Turbina K80E - barulho de rolamento na Partida
Turbina K80E - barulho de rolamento na Partida
Boa tarde pessoal, ontem fiz um voo com meu Tornado, com turbina K80E, o primeiro voo foi normal, a partida perfeita, tudo certo. No segundo voo, quando fui dar partida fez um barulho estranho, parecia um rolamento "rangindo". Cancelei a partida. Fui dar partida de novo e continuou o barulho, porém deixei a partida até o final e voeei por uns 5 minutos, tudo Normal,. Esperei uns 20 min e fui dar partida pra conferir e novamente o rolamento gritando. O que será que está acontecendo? Será que é na Turbina ou no arranque? Tem assistencia Tecnica que pode verificar isso pra mim?
Obrigado
Obrigado
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Bom Pessoal, depois de um tempo parado, levei o Tornado pra pista de novo e parece que a coisa ta piorando. A parida ta gritando mais e esquentando barbaridade. Chegou a 900 graus e cortei a partida. Depois que desligou, deixei ela resfriando até a temperatura baixar pra 90 graus. Depopis de uns 2 minutos, nova partida. dessa vez nem chegou a 700, e estabilizou normal. fiz um voo de aprox 5 min e pousei. No taxi, percebi que parecia que estava acelerada. nem precisava tocar no stick para taxiar, pelo contrario tive que ir segurando no freio. Quando parei e fui tirar o canopy para plugar o data terminal, ela reduziu sozinha. Comprei ela junto com o Jato Tornado do Leo da Modellbau. Ela esta com aprox 400 min de voo e 50 ciclos. Tenho uma dúvida. O fluxo de Gas na partida faz com que ela esquente. Tipo muito gas ou pouco gas faz esquentar. E esse maldito barulho de rolamento? Se alguem tiver alguma dica, ajuda bastante. Senão to pensando em tirar e manda-la para assistencia.
Abraços
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- Marco Antonio
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[quote:cb18e90b25="Megafly"]Frcidin manda essa turbina urgente para assistencia, se o rolamento estourar ou travar o seu prejuizo vai ser grande.
Manda ela pro "Gominha" da GreenRt.
http://www.greenrt.com.br/
Ele manja muito e tem todos os equipamentos para mexer no seu motor.
Abs.[/quote:cb18e90b25]
Obrigado Megafly, não sabia quem dava assistencia aqui no Brasil, achei que tinha que mandar pra fora. Já estou em contato com eles para enviar a turbina para revisão.
Manda ela pro "Gominha" da GreenRt.
http://www.greenrt.com.br/
Ele manja muito e tem todos os equipamentos para mexer no seu motor.
Abs.[/quote:cb18e90b25]
Obrigado Megafly, não sabia quem dava assistencia aqui no Brasil, achei que tinha que mandar pra fora. Já estou em contato com eles para enviar a turbina para revisão.
- Lt_Nelson
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[quote:d0c9c501b6="frcidin"]Bom Pessoal, depois de um tempo parado, levei o Tornado pra pista de novo e parece que a coisa ta piorando. A parida ta gritando mais e esquentando barbaridade. Chegou a 900 graus e cortei a partida. Depois que desligou, deixei ela resfriando até a temperatura baixar pra 90 graus. Depopis de uns 2 minutos, nova partida. dessa vez nem chegou a 700, e estabilizou normal. fiz um voo de aprox 5 min e pousei. No taxi, percebi que parecia que estava acelerada. nem precisava tocar no stick para taxiar, pelo contrario tive que ir segurando no freio. Quando parei e fui tirar o canopy para plugar o data terminal, ela reduziu sozinha. Comprei ela junto com o Jato Tornado do Leo da Modellbau. Ela esta com aprox 400 min de voo e 50 ciclos. Tenho uma dúvida. O fluxo de Gas na partida faz com que ela esquente. Tipo muito gas ou pouco gas faz esquentar. E esse maldito barulho de rolamento? Se alguem tiver alguma dica, ajuda bastante. Senão to pensando em tirar e manda-la para assistencia.
Abraços[/quote:d0c9c501b6]
São vários problemas aí, e nenhum deles parece ser rolamento. Rolamento ruim faz ruído em marcha lenta.
"High temp" na partida pode ser excesso de gás, ou falta de rotação do motor de partida. Como já havia dito anteriormente, tem que verificar o motor e o bendix.
900 °C e corte do processo de partida sem o motor de partida virar a turbina para refrigerar pode detonar o disco da turbina, eixo ou o rolamento traseiro.
Variação na marcha lenta é problema na bomba ou algo obstruindo a linha de combustível.
Depois de "torturas", se os rolamentos não estavam com problemas, podem ter ficado. Além de outras partes.
[]s
Abraços[/quote:d0c9c501b6]
São vários problemas aí, e nenhum deles parece ser rolamento. Rolamento ruim faz ruído em marcha lenta.
"High temp" na partida pode ser excesso de gás, ou falta de rotação do motor de partida. Como já havia dito anteriormente, tem que verificar o motor e o bendix.
900 °C e corte do processo de partida sem o motor de partida virar a turbina para refrigerar pode detonar o disco da turbina, eixo ou o rolamento traseiro.
Variação na marcha lenta é problema na bomba ou algo obstruindo a linha de combustível.
Depois de "torturas", se os rolamentos não estavam com problemas, podem ter ficado. Além de outras partes.
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
- Marco Antonio
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