Guardar querosene

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Leo_Zanetti
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Sex Ago 07, 2009 7:56 pm
Localização: Assis, SP

Guardar querosene

Mensagem por Leo_Zanetti »

Olá amigos, gostaria de sanar uma dúvida com os mais experientes.
por quanto tempo o querosene ja devidamente preparado com óleo pode ficar guardado ??
tenho alguns litros aqui que ja estão estocados a mais de 40 dias e não sei se há algum problema nisso.

desde já agradeço a todos.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Eu vi em um video da GreenRt o Sergio falando que com o tempo, o querosene cria uma especie de fungo, parecendo um "ourico" e que isso pode obstruir a passagem do combustivel...
Mas nao sei com qto tempo isso ocorre.
Vc coloca algum filtro na saida do galao, na mangueira que vc usa para abastecer o jato?

abs
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Zaneti o video e esse aqui...

http://www.greenrt.com.br/index.php/component/content/article/2-uncategorised/3-workshop

assisti que ele fala no final sobre armazenamento de combustivel...

pergunta... vc esta conseguindo comprar querosene normal?
como vc esta fazendo??

abs
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

[quote:ead7670971="rsdeus"]Eu vi em um video da GreenRt o Sergio falando que com o tempo, o querosene cria uma especie de fungo, parecendo um "ourico" e que isso pode obstruir a passagem do combustivel...
Mas nao sei com qto tempo isso ocorre.
Vc coloca algum filtro na saida do galao, na mangueira que vc usa para abastecer o jato?

abs[/quote:ead7670971]

A história do fungo é a seguinte: se houver água no querosene (exemplo, aviões que voam em regiões de alta humidade) então pode aparecer um fungo que viverá na interface água/querosene alimentando-se de cadeias de carbono e formar colônias (aspecto preto). Estsa podem de fato entupir filtros ou tubulações muito finas ou aderirem às paredes metálidas dos tanques e causar corrosão. É um grande problema na aviação. No nosso caso, armazenando quantidades da order de 20, 40, 50 litros e com uso regular acho que fungo não deve ser problema. Digitem no google 'aviation fuel microbiological contamination'.

[]

Mucio
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Re: Guardar querosene

Mensagem por Mucio Viana Jr »

[quote:a760b3200c="Leo_Zanetti"]Olá amigos, gostaria de sanar uma dúvida com os mais experientes.
por quanto tempo o querosene ja devidamente preparado com óleo pode ficar guardado ??
tenho alguns litros aqui que ja estão estocados a mais de 40 dias e não sei se há algum problema nisso.

desde já agradeço a todos.[/quote:a760b3200c]

Leo,

Não pega nada se ficou estocado em local escuro e fechadinho sem humidade e sem estar ventilado para a atmosfera. Se ficou ventilado, ele perdeu algumas cadeias leves de carbono que não farão falta e com este tempo seco duvido que houve condensação de água. A exposição ao calor poderia levar a formação de goma, mas tem que ser acima do 50°C.

Mucio
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Avatar do usuário
Leo_Zanetti
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Sex Ago 07, 2009 7:56 pm
Localização: Assis, SP

Mensagem por Leo_Zanetti »

[quote:452bd0d296="rsdeus"]Zaneti o video e esse aqui...

http://www.greenrt.com.br/index.php/component/content/article/2-uncategorised/3-workshop

assisti que ele fala no final sobre armazenamento de combustivel...

pergunta... vc esta conseguindo comprar querosene normal?
como vc esta fazendo??

abs[/quote:452bd0d296]

Este querosene eu comprei de um amigo de pista, não sei dizer qual a fonte dele, mas dizem que esta difícil comprar ...
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Não está fácil comprar querosene. Acho que pderíamos começar a nos movimentar e ver se a Cobra não poderia nos ajudar.
AsantosJr
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Mai 24, 2012 10:40 am
Localização: Araguaína-TO

Mensagem por AsantosJr »

Aqui na cidade que eu moro, o Aeroporto está com mania de fechar. Rsrs
Mas quando o aeroporto está aberto é bem tranquilo para comprar. Igual comprar combustível em posto comum.
Está é uma vantagem de voltar a morar nos confins do Brasil.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:51ffc4d6e1="mvianajr"][quote:51ffc4d6e1="rsdeus"]Eu vi em um video da GreenRt o Sergio falando que com o tempo, o querosene cria uma especie de fungo, parecendo um "ourico" e que isso pode obstruir a passagem do combustivel...
Mas nao sei com qto tempo isso ocorre.
Vc coloca algum filtro na saida do galao, na mangueira que vc usa para abastecer o jato?

abs[/quote:51ffc4d6e1]

A história do fungo é a seguinte: se houver água no querosene (exemplo, aviões que voam em regiões de alta humidade) então pode aparecer um fungo que viverá na interface água/querosene alimentando-se de cadeias de carbono e formar colônias (aspecto preto). Estsa podem de fato entupir filtros ou tubulações muito finas ou aderirem às paredes metálidas dos tanques e causar corrosão. É um grande problema na aviação. No nosso caso, armazenando quantidades da order de 20, 40, 50 litros e com uso regular acho que fungo não deve ser problema. Digitem no google 'aviation fuel microbiological contamination'.

[]

Mucio[/quote:51ffc4d6e1]

Eu acho que deve dar problema depois de alguns meses...
mas bem fechado eu acho que nao pega nada...

abs
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:58689589a3="mvianajr"]Não está fácil comprar querosene. Acho que pderíamos começar a nos movimentar e ver se a Cobra não poderia nos ajudar.[/quote:58689589a3]

Verdade em Mucio, poderiamos mandar alguns emails para o Cobra relatando isso...
Eu ainda nao fui comprar querosene, mas so estou com os relatos...
esse semestre eu estou tendo que cursar umas materias na unicamp, la em campinas mesmo, no caminho eu passo por jundiai e se eu nao me engano mais 1 ou 2 aerodromos...

qdo eu tiver um tempinho eu vou parar para perguntar...
se eles venderem eu aviso vcs...

ai a gente pode fazer um esquema para comprar, pq eu vou precisar, ai ja compra a mais para a galera...
Responder