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Enviado: Sex Jul 27, 2012 10:54 am
por heitorc
Com relação à Taxa de Compressão aqui explanada, ela é uma medida estática e não faz diferença em qualquer tipo de motor. Talvez tu estejas referindo-se à Taxa de Compressão dinâmica do motor, que ai é efetivamente medida de outra forma, e os cálculos são mais complexos, pois levam em conta o projeto do motor, que então leva em conscideração, neste caso de motor 2T, o desenho e posição das janelas de admissão, transferência e escape do motor, mas que além de serem fixos e serem mais difíceis de alterar, são características que afetam completamente o funcionamento de um motor 2T, e são alterações válidas apenas em motores específicos para competição, onde não à comprometimento com consumo, facilidade de regulagem e durabilidade.

Enviado: Sex Jul 27, 2012 6:42 pm
por Beef
Pois é, compreendo e agradeço sua informação, agora no meu entendimento a transformação de um motor a metanol em gasolina por características químicas e físicas de cada um, exigem que o motor seja destaxado, para que não aconteça auto ou pré-ignição, aquecimento, perda de potencia e outros, por isso estou tentando encontrar um método para calcular o quanto tenho que aumentar a câmara de combustão para obter uma taxa razoável, ou até vou acabar desistindo, apesar de gostar do desafio........obrigado, abraço.

Enviado: Sex Jul 27, 2012 7:10 pm
por heitorc
É que num motor de pequena cilindrada como os de aeromodelo é complicado medir os CC (centímetros cúbicos|) que estão na câmara de combustão. Precisa de uma bureta graduada em décimos de milímetros. Se tu sabes qual a Taxa de Compressão que precisa ter o motor para funcionar à gasolina, podes medir com uma bureta ( em décimos de milímetros ) a câmara de compressão(com o pistão no PMS naturalmente, com o motor na vertical e com o cabeçote para cima e nivelado na horizontal, através da rosca da vela), e dai calcular quantos décimos de milímetro precisa aumentar a espessura da junta do cabeçote(se for para diminuir a Taxa de Compressão). Bom trabalho.

Enviado: Sex Jul 27, 2012 8:43 pm
por Camacho
[quote:47c901660f="heitorc"]Precisa de uma[b:47c901660f] bureta[/b:47c901660f] graduada em décimos de milímetros.[/quote:47c901660f]
pipeta.. mas o procedimento é ese mesmo.é bem complicado(pra nao dizer impossivel).
apenas trocando de glow pra gasolina, quem fez relata perda de 15 a 25%... se destaxar vai perder mais...
se vai tentar a conversao(eu mesmo estou com um kit para converter meu OS BGX, mas vou converter para alcool de posto) aconselho nao mexer na taxa, principalmente em motor pequeno.
ABRACOS

Enviado: Sex Jul 27, 2012 9:38 pm
por Beef
Pois é, o procedimento correto é esse mesmo, já cubamos motor de carro assim, com óleo hidráulico e uma bureta, o problema é que a capacidade da câmara de um motor que tem perto de 20cc deve dar uma medida decimal com certeza, quanto a perda de potencia talvez seja até maior sem destaxar, porque motor á gasolina ou outro com taxa acima do indicado para o combustível gira menos e perde bastante potencia........vou tentar fazer uma medição com uma seringa de insulina e óleo hidráulico p ver o que da, e medir tb um motor gasolina 26cc que tenho p fazer uma medida comparativa em relação a cilindrada e depois vou postar p pegar umas opiniões.....valeu.

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 11:38 pm
por Wellington_BH
Qual seria a taxa de compressão procurada para a conversão? Foi citado 7,5 a 9 para o glow, meu DLE20 é 10,5. Se essa for uma boa referência, então nessa tranformação teria que aumentar a taxa, não?

Enviado: Dom Jul 29, 2012 7:00 pm
por Beef
Pois é, essa é minha maior duvida, pois contraria a lógica da taxa de compressão em relação aos combustíveis, será que a taxa referida no a gasolina tem o calculo básico? (pi . r2 . curso + vol câmara /vol câmara ou pi . r2 .curso / vol câmara resultado mais 1 ) ou a medida da taxa real acima da janela de descarga, por isso vou cubar 0 120ax e o crcc 26 para comparar.........

Enviado: Seg Set 17, 2012 4:08 pm
por Wellington_BH
E então, conseguiu cubar os motores...?

Enviado: Qua Fev 12, 2014 5:25 pm
por lucioneto
Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..

Enviado: Qui Fev 13, 2014 6:52 am
por Camacho
[quote:ff6adf2a5d="lucioneto"]Camacho, é possivel ter uma "idéia" de como está a taxa de compressão do motor apenas girando a hélice com a mão e sentindo o "pulsar" do motor? Exemplo chulo: se for mais "duro" pra girar a compressão está boa, se for mais "mole" pra girar a compressão está ruim? Desculpe se falei bobagem..[/quote:ff6adf2a5d]
sim e não.... :shock:

o que que você está verificando não é a taxa de compressão estática, pois ela não se altera durante a vida útil.... é apenas o estado físico do motor (compressão dinâmica). o quanto ele está perdendo devido ao desgaste.

para se ter esta 'idéia' é preciso ter um referencial, ou seja, ter em mãos um motor novo, que não tenha sido utilizado, e um motor com compressão quase inexistente.
tendo estes referenciais, é possível PRESUMIR se um motor tem 'compressão' satisfatória ou não.

lembrando que motor ABC(ou similares) e anelado tem comportamentos diferentes nesse caso, e um não serve de parâmetro ao outro.
ABRAÇOS