Usando Altimetro no Wakefield
- betocastrucci
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Usando Altimetro no Wakefield
Eu comprei um desses altímetros que vendem na HK para mensurar os voos de treino com meus Wakefields (F1B). O treco pesa com bateria de 50ma e cabinhos menos de 5g, colocado no cg não intefere muito no voo de um modelo que pesa mais de 230g em voo.
Depois dos voos descarrega-se os dados num micro via USB e através de um programa especifico traça-se os gráficos com altitude x tempo de voo (e de graça mede a temperatura também). Com isso dá para saber como está a razão de planeio, a que altura o modelo chega, essas coisinhas bem básicas que eu sempre quis saber. Refaz a trimagem, lança de novo e compara com os voos anteriores para ver se melhorou ou não a mudança efetuada.
Recomendo... 8)
Alguns exemplos, voo do meu modelo hibrido fuselagem Vivchar com asa Alex Cruzeiev (do F1Br), Notem o dt funcionando ao final do voo:
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2049267350102601432zQMEEu][img:60a41a2614]http://inlinethumb17.webshots.com/51856/2049267350102601432S600x600Q85.jpg[/img:60a41a2614][/URL]
Utilizando o paint para fazer umas projeções para saber quanto seria necessário subir para fazer um voo de uns 150 segundos de planeio:
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2593340070102601432aacyja][img:60a41a2614]http://inlinethumb05.webshots.com/48452/2593340070102601432S600x600Q85.jpg[/img:60a41a2614][/URL]
Nestes voos usei pouca carga, somente para testar a razão de planeio.
Depois com o modelo #47, um Vivchar mais antigo, onde o modelo plana até chegar ao solo (esqueci do dt???):
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2443574350102601432xRzkmm][img:60a41a2614]http://inlinethumb49.webshots.com/49904/2443574350102601432S600x600Q85.jpg[/img:60a41a2614][/URL]
Depois dos voos descarrega-se os dados num micro via USB e através de um programa especifico traça-se os gráficos com altitude x tempo de voo (e de graça mede a temperatura também). Com isso dá para saber como está a razão de planeio, a que altura o modelo chega, essas coisinhas bem básicas que eu sempre quis saber. Refaz a trimagem, lança de novo e compara com os voos anteriores para ver se melhorou ou não a mudança efetuada.
Recomendo... 8)
Alguns exemplos, voo do meu modelo hibrido fuselagem Vivchar com asa Alex Cruzeiev (do F1Br), Notem o dt funcionando ao final do voo:
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2049267350102601432zQMEEu][img:60a41a2614]http://inlinethumb17.webshots.com/51856/2049267350102601432S600x600Q85.jpg[/img:60a41a2614][/URL]
Utilizando o paint para fazer umas projeções para saber quanto seria necessário subir para fazer um voo de uns 150 segundos de planeio:
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2593340070102601432aacyja][img:60a41a2614]http://inlinethumb05.webshots.com/48452/2593340070102601432S600x600Q85.jpg[/img:60a41a2614][/URL]
Nestes voos usei pouca carga, somente para testar a razão de planeio.
Depois com o modelo #47, um Vivchar mais antigo, onde o modelo plana até chegar ao solo (esqueci do dt???):
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2443574350102601432xRzkmm][img:60a41a2614]http://inlinethumb49.webshots.com/49904/2443574350102601432S600x600Q85.jpg[/img:60a41a2614][/URL]
Beto
- alexcmag
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Eu admiro o voo livre mas ainda não tenho tempo suficiente para poder me arriscar nesta área, que exige uma dedicação maior e uma técnica mais apurada que RC.
Estou com telemetria nos RC ultimamente e um monte de gente diz que é inútil.
Com certeza um monte de gente vai dizer que altímetro é inútil, mas para quem é curioso é muito divertido, para quem é perfeccionista é uma ferramenta a mais para analisar quanto o modelo sobe ou plana com um certo setup, e para quem é competitivo é uma carta na manga, adorei.
Estou com telemetria nos RC ultimamente e um monte de gente diz que é inútil.
Com certeza um monte de gente vai dizer que altímetro é inútil, mas para quem é curioso é muito divertido, para quem é perfeccionista é uma ferramenta a mais para analisar quanto o modelo sobe ou plana com um certo setup, e para quem é competitivo é uma carta na manga, adorei.
- eduardo.jr
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- betocastrucci
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[quote:28f935cdf6="alexcmag"]é uma carta na manga[/quote:28f935cdf6]
Está mais para uma cartola... :D :D :D :D
Como não temos um campo muito grande, é quase impossível fazermos voos de 3 minutos sem que o modelo vá muito longe, a não ser em dias de vento zerado. Então colocamos o determalizador com tempos próximos a 1 minuto e meio, que nos permite treinar o lançamento, acompanhar a subida e o planeio mas sem muita precisão de quanto poderia ter sido a duração do voo. Com o altímetro podemos estimar este tempo de voo, e sabermos se estamos ou não no caminho certo.
Está mais para uma cartola... :D :D :D :D
Como não temos um campo muito grande, é quase impossível fazermos voos de 3 minutos sem que o modelo vá muito longe, a não ser em dias de vento zerado. Então colocamos o determalizador com tempos próximos a 1 minuto e meio, que nos permite treinar o lançamento, acompanhar a subida e o planeio mas sem muita precisão de quanto poderia ter sido a duração do voo. Com o altímetro podemos estimar este tempo de voo, e sabermos se estamos ou não no caminho certo.
Beto
- Eduardo Yamin
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
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- betocastrucci
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[quote:b080e2ddd2="Eduardo Yamin"]Muito bacana poder ver o voo dessa perspectiva.
Uma pergunta, essas pequenas oscilações que tem de aproximadamente de 1metro tanto no planeio quanto na subida, o que seriam?
Na primeria imagem está nítido na metade do planeio um momento de "bom ar" que esticou o voo por uns 10 segundos mais.[/quote:b080e2ddd2]
Ruído. Até parado no solo apresenta essas oscilações.
Uma pergunta, essas pequenas oscilações que tem de aproximadamente de 1metro tanto no planeio quanto na subida, o que seriam?
Na primeria imagem está nítido na metade do planeio um momento de "bom ar" que esticou o voo por uns 10 segundos mais.[/quote:b080e2ddd2]
Ruído. Até parado no solo apresenta essas oscilações.
Beto
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- Registrado em: Dom Jun 24, 2012 11:17 am
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qual modelo de telemetria voce usa? é em tempo real?
preciso de uma com altimetro.
Tárcio Brito
Nazaré - BA
Nazaré - BA
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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Beto... Tenho alguns rastreadores com GPS que transmitem a informação via GPRS e você pode configurar pra transmitir até mesmo de 5 em 5 segundos. Duas formas podem ser utilizadas na recepção. SMS ou UDP/TCP eu tenho um portal de rastreamento que pode armazenar as informações(online) pra você.
Altitude
Velocidade
Coordenadas GPS com mapa
retirando o que não precisa dele e customizando a bateria o peso não deve passar de 15g... Ou menos.
Quer?
Altitude
Velocidade
Coordenadas GPS com mapa
retirando o que não precisa dele e customizando a bateria o peso não deve passar de 15g... Ou menos.
Quer?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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- membro
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- Registrado em: Dom Jun 24, 2012 11:17 am
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INFORMAÇÕES DO RASTREADOR
MARCO, PODERIA ME ENVIAR MAIORES INFORMAÇÕES NO MEU EMAIL? como funciona, quanto custa, etc...
tarciobrito@uol.com.br
obrigado.
tarciobrito@uol.com.br
obrigado.
Tárcio Brito
Nazaré - BA
Nazaré - BA
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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