK ou HK o programa usado para escrever o firmware foi o KKMulticopter Flashtool - [url]http://lazyzero.de/en/modellbau/kkmulticopterflashtool[/url][/b:9fe513cb98]


- Em relação as controladoras acredito que a KK seja melhor, correto? Esse kit da KK vem com um cabo programador posso usá-lo na placa da HK?
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Estou usando a KK Blackboard as duas são identicas porém me parece que a KK Blackboard tem componentes de melhor qualidade, a HK vou deixar para fazer um Head Tracker[/b:9fe513cb98]

- Uma outra grande dúvida é em relação ao frame. Qual é o tamanho dos eixos ideal para os motores de 750kv? Alias, qual é a relação empuxo/peso ideal para uma experiência de vôo? E o material alumínio ou madeira? tenho lido a a madeira absorve melhor a trepidação mas é mais frágil.
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Optei por um frame de alumínio da XFLY [url]http://www.xflybrasil.com[/url] são muito duráveis, porém um pouco mais pesados do que imaginei, mas para a durabilidade o peso compensa. E também vem com um bolha estilizada bastante legal. O protetor de hélices é besteira só agrega peso. Em relação ao tamanho do eixo acredito que seja uma questão de gosto, quanto maior a distância em relação ao centro mais estavel, porém mais lento. O tamanho do quadro atual é de 40cm do motor ao centro.[/b:9fe513cb98]

- Quanto ao T/R de vídeo minha duvida é a melhor forma de alimentar o transmissor. Nos testes que fiz com uma bateria de 1300maH 3S achei que o transmissor ficou muito quente, é assim mesmo?
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Não fiz experiências maiores com o kit FPV ainda, mas o aquecimento é normal, é necessário uma boa exposição para ventililação[/b:9fe513cb98]

- Minha última dúvida é em relação a configuração do rádio. Tenho um Turnigy 9X, configuro o quad como Heli ou Aero? Tenho impressão que seja aero, correto?
[b:9fe513cb98]RESPOSTA: Configurei como Aero, no firmware original do rádio era necessário fazer um mix para simular uma curva de aceleração para manter o Quad o mínimo estável. Como eu uso o firmware ER9x basta associar uma curva ao acelerador que resolve[/b:9fe513cb98]

[b:9fe513cb98]CONSIDERAÇÕES FINAIS[/b:9fe513cb98]
A configuração desse projeto definitivamente é para usuários intermediários, já que exige que se adquira um conhecimento razoável para a configuração da controladora de vôo, como por exemplo, inversão de gyros (se necessário), definição do range do acelerador etc.
Além disso a trimagem deve ser bem feita, assim como o vôo exige habilidade no dedo, pois a controladora tem recursos bem simples. Mas todo o processo é recompesador, pois traz bastante conhecimento sobre o funcionamento de todas as partes envolvidas.


Bom, quem puder me ajudar agradeço, seria um grande passo enquanto busco mais referências na grande quantidade de textos sobre o assunto!
[b:9fe513cb98]Obrigado a todos que colaboraram com informações para realização desse projeto.[/b:9fe513cb98]

[]'s

Casé
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por caseol »

Muito obrigado pelas dicas Sandman!
Bem legal seu Quad, parece bem estável!

No seu caso qual é o tamanho do frame? Devo fazer o frame em alumínio mesmo. As baterias B-Grade São tão ruins assim? Eu tenho 1 nanotech de 2200mah 3s aqui, mas uso em um aéreo. Mas vou usá-la para fazer os testes.

Vou testar as hélices 8x4 nos motores de 1450kv, já que, são bem parecidos...
E acabei de fazer o pedido de hélices 10x4,5. Enquanto espero vou testando com o que tenho!

Eu sei que a controladora da HK não vem com o cabo, mas a que eu comprei da KK vem com uma. Estou lendo um artigo no site [url]rcexplorer.se[/url] de como modificar o firmware da HK, vou tentar usar o cabo que veio com a outra.
Avatar do usuário
talespa
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jul 20, 2011 3:21 pm

Mensagem por talespa »

Cara joga fora essas baterias B-Grade, elas são para ligar coisinhas, tipo ground stations testes em solo etc, não é feita pra usar em voo, por isso são tão baratas, alem disso duram muito menos ciclos de recarga e são muito mais pesadas (relação peso/carga), elas são provenientes das sobras de produção que sairam com defeito ou fora da especificação, nada é barato por acaso não sei por que você quis economizar neste item tão importante mas nunca mais faça isso rsssss
Boa sorte no seu projeto
Abraços

B-Grade Lithium Polymer packs are great for those [b:32db9d3fb3]not-so-important models or testing.[/b:32db9d3fb3] They have a high internal resistance (thats bad), normally wont last past 60 full high-discharge cycles and may become puffy over time.
[b:32db9d3fb3]...for those not-so-serious applications.[/b:32db9d3fb3]
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por caseol »

Ok, já pedi mais duas baterias nanotech de 2200mah. As B-Grades vou deixar para testes em solo mesmo... Também já pedi os ESCs plush, mas enquanto não chegam vou testar com esses mesmos que eu tenho e depois eles ficam para meus aeros.

Estou pensando em montar um frame com 40 cm em cada eixo, ou seja, 80cm de motor a motor. essa medida está legal?

A controladora que vou usar vai ser a KK mesmo, já que tenho o cabo de programação para ela.
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por caseol »

Eu estava lendo o manual do ESC que pretendo usar nesse projeto, e ví que ele diponibiliza diversos items programáveis. Um deles é o timing. Aí tentei encontrar no manual do Plush o valor default do timing dele para comparar com o meu, porém não o encontrei.

No manual do ESC que pretendo usar tem o seguinte:
6.Timing:0°/ 3.75° / 7.5° / 11.25°/ *15°/ 18.75°/ 22.5°/ 26.25°, default is 15°.Note3
Usually, low timing value is suitable for most motors. But there are many differences
among structures and parameters of different motors so please try and select the most
suitable timing value according to the motor you are just using. The correct timing
value makes the motor run smoothly. And generally, higher timing value brings out higher output power and higher speed.

Isso me leva a pergunta: Qual é o set de valores de um ESC que o torna ideal para um Quad?
Avatar do usuário
talespa
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jul 20, 2011 3:21 pm

Mensagem por talespa »

Cara essa pergunta é um tanto complicada, isso depende muito do motor que você está usando, o Timming do speed vai fazer mais diferença quando você estiver em fullthrottle o que não é o caso dos multis mas ele acaba influenciando um pouco sim, ele representa o angulo de corte do pulso de PWM que vai pro motor, não confunda com o PWM de controle que vem da controladora de voo ou do receptor, esse pwm que estou falando é o chaveamento de potencia que vai até o motor através dos 3 fios.
Pulsos mais largos fazem com que o motor atinja uma corrente maior porém consomem mais, e se usar pulsos demasiadamente altos para o motor em especifico você pode queimar o speed ou saturar o entreferro do motor fazendo ele superaquecer.
Saber exatamente qual configuração usar dependeria de testes profundos com medição de eficiência para seu setup especifico, então minha dica use de médio para baixo assim você garante no mínimo uma boa eficiência o que é diferente de "potencia", mas afinal você não quer uma boa autonomia de voo? :-)
Abraços
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por caseol »

Valeu talespa!
Devo fazer testes de bancada ainda essa semana e posto aqui!

[]'s
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por caseol »

Pessoal, voltei para atualizar o status da construção do meu Quad.

Por fim acabei comprado o frame do pessoal da Xfly Brasil. O frame é muito bom e veio tudo certinho e bem embalado. Além do frame acabei comprando deles os ESCs com firmware alterado para funcionar em 400hz, já que, os Plush que comprei na HK foram taxados e até agora não foram liberados pela receita.

Depois de tudo montado, fiz todos os procedimentos de calibragem dos ESCs, e fui fazer o primeiro teste. Mas o Quad está totalmente instável. Tentei trimar, calibrar os ESCs individualmente, depois tentei calibrá-los diretamente na placa controladora da KK (zerando o pot YAM e iniciando com o stick acelerador no máximo).

Mas o Quad não sobe por igual, sempre sobe mais um lado do que outro, e não adianta nenhuma trimagem. Comecei a achar que tenho que inverter o funcionamentos dos Gyros, mas tentei fazer a operação indicada para a placa da HK mas aparentemente não funciona para a KK Blackboard. E agora José? Será que tem solução?

Alguém já passou por isso? Estou deixando alguma coisa de lado?
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:e83012e6df="caseol"]
...
Depois de tudo montado, fiz todos os procedimentos de calibragem dos ESCs, e fui fazer o primeiro teste. Mas o Quad está totalmente instável. Tentei trimar, calibrar os ESCs individualmente, depois tentei calibrá-los diretamente na placa controladora da KK (zerando o pot YAM e iniciando com o stick acelerador no máximo).

Mas o Quad não sobe por igual, sempre sobe mais um lado do que outro, e não adianta nenhuma trimagem. Comecei a achar que tenho que inverter o funcionamentos dos Gyros, mas tentei fazer a operação indicada para a placa da HK mas aparentemente não funciona para a KK Blackboard. E agora José? Será que tem solução?

Alguém já passou por isso? Estou deixando alguma coisa de lado?[/quote:e83012e6df]

Estou passando pelo mesmo problema! Na luta tentando achar uma solução e esperando que algum colega nos dê uma luz!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
caseol
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 12:16 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por caseol »

Consegui resolver! O problema era realmente os Gyros invertidos. Eu consegui fazer seguindo os procedimentos da placa HK, ou seja:

1) Ligar o tx;
2) Zerar o Roll pot (girar no sentido horário até onde der);
3) Ligar a placa controladora e esperar o led piscar direto;
4) Desligar a placa controladora e deixar o roll pot em 50% e o Pitt pot em 0%

Eu tinha feito esse procedimento antes mas por algum motivo não havia funcionado, outra coisa que tive que fazer foi a recalibragem dos ESCs pela placa controladora e depois foi só trimar que ficou legal.

Mas ele é bem difícil de controlar mesmo...

Em um outro momento posto um vídeo dele.

[]'s

[quote:f3798d9a67="Yensid"][quote:f3798d9a67="caseol"]
...
Depois de tudo montado, fiz todos os procedimentos de calibragem dos ESCs, e fui fazer o primeiro teste. Mas o Quad está totalmente instável. Tentei trimar, calibrar os ESCs individualmente, depois tentei calibrá-los diretamente na placa controladora da KK (zerando o pot YAM e iniciando com o stick acelerador no máximo).

Mas o Quad não sobe por igual, sempre sobe mais um lado do que outro, e não adianta nenhuma trimagem. Comecei a achar que tenho que inverter o funcionamentos dos Gyros, mas tentei fazer a operação indicada para a placa da HK mas aparentemente não funciona para a KK Blackboard. E agora José? Será que tem solução?

Alguém já passou por isso? Estou deixando alguma coisa de lado?[/quote:f3798d9a67]

Estou passando pelo mesmo problema! Na luta tentando achar uma solução e esperando que algum colega nos dê uma luz!
Disney[/quote:f3798d9a67]
Responder