Turbina K80E - barulho de rolamento na Partida

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
frcidin
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Jun 19, 2009 4:19 pm
Localização: Ji-Paraná - RO

Turbina K80E - barulho de rolamento na Partida

Mensagem por frcidin »

Boa tarde pessoal, ontem fiz um voo com meu Tornado, com turbina K80E, o primeiro voo foi normal, a partida perfeita, tudo certo. No segundo voo, quando fui dar partida fez um barulho estranho, parecia um rolamento "rangindo". Cancelei a partida. Fui dar partida de novo e continuou o barulho, porém deixei a partida até o final e voeei por uns 5 minutos, tudo Normal,. Esperei uns 20 min e fui dar partida pra conferir e novamente o rolamento gritando. O que será que está acontecendo? Será que é na Turbina ou no arranque? Tem assistencia Tecnica que pode verificar isso pra mim?
Obrigado
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Se for rolamento da turbina, vai fazer barulho em marcha lenta e não somente na partida. Se é só somente só na partida, ou é motor de arranque ou o bendix. Estando na garantia, melhor procurar de quem foi comprada.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
bruno borges
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 7:17 pm
Localização: sp

Mensagem por bruno borges »

Amigo isso nao e rolamento, deve ser o motor de partida que nao esta conseguindo se deconectar da turbina. Veja isso com quem vc comprou a mesma.

Abs
Avatar do usuário
frcidin
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Jun 19, 2009 4:19 pm
Localização: Ji-Paraná - RO

Mensagem por frcidin »

Bom Pessoal, depois de um tempo parado, levei o Tornado pra pista de novo e parece que a coisa ta piorando. A parida ta gritando mais e esquentando barbaridade. Chegou a 900 graus e cortei a partida. Depois que desligou, deixei ela resfriando até a temperatura baixar pra 90 graus. Depopis de uns 2 minutos, nova partida. dessa vez nem chegou a 700, e estabilizou normal. fiz um voo de aprox 5 min e pousei. No taxi, percebi que parecia que estava acelerada. nem precisava tocar no stick para taxiar, pelo contrario tive que ir segurando no freio. Quando parei e fui tirar o canopy para plugar o data terminal, ela reduziu sozinha. Comprei ela junto com o Jato Tornado do Leo da Modellbau. Ela esta com aprox 400 min de voo e 50 ciclos. Tenho uma dúvida. O fluxo de Gas na partida faz com que ela esquente. Tipo muito gas ou pouco gas faz esquentar. E esse maldito barulho de rolamento? Se alguem tiver alguma dica, ajuda bastante. Senão to pensando em tirar e manda-la para assistencia.
Abraços
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, não manjo nada de turbinas, mas te digo uma coisa: -Já deveria ter tirado a dita cuja e mandado p/ a assistência logo na primeira vez que o ruído apareceu, ficar insistindo e perder um equipamento desses por bobeira é foids...
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Frcidin manda essa turbina urgente para assistencia, se o rolamento estourar ou travar o seu prejuizo vai ser grande.
Manda ela pro "Gominha" da GreenRt.
http://www.greenrt.com.br/
Ele manja muito e tem todos os equipamentos para mexer no seu motor.

Abs.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... mas ele achou que ia parar sozinho??? Que o rolamento ia se reparar e tudo voltaria ao normal?
O rolamento trava, o avião cai... cai em cima de alguém e a responsabilidade disso como fica.

:shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
frcidin
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Jun 19, 2009 4:19 pm
Localização: Ji-Paraná - RO

Mensagem por frcidin »

[quote:cb18e90b25="Megafly"]Frcidin manda essa turbina urgente para assistencia, se o rolamento estourar ou travar o seu prejuizo vai ser grande.
Manda ela pro "Gominha" da GreenRt.
http://www.greenrt.com.br/
Ele manja muito e tem todos os equipamentos para mexer no seu motor.

Abs.[/quote:cb18e90b25]

Obrigado Megafly, não sabia quem dava assistencia aqui no Brasil, achei que tinha que mandar pra fora. Já estou em contato com eles para enviar a turbina para revisão.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:d0c9c501b6="frcidin"]Bom Pessoal, depois de um tempo parado, levei o Tornado pra pista de novo e parece que a coisa ta piorando. A parida ta gritando mais e esquentando barbaridade. Chegou a 900 graus e cortei a partida. Depois que desligou, deixei ela resfriando até a temperatura baixar pra 90 graus. Depopis de uns 2 minutos, nova partida. dessa vez nem chegou a 700, e estabilizou normal. fiz um voo de aprox 5 min e pousei. No taxi, percebi que parecia que estava acelerada. nem precisava tocar no stick para taxiar, pelo contrario tive que ir segurando no freio. Quando parei e fui tirar o canopy para plugar o data terminal, ela reduziu sozinha. Comprei ela junto com o Jato Tornado do Leo da Modellbau. Ela esta com aprox 400 min de voo e 50 ciclos. Tenho uma dúvida. O fluxo de Gas na partida faz com que ela esquente. Tipo muito gas ou pouco gas faz esquentar. E esse maldito barulho de rolamento? Se alguem tiver alguma dica, ajuda bastante. Senão to pensando em tirar e manda-la para assistencia.
Abraços[/quote:d0c9c501b6]

São vários problemas aí, e nenhum deles parece ser rolamento. Rolamento ruim faz ruído em marcha lenta.
"High temp" na partida pode ser excesso de gás, ou falta de rotação do motor de partida. Como já havia dito anteriormente, tem que verificar o motor e o bendix.
900 °C e corte do processo de partida sem o motor de partida virar a turbina para refrigerar pode detonar o disco da turbina, eixo ou o rolamento traseiro.
Variação na marcha lenta é problema na bomba ou algo obstruindo a linha de combustível.
Depois de "torturas", se os rolamentos não estavam com problemas, podem ter ficado. Além de outras partes.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Nelson... fabrico rolamentos.

NEM SEMPRE FAZ MEU AMIGO.....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder