Página 3 de 4

Enviado: Qua Jul 25, 2012 8:39 pm
por caioect
É isso mesmo! O servo HXT900 é bem fortinho! Chega a 1.8kg.cm!

Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!

Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!

Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!

Abs,

Caio

Enviado: Qua Jul 25, 2012 8:51 pm
por Mac2
[quote:fd236bf01d="caioect"]É isso mesmo! O servo HXT900 é bem fortinho! Chega a 1.8kg/cm!

Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!

Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!

Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!

Abs,

Caio[/quote:fd236bf01d]
Caio, para efeito de comparação com estes Hitec 81 e 82MG seria interessante o teste dos HXT D-MG16
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6608[/url]

Tenho usado estes HXT em substituição aos HS-81 que quebram a engrenagem muito facilmente.

Abs

Marco Aurelio

Enviado: Qua Jul 25, 2012 9:52 pm
por caioect
Mac, Bem que o servo HS-81 poderia vir com engrenagens de Karbonite que são mais resistentes que as de nylon.

Já tive problema com as engrenagens de nylon dos servos GWS que também são bem frágeis.

O servo HXT D-MG16 seria equivalente ao HS-82MG! Infelizmente não tenho esse servo aqui para testar.

Enviado: Qui Jul 26, 2012 1:26 am
por caioect
Teste do servo Hitec HS-82 Metal Gear

Valores de Pico:



Gráfico do torque em função da corrente:



Servo forte, porém com alto consumo!

Abs,

Caio

Enviado: Qui Jul 26, 2012 2:21 pm
por caioect
Teste do servo Hitec HS-81

Valores de pico:



Gráfico do torque em função da corrente:



Durante um dos testes de pico ouvi um click nas engrenagens. Logo em seguida o servo começou a girar em falso. Realmente, as engrenagens deste servo são muito fracas! Não suportaram os testes!

Abs,

Caio

Enviado: Qui Jul 26, 2012 2:26 pm
por Marco Antonio
Observe que com exceção do HXT 900 todos tem um patamar de consumo estável e depois apresentam sobrecarga. Esse é o ponto onde não se deve passar, depois dele o servo entra em sobrecarga.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.

Enviado: Qui Jul 26, 2012 2:51 pm
por caioect
Provavelmente o servo HXT900 possui um patamar próximo a 1.6 kg.cm já que as medidas sucessivas de pico mostram uma redução do torque de 1.8 kg.cm para 1.6 kg.cm. Precisaria coletar mais dados nesta região para confirmar isto.

Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.

Dúvida

Enviado: Qui Jul 26, 2012 2:51 pm
por IRSegate
Os valores são de pico né, ou seja quando acionado, após um período na mesma posição o valor deve cair ou não? e na trimagem o arrasto vai gerar força, portanto mais consumo, é isso?

Desculpe a ignorância...

Isaque Segate

Enviado: Qui Jul 26, 2012 3:10 pm
por caioect
Os valores das fotos são de pico. Aciono completamente o servo e aguardo ~5s para coletar os dados. Em seguida retiro o servo da sobrecarga. Aguardo alguns segundos e refaço a medida. Repito o procedimento umas 5 vezes.

Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.

Enviado: Qui Jul 26, 2012 5:35 pm
por IRSegate
Caio, muito legal esses ensaios, parabéns pela iniciativa, estou acompanhando.

Isaque Segate