Aerobarco Elétrico 500x250mm
Aerobarco Elétrico 500x250mm
Pessoal,
Há tempos tinha a ideia de construir um aerobarco. No final de semana passado quando não tinha muita coisa para fazer, ao me dar conta de que tinha comprado todos os materiais para construir, resolvi começar a construção. E me surpreendi com a velocidade com que terminei o projeto.
Usei o leme aéreo pois gostei muito da manobrabilidade que vi no aerobarco do warne [url]http://www.youtube.com/watch?v=9LXXckAmH0Y[/url] e a seguinte configuração da eletrônica que eu tinha disponível:
- Motor E-MAX 2822
- Hélice 8x6 APC
- Lipo 2200mAh 20C
- ESC 30A
- Servo HTX 900
Usei uma folha de isopor P0 comprada da livraria de 1000x500x30mm cortada ao meio e colada, formando uma chapa de 500x500mm e 60mm de espessura. O barco seria de 500x250x60mm.
Depois de pesquisar bastante por aqui, aprendi algumas coisas básicas que resolvi seguir à risca para a construção do aerobarco:
- O CG deve ficar a 1/3 da popa.
- A hélice deve ificar a 1/3 da popa.
As fotos seguem abaixo, e com mais qualidade no link do PICASA com as fotos da construção:
[url]https://picasaweb.google.com/111374876578279622796/Aerobarco?authuser=0&feat=directlink[/url]
Neste final de semana fui testar o barco, mas o resultado não foi exatamente como esperado:
- Com apenas metade da potencia do motor o barco empinava muito a proa e parecia que iria capotar a água, por isso nem tentei dar mais motor.
- Em baixa velocidade o barco ia reto, mas com a proa levantada, o barco perdia o controle e começava a puxar para um dos lados, e com meio motor ele começava a fazer zerinhos na água, mesmo sem nenhum comando. O interessante é que ele fazia os zerinhos para os dois lados, ou seja, não era o leme puxando para um lado.
- Depois de uns 5 minutos de testes de dirigibilidade, mesmo sem entrar água, o ESC superaqueceu e torrou, causando um incêndio no barco. A sorte foi que o barco estava perto e pude afundar o barco na água para apagar o fogo. Felizmente o isopor não derreteu, agora basta trocar o ESC. Apesar de saber que o isopor é um ótimo isolante térmico, e o ESC estava com pouca refrigeração, acho que neste caso o problema era que o ESC era de má qualidade mesmo, pois a corrente não passava de 14A e o ESC era para 30A, e além disso, ele já estava sobreaquecendo durante os rápidos testes que fiz no piso da minha casa.
Gostaria de saber qual a opinião de vocês para resolver o problema de a proa estar levantando. Durante essa semana quero consertar o aerobarco e tenho em mente fazer duas coisas:
- adiantar o CG em uns 30mm
- colocar ângulo negativo de uns 3° no motor (fazer ele inclinar para baixo)
Será que isso vai resolver o problema?
Aguardo sugestões...
Obrigado a todos.
Há tempos tinha a ideia de construir um aerobarco. No final de semana passado quando não tinha muita coisa para fazer, ao me dar conta de que tinha comprado todos os materiais para construir, resolvi começar a construção. E me surpreendi com a velocidade com que terminei o projeto.
Usei o leme aéreo pois gostei muito da manobrabilidade que vi no aerobarco do warne [url]http://www.youtube.com/watch?v=9LXXckAmH0Y[/url] e a seguinte configuração da eletrônica que eu tinha disponível:
- Motor E-MAX 2822
- Hélice 8x6 APC
- Lipo 2200mAh 20C
- ESC 30A
- Servo HTX 900
Usei uma folha de isopor P0 comprada da livraria de 1000x500x30mm cortada ao meio e colada, formando uma chapa de 500x500mm e 60mm de espessura. O barco seria de 500x250x60mm.
Depois de pesquisar bastante por aqui, aprendi algumas coisas básicas que resolvi seguir à risca para a construção do aerobarco:
- O CG deve ficar a 1/3 da popa.
- A hélice deve ificar a 1/3 da popa.
As fotos seguem abaixo, e com mais qualidade no link do PICASA com as fotos da construção:
[url]https://picasaweb.google.com/111374876578279622796/Aerobarco?authuser=0&feat=directlink[/url]
Neste final de semana fui testar o barco, mas o resultado não foi exatamente como esperado:
- Com apenas metade da potencia do motor o barco empinava muito a proa e parecia que iria capotar a água, por isso nem tentei dar mais motor.
- Em baixa velocidade o barco ia reto, mas com a proa levantada, o barco perdia o controle e começava a puxar para um dos lados, e com meio motor ele começava a fazer zerinhos na água, mesmo sem nenhum comando. O interessante é que ele fazia os zerinhos para os dois lados, ou seja, não era o leme puxando para um lado.
- Depois de uns 5 minutos de testes de dirigibilidade, mesmo sem entrar água, o ESC superaqueceu e torrou, causando um incêndio no barco. A sorte foi que o barco estava perto e pude afundar o barco na água para apagar o fogo. Felizmente o isopor não derreteu, agora basta trocar o ESC. Apesar de saber que o isopor é um ótimo isolante térmico, e o ESC estava com pouca refrigeração, acho que neste caso o problema era que o ESC era de má qualidade mesmo, pois a corrente não passava de 14A e o ESC era para 30A, e além disso, ele já estava sobreaquecendo durante os rápidos testes que fiz no piso da minha casa.
Gostaria de saber qual a opinião de vocês para resolver o problema de a proa estar levantando. Durante essa semana quero consertar o aerobarco e tenho em mente fazer duas coisas:
- adiantar o CG em uns 30mm
- colocar ângulo negativo de uns 3° no motor (fazer ele inclinar para baixo)
Será que isso vai resolver o problema?
Aguardo sugestões...
Obrigado a todos.
- Anexos
-
- Corte das madeiras
- DSC01505.jpg (35.37 KiB) Exibido 4615 vezes
-
- Medindo a madeira
- DSC01502.jpg (32.35 KiB) Exibido 4615 vezes
-
- Madeirinhas de caixa de frutas
- DSC01499.jpg (35.4 KiB) Exibido 4615 vezes
-
- Colando as chapas de isopor p0
- DSC01497.jpg (34.13 KiB) Exibido 4615 vezes
-
- Chapa de isopor p0
- DSC01495.jpg (24.38 KiB) Exibido 4615 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
Continuando
mais fotos...
- Anexos
-
- Suporte do Motor
- DSC01512.jpg (33.05 KiB) Exibido 4612 vezes
-
- Suporte do Motor
- DSC01511.jpg (30.9 KiB) Exibido 4612 vezes
-
- Suporte do Motor
- DSC01509.jpg (31.83 KiB) Exibido 4612 vezes
-
- Suporte do Motor
- DSC01508.jpg (31.44 KiB) Exibido 4612 vezes
-
- Suporte do Motor
- DSC01507.jpg (33.32 KiB) Exibido 4612 vezes
-
- Suporte do Motor
- DSC01506.jpg (39.33 KiB) Exibido 4612 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
mais fotos...
mais fotos...
- Anexos
-
- leme
- DSC01522.jpg (28.17 KiB) Exibido 4610 vezes
-
- leme
- DSC01521.jpg (39.37 KiB) Exibido 4610 vezes
-
- leme
- DSC01518.jpg (37.23 KiB) Exibido 4610 vezes
-
- leme
- DSC01517.jpg (38.71 KiB) Exibido 4610 vezes
-
- colando com cola cyanoacrylate
- DSC01513.jpg (37.96 KiB) Exibido 4610 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
mais fotos...
mais fotos...
- Anexos
-
- isopor cortado
- DSC01533.jpg (26.13 KiB) Exibido 4608 vezes
-
- isopor cortado
- DSC01531.jpg (31.38 KiB) Exibido 4608 vezes
-
- isopor cortado e lixado
- DSC01530.jpg (22.43 KiB) Exibido 4608 vezes
-
- isopor
- DSC01529.jpg (31.26 KiB) Exibido 4608 vezes
-
- pintando o suporte do motor e leme
- DSC01526.jpg (33.2 KiB) Exibido 4608 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
continuando...
continuando...
- Anexos
-
- vista de baixo
- DSC01552.jpg (26.59 KiB) Exibido 4603 vezes
-
- fibra de vidro e epoxi
- DSC01545.jpg (26.25 KiB) Exibido 4603 vezes
-
- tecido de fibra e cola epoxi
- DSC01541.jpg (19.77 KiB) Exibido 4603 vezes
-
- tecido de fibra de vidro
- DSC01537.jpg (35.57 KiB) Exibido 4603 vezes
-
- isopor
- DSC01534.jpg (23.66 KiB) Exibido 4603 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
continuando...
mais fotos...
- Anexos
-
- pindado
- DSC01567.jpg (34.27 KiB) Exibido 4600 vezes
-
- pintando...
- DSC01566.jpg (32.87 KiB) Exibido 4600 vezes
-
- pintura
- DSC01562.jpg (28.67 KiB) Exibido 4600 vezes
-
- tampas de madeira
- DSC01561.jpg (28.11 KiB) Exibido 4600 vezes
-
- buracos no isopor para a eletronica
- DSC01560.jpg (28.22 KiB) Exibido 4600 vezes
-
- ...
- DSC01553.jpg (26.78 KiB) Exibido 4600 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
mais fotos...
...
- Anexos
-
- ...
- DSC01579.jpg (34.72 KiB) Exibido 4599 vezes
-
- ...
- DSC01578.jpg (33.67 KiB) Exibido 4599 vezes
-
- motor
- DSC01577.jpg (33.59 KiB) Exibido 4599 vezes
-
- ajustando o CG pela posição da bateria
- DSC01571.jpg (39.62 KiB) Exibido 4599 vezes
-
- ...
- DSC01569.jpg (36.31 KiB) Exibido 4599 vezes
-
- ...
- DSC01568.jpg (33.83 KiB) Exibido 4599 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
mais fotos
continuando...
- Anexos
-
- testes...
- DSC01589.jpg (18.99 KiB) Exibido 4596 vezes
-
- testes...
- DSC01588.jpg (25.2 KiB) Exibido 4596 vezes
-
- testes...
- DSC01587.jpg (24.41 KiB) Exibido 4596 vezes
-
- pesagem
- DSC01585.jpg (32.63 KiB) Exibido 4596 vezes
-
- barco pronto, agora só fatam os decalques
- DSC01582.jpg (29.34 KiB) Exibido 4596 vezes
-
- posição da bateria
- DSC01581.jpg (29.44 KiB) Exibido 4596 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
continuando...
mais fotos...
- Anexos
-
- local onde estava o ESC, o isopor chegou a derreter um pouco...
- DSC01595.jpg (33.87 KiB) Exibido 4590 vezes
-
- ESC queimado, a madeira estava em brasa quando afundei na água...
- DSC01594.jpg (35.92 KiB) Exibido 4590 vezes
-
- ...
- DSC01593.jpg (36.33 KiB) Exibido 4590 vezes
-
- esc queimado
- DSC01592.jpg (34.66 KiB) Exibido 4590 vezes
-
- incêndio
- DSC01591.jpg (31.71 KiB) Exibido 4590 vezes
-
- incêndio
- DSC01590.jpg (37.88 KiB) Exibido 4590 vezes
O ar é definitivamente essencial: sem ele, os aviões não poderiam voar...
Re: Aerobarco Elétrico 500x250mm
[quote:be1219f35b="jonatanz"]Pessoal,
Há tempos tinha a ideia de construir um aerobarco. No final de semana passado quando não tinha muita coisa para fazer, ao me dar conta de que tinha comprado todos os materiais para construir, resolvi começar a construção. E me surpreendi com a velocidade com que terminei o projeto.
Usei o leme aéreo pois gostei muito da manobrabilidade que vi no aerobarco do warne [url]http://www.youtube.com/watch?v=9LXXckAmH0Y[/url] e a seguinte configuração da eletrônica que eu tinha disponível:
- Motor E-MAX 2822
- Hélice 8x6 APC
- Lipo 2200mAh 20C
- ESC 30A
- Servo HTX 900
Usei uma folha de isopor P0 comprada da livraria de 1000x500x30mm cortada ao meio e colada, formando uma chapa de 500x500mm e 60mm de espessura. O barco seria de 500x250x60mm.
Depois de pesquisar bastante por aqui, aprendi algumas coisas básicas que resolvi seguir à risca para a construção do aerobarco:
- O CG deve ficar a 1/3 da popa.
- A hélice deve ificar a 1/3 da popa.
As fotos seguem abaixo, e com mais qualidade no link do PICASA com as fotos da construção:
[url]https://picasaweb.google.com/111374876578279622796/Aerobarco?authuser=0&feat=directlink[/url]
Neste final de semana fui testar o barco, mas o resultado não foi exatamente como esperado:
- Com apenas metade da potencia do motor o barco empinava muito a proa e parecia que iria capotar a água, por isso nem tentei dar mais motor.
- Em baixa velocidade o barco ia reto, mas com a proa levantada, o barco perdia o controle e começava a puxar para um dos lados, e com meio motor ele começava a fazer zerinhos na água, mesmo sem nenhum comando. O interessante é que ele fazia os zerinhos para os dois lados, ou seja, não era o leme puxando para um lado.
- Depois de uns 5 minutos de testes de dirigibilidade, mesmo sem entrar água, o ESC superaqueceu e torrou, causando um incêndio no barco. A sorte foi que o barco estava perto e pude afundar o barco na água para apagar o fogo. Felizmente o isopor não derreteu, agora basta trocar o ESC. Apesar de saber que o isopor é um ótimo isolante térmico, e o ESC estava com pouca refrigeração, acho que neste caso o problema era que o ESC era de má qualidade mesmo, pois a corrente não passava de 14A e o ESC era para 30A, e além disso, ele já estava sobreaquecendo durante os rápidos testes que fiz no piso da minha casa.
Gostaria de saber qual a opinião de vocês para resolver o problema de a proa estar levantando. Durante essa semana quero consertar o aerobarco e tenho em mente fazer duas coisas:
- adiantar o CG em uns 30mm
- colocar ângulo negativo de uns 3° no motor (fazer ele inclinar para baixo)
Será que isso vai resolver o problema?
Aguardo sugestões...
Obrigado a todos.[/quote:be1219f35b]
1 - inclinar o motor para baixo só irá piorar, incline para cima.
[img:be1219f35b]http://www.evoo.com.br/forum/files/air1_989.jpg[/img:be1219f35b]
2- a frente do aerobarco é muito paralela teria que ter pelo menos uns 10 % a menos de largura em uns 30% da proa(Estreitar a proa) veja foto abaixo
3 - O angulo de ataque da proa esta muito acentuado (parte de baixo do barco), sugestão é que alivie até 1/3 no comprimento da proa em direção a popa.
4 - Tendencia de puxar para um dos lados é maior em aerobarcos com leme aéreo, após acertar os itens acima e se a tendencia não melhorar, coloque um right thrust entre 2° e 3°
Há tempos tinha a ideia de construir um aerobarco. No final de semana passado quando não tinha muita coisa para fazer, ao me dar conta de que tinha comprado todos os materiais para construir, resolvi começar a construção. E me surpreendi com a velocidade com que terminei o projeto.
Usei o leme aéreo pois gostei muito da manobrabilidade que vi no aerobarco do warne [url]http://www.youtube.com/watch?v=9LXXckAmH0Y[/url] e a seguinte configuração da eletrônica que eu tinha disponível:
- Motor E-MAX 2822
- Hélice 8x6 APC
- Lipo 2200mAh 20C
- ESC 30A
- Servo HTX 900
Usei uma folha de isopor P0 comprada da livraria de 1000x500x30mm cortada ao meio e colada, formando uma chapa de 500x500mm e 60mm de espessura. O barco seria de 500x250x60mm.
Depois de pesquisar bastante por aqui, aprendi algumas coisas básicas que resolvi seguir à risca para a construção do aerobarco:
- O CG deve ficar a 1/3 da popa.
- A hélice deve ificar a 1/3 da popa.
As fotos seguem abaixo, e com mais qualidade no link do PICASA com as fotos da construção:
[url]https://picasaweb.google.com/111374876578279622796/Aerobarco?authuser=0&feat=directlink[/url]
Neste final de semana fui testar o barco, mas o resultado não foi exatamente como esperado:
- Com apenas metade da potencia do motor o barco empinava muito a proa e parecia que iria capotar a água, por isso nem tentei dar mais motor.
- Em baixa velocidade o barco ia reto, mas com a proa levantada, o barco perdia o controle e começava a puxar para um dos lados, e com meio motor ele começava a fazer zerinhos na água, mesmo sem nenhum comando. O interessante é que ele fazia os zerinhos para os dois lados, ou seja, não era o leme puxando para um lado.
- Depois de uns 5 minutos de testes de dirigibilidade, mesmo sem entrar água, o ESC superaqueceu e torrou, causando um incêndio no barco. A sorte foi que o barco estava perto e pude afundar o barco na água para apagar o fogo. Felizmente o isopor não derreteu, agora basta trocar o ESC. Apesar de saber que o isopor é um ótimo isolante térmico, e o ESC estava com pouca refrigeração, acho que neste caso o problema era que o ESC era de má qualidade mesmo, pois a corrente não passava de 14A e o ESC era para 30A, e além disso, ele já estava sobreaquecendo durante os rápidos testes que fiz no piso da minha casa.
Gostaria de saber qual a opinião de vocês para resolver o problema de a proa estar levantando. Durante essa semana quero consertar o aerobarco e tenho em mente fazer duas coisas:
- adiantar o CG em uns 30mm
- colocar ângulo negativo de uns 3° no motor (fazer ele inclinar para baixo)
Será que isso vai resolver o problema?
Aguardo sugestões...
Obrigado a todos.[/quote:be1219f35b]
1 - inclinar o motor para baixo só irá piorar, incline para cima.
[img:be1219f35b]http://www.evoo.com.br/forum/files/air1_989.jpg[/img:be1219f35b]
2- a frente do aerobarco é muito paralela teria que ter pelo menos uns 10 % a menos de largura em uns 30% da proa(Estreitar a proa) veja foto abaixo
3 - O angulo de ataque da proa esta muito acentuado (parte de baixo do barco), sugestão é que alivie até 1/3 no comprimento da proa em direção a popa.
4 - Tendencia de puxar para um dos lados é maior em aerobarcos com leme aéreo, após acertar os itens acima e se a tendencia não melhorar, coloque um right thrust entre 2° e 3°
- Anexos
-
- cld26cc.jpg (21.7 KiB) Exibido 4587 vezes
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.