Usando Altimetro no Wakefield

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:a55a1dcb4c="Marco Antonio"]Beto... Tenho alguns rastreadores com GPS que transmitem a informação via GPRS e você pode configurar pra transmitir até mesmo de 5 em 5 segundos. Duas formas podem ser utilizadas na recepção. SMS ou UDP/TCP eu tenho um portal de rastreamento que pode armazenar as informações(online) pra você.
Altitude
Velocidade
Coordenadas GPS com mapa

retirando o que não precisa dele e customizando a bateria o peso não deve passar de 15g... Ou menos.

Quer?[/quote:a55a1dcb4c]

Marco,

bem interessante o seu rastreador, estamos sempre atrás de algum equipamento que facilite encontrar o modelo mais rapidamente, ou simplesmente encontrar o modelo ponto final :D :D
Atualmente uso um transmissor de VHF (pesa 4g com bateria) que envia pulsos abrindo a fonia a cada 5 segundos aproximadamente. Pela intensidade do sinal (escutando no HT) e triangulando as posições, a gente consegue localizar a posição do modelo. Às vezes é mais "divertida" e "desafiadora" a recuperação do que o próprio voo :D :D :D
Mas o problema de usar o GPRS para enviar a posição é que em geral no lugares que voamos não tem sinal de celular, ou pega muito mal. Acredito mais numa solução autônoma (sem precisar da TIM nem da Vivo :evil: ) como os equipamentos de FPV fazem. O altímetro que eu utilizo grava em memória 8 valores por segundo que é bem razoável para a aplicação, mas é necessário a cada voo retirá-lo do modelo para descarregar os dados num computador pela USB. São dois problemas pois o modelo não tem um lugar para colocar o altímetro que vai preso externamente à fuselagem (que é um tubo com a borracha dentro) e ter que levar o netbook ao campo. O ideal seria descarregar os dados em um smartphone e sem necessidade de desmontar o altímetro.
Beto
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ué.... Coloca um GPS que tento que pesa 5g em um XBEE, que também tenho.

Um Xbee no micro e pronto.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... Senão quiser usar o micro basta fazer um circuitelho com pic, uma memória e um display.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Vou acompanhar esse bate papo de pertinho ta cada vez mais interessante.
e vai que uma dica sobre timer com pic acaba rolando né... rs....
Att
Eduardo
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:50db59d007="Marco Antonio"]Ué.... Coloca um GPS que tento que pesa 5g em um XBEE, que também tenho.

Um Xbee no micro e pronto.[/quote:50db59d007]

Qual o alcance em área aberta? Precisamos de pelo menos uns 2 a 3 km que é o que voa um wakefield com vento moderado. Com vento forte pode chegar fácil nos 5 km. A idéia seria receber os dados no smartphone com GPS que seria usado para poder chegar no modelo.
Beto
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Com uma antena direcional na base pode passar de 5km.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... Se usar o Xbee de 800Mhz pode passar de 15
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... se me permite chefe.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=660579

[img:17d6eb645b]http://www.e-voo.com/forum/files/gps_896.jpg[/img:17d6eb645b]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
tarciobrito
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Jun 24, 2012 11:17 am
Localização: Nazare - BA

MODULO XBEE

Mensagem por tarciobrito »

amigos,
peço que me esclarecam. o xbee é só um equipamento para transmissão dos dados do GPS ou ele é tambem um GPS? para ter a telemetria de velocidade e altitude em tempo real, eu preciso de que? alguem aí vende essa solução?
Tárcio Brito
Nazaré - BA
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Xbee é só transceiver, nada esta pronto, precisa desenvolver... Isso ficou claro nos comentários.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder