Tucano da Radar a gasolina, decepção Hitec!!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Bom galera acabei de comprar outro tucano na Hobby Delivery, acho que consegui a ultima unidade lá.

Fiquei com o gostinho na boca e não irei desistir de montá-lo.

Farei as seguintes modificações:

Servos para o profundor, ailerons e leme: Hitec HS-625MG High Speed 2BB Metal Gear Servo

Servos para o acelerador: Hitec HS-5625MG Digital High Speed Metal Gear BB Servo

Segundo um colega de pista que entende muito de motores a gasolina ele recomenda o uso de um servo digital no acelerador devido a precisão melhorando a regulagem da baixa.

Após confirmarem a compra na HD e chegar o tucano posto as fotos da conversão para vocês.

Fico aqui a disposição para sugestões dos servos e saber se esses estariam mais indicados.

Irei novamente de Hitec, espero que dessa vez obtenha sucesso!
Avatar do usuário
o0_jair_0o
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Dez 10, 2010 10:55 am
Localização: Dourados-MS

Mensagem por o0_jair_0o »

Legal a sua aquisição. o meu chegou hoje, ainda estou na duvida de coloco motor gasolina ou eletrico. Parado tem um RCG 20cc, mas acho que vou acabar eletrificando, tem um motor T-Tiger de 4120 550kv que promete.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

[quote:7a14c527da="o0_jair_0o"]Legal a sua aquisição. o meu chegou hoje, ainda estou na duvida de coloco motor gasolina ou eletrico. Parado tem um RCG 20cc, mas acho que vou acabar eletrificando, tem um motor T-Tiger de 4120 550kv que promete.[/quote:7a14c527da]

Bom... se realmente meu conselho valer algo vá de gasolina. Fiquei apaixonado pelo barulho do motor num aero escala como esse, que por sinal, o som faz parte da escala do modelo.

Quando o pessoal da pista viu o tucaninho amaciando o motor e passando na pista com aquele som veio um monte me perguntar onde que eu tinha comprado o motor.

Sei que tem a gelera fã dos elétricos e sei que os elétricos tem suas vantagens mas para mim nada substitui o prazer da regulagem e o barulho do motor.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

até certo ponto concordo com você flumauricio, também sou extremamente fã dos motores combustão... mas no caso em questão, Tucano, não gosto do ronco do motor gasolina... fica totalmente irreal se comparado à um tucano real, onde se percebe bem o ronco do turbo-hélice utilizado... eu voei um Tucano desse da Radar, de um amigo, com motor 91 4t da OS... em vôo é uma beleza, mas já vi que o motor mais pesadinho faz ele vir bastante veloz pra pouso, mesmo flapeado... eu iria no motor mais leve possível, onde se consiga uma relação peso X potência boa... o elétrico nessa caso Jair, seria uma boa opção... acho que o 20cc vá ficar meio pesadinho no nariz desse aero, e o peso final vai ficar bem alto (ainda mais pela quantidade de servos que vai nesse avião, por conta de flaps e trem retrátil)...

(lembrando que isso é opinião minha, nada contra o uso do motor gasolina no aero)
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Eu adorei o ronco do motor a gasolina, isso realmente vai de gosto pessoal.

Estou utilizando nele um motor 17CC que não ficou tão mais pesado que um glow 91 4T.

O CG ficou correto, levemente adiantado.

O aero se comportou muito bem e conseguiu voar lento, infelizmente não chegamos a finalizar o pouso por causa do problema mencionado no tópico.

O que tem que tomar cuidado é o reforço na estrutura por causa da vibração, isso se resolve com um pouco de epoxy + alcool isopropilico pincelado nas uniões das carvernas e partes estruturais.

Acho que um 20CC é muito "estupido" para esse aero, o 17CC já ficou muito forte e o acelerador acredito que voe boa parte do tempo com 1/3 a 1/2, imagina o 20CC.
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

Fica tranquilo cara, e bola pra frente...

Só derruba aeromodelo que voa, saiba disso, que não voa nunca vai quebrar, rs...

Da uma olhada:

[img:d4f5ed59de]http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/552432_398193440244604_724208127_n.jpg[/img:d4f5ed59de]

Caiu este fim de semana... A minha perda foi um pouquinho maior :( Sbach 300 25%, sem contar que 3 servos, e o rx quebraram...
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
cmteborba
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 5:54 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por cmteborba »

Nesse caso, qual eletrico equivaleria a um 20cc ou 26cc para puxar 6kg a 7kg??
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:c2b4d575b4="cmteborba"]Nesse caso, qual eletrico equivaleria a um 20cc ou 26cc para puxar 6kg a 7kg??[/quote:c2b4d575b4]
Se um Gas 20/26CC for equivalente a um glow 1.60, acho que esse [b:c2b4d575b4][color=red:c2b4d575b4]motorzinho[/color:c2b4d575b4][/b:c2b4d575b4] aqui deve dar conta:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19040__Turnigy_G160_Brushless_Outrunner_290kv_160_Glow_.html[/url]
[img:c2b4d575b4]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/g160-19040.jpg[/img:c2b4d575b4]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Um glow 1.60 aproxima ou iguala um 40cc gasolina.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Desenterrando o Tópico.... acabei de voltar da pista para estrear meu Avistar Hobbico 40... montei ele com motor ASP FS-61, 2 Servos Futaba 3004 ( Acelerador e Leme) e 2 Hitec HS-485 ( Profundor e Aileron)... primeiro voo tudo perfeito, nem precisei trimar....
Segundo voo, depois de 5 minutos entro em uma curva a esquerda para retorna para pista.... aero afunda e não consigo trazer de volta.... pensei em perda do motor, bombei o acelerador e aumentou a velocidade, tirei motor mas o nariz não levantava... até ir de cara com um morro na cabeceira da pista,.... asa partiu no meio.... fuselagem quebrou a caUda.... trouxe o resto para a pista e começamos a verificar o ocorrido...RX Ok ( FrSky) , servos do acelerador e leme OK... tirei o servo do aileron e tudo OK.... mas servo do profundor, não respondia... coloquei no canal do aileron e nada.... Lenhei um aero novinho porque acreditei neste servo Hitec HS-485....mais forte, engrenagem de Karbonite.... podia ter colocado tudo Futaba... o pior de tudo é que todos meus aeros estão com Hitec... vou mandar um e-mail para eles com fotos do ocorrido, sei que não vai dar em nada... mas ele tem que saber que tem pessoas perdendo aeros por falha em seus produtos...
Responder