ER9x
Enviado: Ter Jul 17, 2012 7:33 pm
Como tive que responder a mesma pergunta várias vezes nos últimos dias, vou fazer um resumo das principais vantagens e desvantagens do ER9x.
Vantagens:
- Memória para até 16 modelos com nome;
- Até 16 canais (vide abaixo);
- Saída PPM configurável para normal ou reverso, largura de pulso desejada, quantidade de canais desejada (4/6/8/10/12/14/16, útil com DragonLink ou módulo JETI de 16 canais). O módulo original só suporta 8 canais;
- Pode ser configurado para utilizar dois módulos, um ligado na traseira normalmente e outro usando o sinal de trainer (é preciso fazer a ligação na placa), criando um sistema de 8 + 8 canais (16 canais proporcionais);
- Muito mais fácil de editar nomes;
- Permite usar qualquer chave para qualquer coisa;
- Permite usar dual rate em uma única chave, à preferência do usuário;
- Permite usar triplo-rate;
- Permite configurar o nome do usuário
- O modo de bip é configurável entre silencioso, apenas alarmes, extra-curto, curto, normal, longo, extra-longo, para não acordar a família toda enquanto configura rádio de noite;
- O modo de som pode ser configurado entre bip normal e PiSpkr. No PiSpkr ele é multitonal, dá para acompanhar pela tonalidade o funcionamento dos trims;
- Permite configurar o alarme da bateria na tensão que quiser;
- Permite configurar alarme de inatividade, para "reclamar" se você esquecê-lo ligado;
- Permite configurar uma chave para ligar o backlight, ou ligar por x segundos quando se aperta alguma tecla ou quando se move os sticks;
- Permite configurar alarme de acelerador ou não;
- Permite configurar alarme de chave ou não;
- Se um dos alarmes acima reclamar ao ligar, ele diz qual ou quais chaves estão ativas e permite dar um "OK" apertando alguma tecla em vez ficar movendo todas;
- Permite alterar valores ou letras com o potenciômetro AUX2 em vez de usarndo "-" E "+";
- o "-" E "+" ficam em uma posição mais intuitiva;
- Permite configurar uma zona morta do centro do stick (para acessabilidade);
- Modo trainer muito melhor que na maioria dos rádios, lê o sinal do outro rádio como se fossem as posições dos sticks, permite ajustar o centro facilmente e aplicar a lógica que quiser. Por exemplo, costumo passar os comandos para os alunos mas ficar com o acelerador para mim nos primeiros voos. Não é preciso mixar e trimar o rádio do aluno igual ao do professor;
- Funciona como instrutor ou aluno para a maioria dos rádios do mercado pois entende PPM normal ou reverso e qualquer ordem de canais;
- Tem tela de diagnósticos;
- Permite calibrar a leitura da bateria para mostrar um valor mais realista;
- Calibração dos sticks fácil e intuitiva;
- Possui 2 timers;
- O timer principal pode ser acionado por chave, por posição do acelerador ou proporcional ao acelerador, além dos botões menu e exit;
- Permite "Instatrim", pode-se definir uma chave para trimar o modelo, definindo o subtrim para a posição atual dos sticks+trims e zerando os trims. Para trimar um modelo usando esta chave basta segurá-lo em voo reto e nivelado com os sticks e acionar a chave;
- Mixagem de heli permite bailarina a 120 graus ou 140 graus;
- Função "swash ring" que limita o movimento máximo do cíclico;
- Mixers à vontade;
- Permite configurar velocidade de servos;
- Permite configurar delay ao acionar uma mixagem, por exemplo demorar 1 segundo após acionar flap e descer o flap lentamente, para evitar surpresas nos primeiros voos;
- Permite configurar sequências, por exemplo abrir porta do trem de pouso devagar, descer trem de pouso devagar, fechar porta do trem de pouso;
- Subtrims, endpoints e reverso numa tela só;
- Até 8 curvas de 5 pontos e 8 curvas de 9 pontos que podem ser aplicadas a qualquer mixagem ou comando;
- Permite definir "chaves" virtuais que são acionadas por condições e podem acionar mixers, descer trem de pouso automaticamente, etc;
- Permite definir chave de segurança que trava um ou mais comandos em uma certa posição (bloqueio de acelerador por exemplo);
- Permite associar os canais de saída à vontade. Se quiser usar flaperon em um planador, por exemplo, posso usar canal1 = aileron esquerdo, canal 2 = aileron direito, canal 3 = profundor, canal 4 = leme, sem o motor, e se quiser fazer isto ainda posso usar o acelerador como controle de "camber" com uma curva para fazer um pequeno reflex ou uma grande "flapada";
Além disto, na versão com telemetria é possível só com as modificações de hardware e firmware, módulo FrSky com telemetria e receptor FrSky com telemetria monitorar nível de sinal e tensão. O sensor de tensão consiste de um plug de servo e um divisor resistivo, pode ser comprado pronto ou feito em casa com 1 fio de servo, 1 resistor de 1k5, 1 resistor de 10k, 1 capacitor de 100nF.
Alguns receptores FrSky disponíveis:
- Receptor FrSky de 4 canais com telemetria: mede a tensão da própria alimentação (BEC ou bateria de 4-5 células), útil para pequenos planadores ou glow com bateria NiCd;
- Receptor FrSky de 6 canais com telemetria: mede a tensão do BEC mais uma tensão externa (para a bateria LiPo do modelo, por exemplo);
- Receptor FrSky de 8 canais com telemetria: tem duas entradas analógicas e uma entrada de dados. As analógicas podem medir BEC + bateria do modelo, duas baterias, tensão da bateria do modelo + corrente (com sensor com ACS756), além de permitir ser ligado ao "Hub" de telemetria e conectar a ele GPS (latitude, longitude, velocidade, velocidade máxima, altitude), sensor optico de rotação (RPM), 2 sensores de temperatura, barômetro (atua como altímetro e pode-se configurar alarme de altitude para não ultrapassar o limite legal de 400 pés / 133m), e mais opções estão sendo lançadas;
- Módulo FrSky pode ser ligado a um conversor RS232-Bluetooth e "falar" os valores lidos pela telemetria em celular Android;
Desvantagens:
- Esqueça modo heli/acro/glid, não existe isto. Se quer heli, configure as mixagens necessárias, se quer acro, a mesma coisa;
- Esqueça as mixagens pré-programadas. Existem templates na versão sem telemetria, fora isto é preciso ser modelista e saber o que a mixagem faz. Por exemplo. Alguns exemplos:
Se quiser 2 servos de profundor e 2 ailerons, configure por exemplo CH1 = 100% AIL, CH2 = 100% AIL, CH3 = 100% THR, CH4 = 100% RUD, CH5 = 100% ELE, CH6 = -100% ELE, os subtrims você pode configurar os centros, limites e reversos de cada um e os trims atuam sobre os comandos e não sobre um servo específico;
Se quiser voar uma ZAGI basta fazer CH1 = 50% AIL + 50% ELE, CH2 = 50% AIL - 50% ELE, CH3 = 100% THR.
- Para helis dá mais trabalho para configurar do que no firmware original e é preciso saber o que está fazendo, pois é preciso definir no menu HELI o tipo de bailarina, comando que vai acionar o coletivo e direção de atuação dos comandos do cíclico e coletivo, depois disto é preciso mixar a saída do cíclico no canal que desejar (por exemplo, CH1 = CYC1, CH2 = CYC3, CH3 = CYC3), se quiser usar IDLE0/1/2 é preciso configurar 3 vezes com offsets, percentuais ou curvas a gosto, depois configurar um canal para a saída de giro com o nível desejado para cada posição do IDLE, etc. Feito isto ele dá muito mais opções de regulagens do que a maioria dos rádios do mercado.
Vantagens:
- Memória para até 16 modelos com nome;
- Até 16 canais (vide abaixo);
- Saída PPM configurável para normal ou reverso, largura de pulso desejada, quantidade de canais desejada (4/6/8/10/12/14/16, útil com DragonLink ou módulo JETI de 16 canais). O módulo original só suporta 8 canais;
- Pode ser configurado para utilizar dois módulos, um ligado na traseira normalmente e outro usando o sinal de trainer (é preciso fazer a ligação na placa), criando um sistema de 8 + 8 canais (16 canais proporcionais);
- Muito mais fácil de editar nomes;
- Permite usar qualquer chave para qualquer coisa;
- Permite usar dual rate em uma única chave, à preferência do usuário;
- Permite usar triplo-rate;
- Permite configurar o nome do usuário
- O modo de bip é configurável entre silencioso, apenas alarmes, extra-curto, curto, normal, longo, extra-longo, para não acordar a família toda enquanto configura rádio de noite;
- O modo de som pode ser configurado entre bip normal e PiSpkr. No PiSpkr ele é multitonal, dá para acompanhar pela tonalidade o funcionamento dos trims;
- Permite configurar o alarme da bateria na tensão que quiser;
- Permite configurar alarme de inatividade, para "reclamar" se você esquecê-lo ligado;
- Permite configurar uma chave para ligar o backlight, ou ligar por x segundos quando se aperta alguma tecla ou quando se move os sticks;
- Permite configurar alarme de acelerador ou não;
- Permite configurar alarme de chave ou não;
- Se um dos alarmes acima reclamar ao ligar, ele diz qual ou quais chaves estão ativas e permite dar um "OK" apertando alguma tecla em vez ficar movendo todas;
- Permite alterar valores ou letras com o potenciômetro AUX2 em vez de usarndo "-" E "+";
- o "-" E "+" ficam em uma posição mais intuitiva;
- Permite configurar uma zona morta do centro do stick (para acessabilidade);
- Modo trainer muito melhor que na maioria dos rádios, lê o sinal do outro rádio como se fossem as posições dos sticks, permite ajustar o centro facilmente e aplicar a lógica que quiser. Por exemplo, costumo passar os comandos para os alunos mas ficar com o acelerador para mim nos primeiros voos. Não é preciso mixar e trimar o rádio do aluno igual ao do professor;
- Funciona como instrutor ou aluno para a maioria dos rádios do mercado pois entende PPM normal ou reverso e qualquer ordem de canais;
- Tem tela de diagnósticos;
- Permite calibrar a leitura da bateria para mostrar um valor mais realista;
- Calibração dos sticks fácil e intuitiva;
- Possui 2 timers;
- O timer principal pode ser acionado por chave, por posição do acelerador ou proporcional ao acelerador, além dos botões menu e exit;
- Permite "Instatrim", pode-se definir uma chave para trimar o modelo, definindo o subtrim para a posição atual dos sticks+trims e zerando os trims. Para trimar um modelo usando esta chave basta segurá-lo em voo reto e nivelado com os sticks e acionar a chave;
- Mixagem de heli permite bailarina a 120 graus ou 140 graus;
- Função "swash ring" que limita o movimento máximo do cíclico;
- Mixers à vontade;
- Permite configurar velocidade de servos;
- Permite configurar delay ao acionar uma mixagem, por exemplo demorar 1 segundo após acionar flap e descer o flap lentamente, para evitar surpresas nos primeiros voos;
- Permite configurar sequências, por exemplo abrir porta do trem de pouso devagar, descer trem de pouso devagar, fechar porta do trem de pouso;
- Subtrims, endpoints e reverso numa tela só;
- Até 8 curvas de 5 pontos e 8 curvas de 9 pontos que podem ser aplicadas a qualquer mixagem ou comando;
- Permite definir "chaves" virtuais que são acionadas por condições e podem acionar mixers, descer trem de pouso automaticamente, etc;
- Permite definir chave de segurança que trava um ou mais comandos em uma certa posição (bloqueio de acelerador por exemplo);
- Permite associar os canais de saída à vontade. Se quiser usar flaperon em um planador, por exemplo, posso usar canal1 = aileron esquerdo, canal 2 = aileron direito, canal 3 = profundor, canal 4 = leme, sem o motor, e se quiser fazer isto ainda posso usar o acelerador como controle de "camber" com uma curva para fazer um pequeno reflex ou uma grande "flapada";
Além disto, na versão com telemetria é possível só com as modificações de hardware e firmware, módulo FrSky com telemetria e receptor FrSky com telemetria monitorar nível de sinal e tensão. O sensor de tensão consiste de um plug de servo e um divisor resistivo, pode ser comprado pronto ou feito em casa com 1 fio de servo, 1 resistor de 1k5, 1 resistor de 10k, 1 capacitor de 100nF.
Alguns receptores FrSky disponíveis:
- Receptor FrSky de 4 canais com telemetria: mede a tensão da própria alimentação (BEC ou bateria de 4-5 células), útil para pequenos planadores ou glow com bateria NiCd;
- Receptor FrSky de 6 canais com telemetria: mede a tensão do BEC mais uma tensão externa (para a bateria LiPo do modelo, por exemplo);
- Receptor FrSky de 8 canais com telemetria: tem duas entradas analógicas e uma entrada de dados. As analógicas podem medir BEC + bateria do modelo, duas baterias, tensão da bateria do modelo + corrente (com sensor com ACS756), além de permitir ser ligado ao "Hub" de telemetria e conectar a ele GPS (latitude, longitude, velocidade, velocidade máxima, altitude), sensor optico de rotação (RPM), 2 sensores de temperatura, barômetro (atua como altímetro e pode-se configurar alarme de altitude para não ultrapassar o limite legal de 400 pés / 133m), e mais opções estão sendo lançadas;
- Módulo FrSky pode ser ligado a um conversor RS232-Bluetooth e "falar" os valores lidos pela telemetria em celular Android;
Desvantagens:
- Esqueça modo heli/acro/glid, não existe isto. Se quer heli, configure as mixagens necessárias, se quer acro, a mesma coisa;
- Esqueça as mixagens pré-programadas. Existem templates na versão sem telemetria, fora isto é preciso ser modelista e saber o que a mixagem faz. Por exemplo. Alguns exemplos:
Se quiser 2 servos de profundor e 2 ailerons, configure por exemplo CH1 = 100% AIL, CH2 = 100% AIL, CH3 = 100% THR, CH4 = 100% RUD, CH5 = 100% ELE, CH6 = -100% ELE, os subtrims você pode configurar os centros, limites e reversos de cada um e os trims atuam sobre os comandos e não sobre um servo específico;
Se quiser voar uma ZAGI basta fazer CH1 = 50% AIL + 50% ELE, CH2 = 50% AIL - 50% ELE, CH3 = 100% THR.
- Para helis dá mais trabalho para configurar do que no firmware original e é preciso saber o que está fazendo, pois é preciso definir no menu HELI o tipo de bailarina, comando que vai acionar o coletivo e direção de atuação dos comandos do cíclico e coletivo, depois disto é preciso mixar a saída do cíclico no canal que desejar (por exemplo, CH1 = CYC1, CH2 = CYC3, CH3 = CYC3), se quiser usar IDLE0/1/2 é preciso configurar 3 vezes com offsets, percentuais ou curvas a gosto, depois configurar um canal para a saída de giro com o nível desejado para cada posição do IDLE, etc. Feito isto ele dá muito mais opções de regulagens do que a maioria dos rádios do mercado.