ER9x
- alexcmag
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ER9x
Como tive que responder a mesma pergunta várias vezes nos últimos dias, vou fazer um resumo das principais vantagens e desvantagens do ER9x.
Vantagens:
- Memória para até 16 modelos com nome;
- Até 16 canais (vide abaixo);
- Saída PPM configurável para normal ou reverso, largura de pulso desejada, quantidade de canais desejada (4/6/8/10/12/14/16, útil com DragonLink ou módulo JETI de 16 canais). O módulo original só suporta 8 canais;
- Pode ser configurado para utilizar dois módulos, um ligado na traseira normalmente e outro usando o sinal de trainer (é preciso fazer a ligação na placa), criando um sistema de 8 + 8 canais (16 canais proporcionais);
- Muito mais fácil de editar nomes;
- Permite usar qualquer chave para qualquer coisa;
- Permite usar dual rate em uma única chave, à preferência do usuário;
- Permite usar triplo-rate;
- Permite configurar o nome do usuário
- O modo de bip é configurável entre silencioso, apenas alarmes, extra-curto, curto, normal, longo, extra-longo, para não acordar a família toda enquanto configura rádio de noite;
- O modo de som pode ser configurado entre bip normal e PiSpkr. No PiSpkr ele é multitonal, dá para acompanhar pela tonalidade o funcionamento dos trims;
- Permite configurar o alarme da bateria na tensão que quiser;
- Permite configurar alarme de inatividade, para "reclamar" se você esquecê-lo ligado;
- Permite configurar uma chave para ligar o backlight, ou ligar por x segundos quando se aperta alguma tecla ou quando se move os sticks;
- Permite configurar alarme de acelerador ou não;
- Permite configurar alarme de chave ou não;
- Se um dos alarmes acima reclamar ao ligar, ele diz qual ou quais chaves estão ativas e permite dar um "OK" apertando alguma tecla em vez ficar movendo todas;
- Permite alterar valores ou letras com o potenciômetro AUX2 em vez de usarndo "-" E "+";
- o "-" E "+" ficam em uma posição mais intuitiva;
- Permite configurar uma zona morta do centro do stick (para acessabilidade);
- Modo trainer muito melhor que na maioria dos rádios, lê o sinal do outro rádio como se fossem as posições dos sticks, permite ajustar o centro facilmente e aplicar a lógica que quiser. Por exemplo, costumo passar os comandos para os alunos mas ficar com o acelerador para mim nos primeiros voos. Não é preciso mixar e trimar o rádio do aluno igual ao do professor;
- Funciona como instrutor ou aluno para a maioria dos rádios do mercado pois entende PPM normal ou reverso e qualquer ordem de canais;
- Tem tela de diagnósticos;
- Permite calibrar a leitura da bateria para mostrar um valor mais realista;
- Calibração dos sticks fácil e intuitiva;
- Possui 2 timers;
- O timer principal pode ser acionado por chave, por posição do acelerador ou proporcional ao acelerador, além dos botões menu e exit;
- Permite "Instatrim", pode-se definir uma chave para trimar o modelo, definindo o subtrim para a posição atual dos sticks+trims e zerando os trims. Para trimar um modelo usando esta chave basta segurá-lo em voo reto e nivelado com os sticks e acionar a chave;
- Mixagem de heli permite bailarina a 120 graus ou 140 graus;
- Função "swash ring" que limita o movimento máximo do cíclico;
- Mixers à vontade;
- Permite configurar velocidade de servos;
- Permite configurar delay ao acionar uma mixagem, por exemplo demorar 1 segundo após acionar flap e descer o flap lentamente, para evitar surpresas nos primeiros voos;
- Permite configurar sequências, por exemplo abrir porta do trem de pouso devagar, descer trem de pouso devagar, fechar porta do trem de pouso;
- Subtrims, endpoints e reverso numa tela só;
- Até 8 curvas de 5 pontos e 8 curvas de 9 pontos que podem ser aplicadas a qualquer mixagem ou comando;
- Permite definir "chaves" virtuais que são acionadas por condições e podem acionar mixers, descer trem de pouso automaticamente, etc;
- Permite definir chave de segurança que trava um ou mais comandos em uma certa posição (bloqueio de acelerador por exemplo);
- Permite associar os canais de saída à vontade. Se quiser usar flaperon em um planador, por exemplo, posso usar canal1 = aileron esquerdo, canal 2 = aileron direito, canal 3 = profundor, canal 4 = leme, sem o motor, e se quiser fazer isto ainda posso usar o acelerador como controle de "camber" com uma curva para fazer um pequeno reflex ou uma grande "flapada";
Além disto, na versão com telemetria é possível só com as modificações de hardware e firmware, módulo FrSky com telemetria e receptor FrSky com telemetria monitorar nível de sinal e tensão. O sensor de tensão consiste de um plug de servo e um divisor resistivo, pode ser comprado pronto ou feito em casa com 1 fio de servo, 1 resistor de 1k5, 1 resistor de 10k, 1 capacitor de 100nF.
Alguns receptores FrSky disponíveis:
- Receptor FrSky de 4 canais com telemetria: mede a tensão da própria alimentação (BEC ou bateria de 4-5 células), útil para pequenos planadores ou glow com bateria NiCd;
- Receptor FrSky de 6 canais com telemetria: mede a tensão do BEC mais uma tensão externa (para a bateria LiPo do modelo, por exemplo);
- Receptor FrSky de 8 canais com telemetria: tem duas entradas analógicas e uma entrada de dados. As analógicas podem medir BEC + bateria do modelo, duas baterias, tensão da bateria do modelo + corrente (com sensor com ACS756), além de permitir ser ligado ao "Hub" de telemetria e conectar a ele GPS (latitude, longitude, velocidade, velocidade máxima, altitude), sensor optico de rotação (RPM), 2 sensores de temperatura, barômetro (atua como altímetro e pode-se configurar alarme de altitude para não ultrapassar o limite legal de 400 pés / 133m), e mais opções estão sendo lançadas;
- Módulo FrSky pode ser ligado a um conversor RS232-Bluetooth e "falar" os valores lidos pela telemetria em celular Android;
Desvantagens:
- Esqueça modo heli/acro/glid, não existe isto. Se quer heli, configure as mixagens necessárias, se quer acro, a mesma coisa;
- Esqueça as mixagens pré-programadas. Existem templates na versão sem telemetria, fora isto é preciso ser modelista e saber o que a mixagem faz. Por exemplo. Alguns exemplos:
Se quiser 2 servos de profundor e 2 ailerons, configure por exemplo CH1 = 100% AIL, CH2 = 100% AIL, CH3 = 100% THR, CH4 = 100% RUD, CH5 = 100% ELE, CH6 = -100% ELE, os subtrims você pode configurar os centros, limites e reversos de cada um e os trims atuam sobre os comandos e não sobre um servo específico;
Se quiser voar uma ZAGI basta fazer CH1 = 50% AIL + 50% ELE, CH2 = 50% AIL - 50% ELE, CH3 = 100% THR.
- Para helis dá mais trabalho para configurar do que no firmware original e é preciso saber o que está fazendo, pois é preciso definir no menu HELI o tipo de bailarina, comando que vai acionar o coletivo e direção de atuação dos comandos do cíclico e coletivo, depois disto é preciso mixar a saída do cíclico no canal que desejar (por exemplo, CH1 = CYC1, CH2 = CYC3, CH3 = CYC3), se quiser usar IDLE0/1/2 é preciso configurar 3 vezes com offsets, percentuais ou curvas a gosto, depois configurar um canal para a saída de giro com o nível desejado para cada posição do IDLE, etc. Feito isto ele dá muito mais opções de regulagens do que a maioria dos rádios do mercado.
Vantagens:
- Memória para até 16 modelos com nome;
- Até 16 canais (vide abaixo);
- Saída PPM configurável para normal ou reverso, largura de pulso desejada, quantidade de canais desejada (4/6/8/10/12/14/16, útil com DragonLink ou módulo JETI de 16 canais). O módulo original só suporta 8 canais;
- Pode ser configurado para utilizar dois módulos, um ligado na traseira normalmente e outro usando o sinal de trainer (é preciso fazer a ligação na placa), criando um sistema de 8 + 8 canais (16 canais proporcionais);
- Muito mais fácil de editar nomes;
- Permite usar qualquer chave para qualquer coisa;
- Permite usar dual rate em uma única chave, à preferência do usuário;
- Permite usar triplo-rate;
- Permite configurar o nome do usuário
- O modo de bip é configurável entre silencioso, apenas alarmes, extra-curto, curto, normal, longo, extra-longo, para não acordar a família toda enquanto configura rádio de noite;
- O modo de som pode ser configurado entre bip normal e PiSpkr. No PiSpkr ele é multitonal, dá para acompanhar pela tonalidade o funcionamento dos trims;
- Permite configurar o alarme da bateria na tensão que quiser;
- Permite configurar alarme de inatividade, para "reclamar" se você esquecê-lo ligado;
- Permite configurar uma chave para ligar o backlight, ou ligar por x segundos quando se aperta alguma tecla ou quando se move os sticks;
- Permite configurar alarme de acelerador ou não;
- Permite configurar alarme de chave ou não;
- Se um dos alarmes acima reclamar ao ligar, ele diz qual ou quais chaves estão ativas e permite dar um "OK" apertando alguma tecla em vez ficar movendo todas;
- Permite alterar valores ou letras com o potenciômetro AUX2 em vez de usarndo "-" E "+";
- o "-" E "+" ficam em uma posição mais intuitiva;
- Permite configurar uma zona morta do centro do stick (para acessabilidade);
- Modo trainer muito melhor que na maioria dos rádios, lê o sinal do outro rádio como se fossem as posições dos sticks, permite ajustar o centro facilmente e aplicar a lógica que quiser. Por exemplo, costumo passar os comandos para os alunos mas ficar com o acelerador para mim nos primeiros voos. Não é preciso mixar e trimar o rádio do aluno igual ao do professor;
- Funciona como instrutor ou aluno para a maioria dos rádios do mercado pois entende PPM normal ou reverso e qualquer ordem de canais;
- Tem tela de diagnósticos;
- Permite calibrar a leitura da bateria para mostrar um valor mais realista;
- Calibração dos sticks fácil e intuitiva;
- Possui 2 timers;
- O timer principal pode ser acionado por chave, por posição do acelerador ou proporcional ao acelerador, além dos botões menu e exit;
- Permite "Instatrim", pode-se definir uma chave para trimar o modelo, definindo o subtrim para a posição atual dos sticks+trims e zerando os trims. Para trimar um modelo usando esta chave basta segurá-lo em voo reto e nivelado com os sticks e acionar a chave;
- Mixagem de heli permite bailarina a 120 graus ou 140 graus;
- Função "swash ring" que limita o movimento máximo do cíclico;
- Mixers à vontade;
- Permite configurar velocidade de servos;
- Permite configurar delay ao acionar uma mixagem, por exemplo demorar 1 segundo após acionar flap e descer o flap lentamente, para evitar surpresas nos primeiros voos;
- Permite configurar sequências, por exemplo abrir porta do trem de pouso devagar, descer trem de pouso devagar, fechar porta do trem de pouso;
- Subtrims, endpoints e reverso numa tela só;
- Até 8 curvas de 5 pontos e 8 curvas de 9 pontos que podem ser aplicadas a qualquer mixagem ou comando;
- Permite definir "chaves" virtuais que são acionadas por condições e podem acionar mixers, descer trem de pouso automaticamente, etc;
- Permite definir chave de segurança que trava um ou mais comandos em uma certa posição (bloqueio de acelerador por exemplo);
- Permite associar os canais de saída à vontade. Se quiser usar flaperon em um planador, por exemplo, posso usar canal1 = aileron esquerdo, canal 2 = aileron direito, canal 3 = profundor, canal 4 = leme, sem o motor, e se quiser fazer isto ainda posso usar o acelerador como controle de "camber" com uma curva para fazer um pequeno reflex ou uma grande "flapada";
Além disto, na versão com telemetria é possível só com as modificações de hardware e firmware, módulo FrSky com telemetria e receptor FrSky com telemetria monitorar nível de sinal e tensão. O sensor de tensão consiste de um plug de servo e um divisor resistivo, pode ser comprado pronto ou feito em casa com 1 fio de servo, 1 resistor de 1k5, 1 resistor de 10k, 1 capacitor de 100nF.
Alguns receptores FrSky disponíveis:
- Receptor FrSky de 4 canais com telemetria: mede a tensão da própria alimentação (BEC ou bateria de 4-5 células), útil para pequenos planadores ou glow com bateria NiCd;
- Receptor FrSky de 6 canais com telemetria: mede a tensão do BEC mais uma tensão externa (para a bateria LiPo do modelo, por exemplo);
- Receptor FrSky de 8 canais com telemetria: tem duas entradas analógicas e uma entrada de dados. As analógicas podem medir BEC + bateria do modelo, duas baterias, tensão da bateria do modelo + corrente (com sensor com ACS756), além de permitir ser ligado ao "Hub" de telemetria e conectar a ele GPS (latitude, longitude, velocidade, velocidade máxima, altitude), sensor optico de rotação (RPM), 2 sensores de temperatura, barômetro (atua como altímetro e pode-se configurar alarme de altitude para não ultrapassar o limite legal de 400 pés / 133m), e mais opções estão sendo lançadas;
- Módulo FrSky pode ser ligado a um conversor RS232-Bluetooth e "falar" os valores lidos pela telemetria em celular Android;
Desvantagens:
- Esqueça modo heli/acro/glid, não existe isto. Se quer heli, configure as mixagens necessárias, se quer acro, a mesma coisa;
- Esqueça as mixagens pré-programadas. Existem templates na versão sem telemetria, fora isto é preciso ser modelista e saber o que a mixagem faz. Por exemplo. Alguns exemplos:
Se quiser 2 servos de profundor e 2 ailerons, configure por exemplo CH1 = 100% AIL, CH2 = 100% AIL, CH3 = 100% THR, CH4 = 100% RUD, CH5 = 100% ELE, CH6 = -100% ELE, os subtrims você pode configurar os centros, limites e reversos de cada um e os trims atuam sobre os comandos e não sobre um servo específico;
Se quiser voar uma ZAGI basta fazer CH1 = 50% AIL + 50% ELE, CH2 = 50% AIL - 50% ELE, CH3 = 100% THR.
- Para helis dá mais trabalho para configurar do que no firmware original e é preciso saber o que está fazendo, pois é preciso definir no menu HELI o tipo de bailarina, comando que vai acionar o coletivo e direção de atuação dos comandos do cíclico e coletivo, depois disto é preciso mixar a saída do cíclico no canal que desejar (por exemplo, CH1 = CYC1, CH2 = CYC3, CH3 = CYC3), se quiser usar IDLE0/1/2 é preciso configurar 3 vezes com offsets, percentuais ou curvas a gosto, depois configurar um canal para a saída de giro com o nível desejado para cada posição do IDLE, etc. Feito isto ele dá muito mais opções de regulagens do que a maioria dos rádios do mercado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Re: ER9x
[b:5decf45655]alexcmag[/b:5decf45655], parabéns pela iniciativa.
Tenho o Turnigy com Er9x e recomendo.
Tenho o Turnigy com Er9x e recomendo.
- fhkawasaki
- membro
- Mensagens: 1691
- Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
- Localização: São Paulo
Mudou minha vida em relação ao RC´s...
Iniciei na categoria DLG F3K que necessita de um rádio de mixagens complexas...fiz TUDO em nem consultar um manual de instruções, apenas nas programações e baseado na intuitividade do rádio...
Até mesmo amigos meus se impressionaram com a facilidade de manejar o rádio...mesmo tendo um belo de um 12fgh em mãos...(não desmerecendo a qualidade e utilidade de um 12fgh...se tivesses grana teria um em mão com certeza)
Iniciei na categoria DLG F3K que necessita de um rádio de mixagens complexas...fiz TUDO em nem consultar um manual de instruções, apenas nas programações e baseado na intuitividade do rádio...
Até mesmo amigos meus se impressionaram com a facilidade de manejar o rádio...mesmo tendo um belo de um 12fgh em mãos...(não desmerecendo a qualidade e utilidade de um 12fgh...se tivesses grana teria um em mão com certeza)
- Marcelaum
- membro
- Mensagens: 282
- Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
- Localização: São José dos Campos
Fui lendo na a parte das vantagens, mas qdo cheguei nas desvantagens fiquei meio preocupado, pois como vou usar com helis e sou iniciante, fiquei com medo de nao saber configurar o radio...rs...
Acha melhor pegar o basico na firmware original e depois se realmente quiser um algo a mais, atualiza para a er-9x?!
Acha melhor pegar o basico na firmware original e depois se realmente quiser um algo a mais, atualiza para a er-9x?!
- leandro.ifpb
- membro
- Mensagens: 560
- Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
- Localização: Guanambi-BA
Sem dúvida o ER9X é sensacional...
ainda estou me adaptando a ele praticamente todo dia pego ele e fico dando uma fuçada para ir aprendendo.
SANDMAN_BR
se tiver como postar essa configuração que você fez para ativar o timer com 40% de acelerador eu ficaria agradecido.
Gostei também deste comando de voo nivelado... muito útil.
ainda estou me adaptando a ele praticamente todo dia pego ele e fico dando uma fuçada para ir aprendendo.
SANDMAN_BR
se tiver como postar essa configuração que você fez para ativar o timer com 40% de acelerador eu ficaria agradecido.
Gostei também deste comando de voo nivelado... muito útil.
- leandro.ifpb
- membro
- Mensagens: 560
- Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
- Localização: Guanambi-BA
[quote:6da6e10ad8="sandman_br"]Selecione o modelo que você deseja aplicar essa configuração e em seguida vá para a aba custom switches.
Em switch 1 selecione
operação: v > ofs
operando (comando/canal): ch5 ( ou canal onde estiver ligado o esc)
operando (ofset):-40
depois vá na aba de configuração de setup (2/10) e defina o timer (em minutos) e em trigger selecione sw1. Agora sempre que o acelerador estiver a mais ou menos 40% (seja movendo o stick, acionando o idle ou qualquer mixagem) o timer será disparado. Se quiser valores diferentes mude o ofset, -100 equivale ao stick em baixo, 0 stick no centro e 100 stick em cima.[/quote:6da6e10ad8]
valeu cara... já fiz aqui e está funcionando...
estou querendo habilitar o GEAR ativando ele como delay. Você sabe como fazer?
Em switch 1 selecione
operação: v > ofs
operando (comando/canal): ch5 ( ou canal onde estiver ligado o esc)
operando (ofset):-40
depois vá na aba de configuração de setup (2/10) e defina o timer (em minutos) e em trigger selecione sw1. Agora sempre que o acelerador estiver a mais ou menos 40% (seja movendo o stick, acionando o idle ou qualquer mixagem) o timer será disparado. Se quiser valores diferentes mude o ofset, -100 equivale ao stick em baixo, 0 stick no centro e 100 stick em cima.[/quote:6da6e10ad8]
valeu cara... já fiz aqui e está funcionando...
estou querendo habilitar o GEAR ativando ele como delay. Você sabe como fazer?
- alevecchio
- membro
- Mensagens: 196
- Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Grande Alex. Obrigado pelas informações.
Você sabe como anda o desenvolvimento do Er9x? Eles estão parando com o desenvolvimento? Tenho acompanhado as mudanças pelos códigos e vi que está bem mais parada. Aliás, vi que saiu uma versão dia 22/7 (r767).
Qual a versão que você está usando? A última "Stable" é a r708. Confesso que não sei quais as confiáveis após a r708. Para variar precisamos da sua ajuda.
Abraço.
Você sabe como anda o desenvolvimento do Er9x? Eles estão parando com o desenvolvimento? Tenho acompanhado as mudanças pelos códigos e vi que está bem mais parada. Aliás, vi que saiu uma versão dia 22/7 (r767).
Qual a versão que você está usando? A última "Stable" é a r708. Confesso que não sei quais as confiáveis após a r708. Para variar precisamos da sua ajuda.
Abraço.
Com todas as Dicas aqui do forum através dos amigos Pilotos, adquiri um Flysky 9x.
Fiquei um tempinho para tomar conhecimento do Firmware original e já migrei para o Er9x, (não volto mais para o original)
Uma coisa que considero excelente é poder testar e criar configurações pelo EEpe, usar em um Simulador e depois colocar em prática...
Show de bola o Er9X. Versatilidademesssmo.
forte abraço a todos,
Fiquei um tempinho para tomar conhecimento do Firmware original e já migrei para o Er9x, (não volto mais para o original)
Uma coisa que considero excelente é poder testar e criar configurações pelo EEpe, usar em um Simulador e depois colocar em prática...
Show de bola o Er9X. Versatilidademesssmo.
forte abraço a todos,