Combustão ou Elétrico? FM ou 2,4Ghz?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
leandrofabricio
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Dom Ago 12, 2012 5:09 pm
Localização: São Paulo, SP

Combustão ou Elétrico? FM ou 2,4Ghz?

Mensagem por leandrofabricio »

Olá pessoal,

Estou começando a treinar agora, estou usando um rádio FM emprestado e RealFlight.
Mas já estou planejando a compra do meu próprio equipamento.

Minha principal dúvida é em relação ao motor, se possível gostaria de montar um treinador a combustão. ALgumas pessoas me falaram que eu teria que começar com elétrico e tal, mas pensando pelo investimento e pelo tempo de vôo proporcionando eu estou mais para um motor a combustão mesmo.

Então... É muito mais difícil começar com um glow do que elétrico?

Outra dúvida é em relação ao rádio, compensa pegar um Futaba FM usado, um Skysport 7 por exemplo ao invés de um novo de 2,4Ghz para começar.

Queria investir em algo que eu pudesse usar por bastante tempo, tanto o rádio, quanto o motor...

Me ajudem por favor.. :D:D:D
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

ok .
sim a certas dificuldades em iniciar com glow , é um pouco mais caro mas não precisa ficar carregando bateria a cada 8 minutos, eletrico é mais em conta.
se for voar glow fica com o futaba fm ou compra futaba 7c 2.4 que durará muito tempo se for voar eletrico , pode usar o skysport7 ou se não compra um turnigy 9x ..
é meio dificil saber se voce vai gostar pq nesse hobby é meio assim 1 evolui , outro nao evolui e outro para com o hobby , mas recomendo começar com eletrico muito mas em conta em tudo... da para usar o fm no eletrico tranquilo , mas recomendo o uso de simulador ok !
ambos tipos quanto eletrico quanto glow durará muito tempo se voce for bom de dedo vai durar um tempão mas isso é só aprender a voar depois é só alegria ou não haha!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

[quote:7aa01bcd0e="luisfhobby"]ok .
sim a certas dificuldades em iniciar com glow , é um pouco mais caro mas não precisa ficar carregando bateria a cada 8 minutos, eletrico é mais em conta.
se for voar glow fica com o futaba fm ou compra futaba 7c 2.4 que durará muito tempo se for voar eletrico , pode usar o skysport7 ou se não compra um turnigy 9x ..
é meio dificil saber se voce vai gostar pq nesse hobby é meio assim 1 evolui , outro nao evolui e outro para com o hobby , mas recomendo começar com eletrico muito mas em conta em tudo... da para usar o fm no eletrico tranquilo , mas recomendo o uso de simulador ok !
ambos tipos quanto eletrico quanto glow durará muito tempo se voce for bom de dedo vai durar um tempão mas isso é só aprender a voar depois é só alegria ou não haha![/quote:7aa01bcd0e]

Até hoje não entendi essa separação de rádio dependendo do tipo de motor. O que muda? Meus aeros são elétricos , sempre acima de 180 cm de envergadura, e usaria o mesmo rádio se mudasse para combustão. O que importa é um rádio que possamos confiar. Combustão ou elétrico, nessas dimensões, irão voar à mesma distância e o preço final é equivalente.
Parece que existe um preconceito, onde só muda a motorização, não dimensão ou mesmo peso.. Nem todos os elétricos são feitos de bandejinha de depron...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

[quote:327d86bb95="Gilberto_CWB"][quote:327d86bb95="luisfhobby"]ok .
sim a certas dificuldades em iniciar com glow , é um pouco mais caro mas não precisa ficar carregando bateria a cada 8 minutos, eletrico é mais em conta.
se for voar glow fica com o futaba fm ou compra futaba 7c 2.4 que durará muito tempo se for voar eletrico , pode usar o skysport7 ou se não compra um turnigy 9x ..
é meio dificil saber se voce vai gostar pq nesse hobby é meio assim 1 evolui , outro nao evolui e outro para com o hobby , mas recomendo começar com eletrico muito mas em conta em tudo... da para usar o fm no eletrico tranquilo , mas recomendo o uso de simulador ok !
ambos tipos quanto eletrico quanto glow durará muito tempo se voce for bom de dedo vai durar um tempão mas isso é só aprender a voar depois é só alegria ou não haha![/quote:327d86bb95]

Até hoje não entendi essa separação de rádio dependendo do tipo de motor. O que muda? Meus aeros são elétricos , sempre acima de 180 cm de envergadura, e usaria o mesmo rádio se mudasse para combustão. O que importa é um rádio que possamos confiar. Combustão ou elétrico, nessas dimensões, irão voar à mesma distância e o preço final é equivalente.
Parece que existe um preconceito, onde só muda a motorização, não dimensão ou mesmo peso.. Nem todos os elétricos são feitos de bandejinha de depron...[/quote:327d86bb95]
é eu tbm não intendi eu loco pra coloca um turnigy 9x no meu treinador glow e quando cheguei no clube os cara falaram voce é loco meu magina ........ se for pra perde sinal vai perde de qualquer maneira haha , mas eu acho que é se o cara cofia mesmo no seu equipamento , mas sim tranquilo com um dx7s , aurora 9 , futaba 10c voce pode voar eletricos é só comprar um receptor dos mais baratos e os mais caros de mais confiabilidade use nos seus aeros mais caros ou seja glow ou gas !

alguem que ler este topico e souber porque não usar um turnigy 9x num glow quais as diferenças obrigado!
Não é o mau tempo que vai me impedir de voar!
leandrofabricio
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Dom Ago 12, 2012 5:09 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por leandrofabricio »

[quote:b7aa7a7b40]se for voar glow fica com o futaba fm ou compra futaba 7c 2.4 que durará muito tempo se for voar eletrico , pode usar o skysport7 ou se não compra um turnigy 9x ..[/quote:b7aa7a7b40]

Então, entre um skyport 7 usado e um turnigy 9x qual seria mais vantagem?? Qual teria mais qualidade?? Penso em gastar até R$400,00 no transmissor e receptor, então o Futaba 7c está fora do orçamento.


[quote:b7aa7a7b40]é meio dificil saber se voce vai gostar pq nesse hobby é meio assim 1 evolui , outro nao evolui e outro para com o hobby , mas recomendo começar com eletrico muito mas em conta em tudo... da para usar o fm no eletrico tranquilo , mas recomendo o uso de simulador ok !
ambos tipos quanto eletrico quanto glow durará muito tempo se voce for bom de dedo vai durar um tempão mas isso é só aprender a voar depois é só alegria ou não haha!
[/quote:b7aa7a7b40]

O que me preocupa no elétrico é a autonomia mesmo, não estou com grana para comprar muitas baterias e elas demoram para recarregar né?! Penso que não ser muito útil me deslocar até uma pista a 30/40km da minha casa e voar 20min e voltar por falta de bateria. Agora um glow daria para levar um galãozinho e "brincar" a tarde inteira.
Vou começar no simulador mesmo, isso sem dúvida. Mas eu tenho certeza que não vou aguentar muito tempo sem comprar o avião e ver qual é a real.[/quote]
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Eu uso o turnigy 9x em modelos glow e elétricos a mais ou menos uma ano e meio, e nunca, NUNCA tive problemas de perda de sinal ou qualquer outra coisa do tipo. Você só precisa ter os cuidados básicos em um radio, principalmente os "xing ling", que seriam:
-Teste de alcance.
-Revisar as soldas e conectores, ver se não tem nenhum fio partido.
-Posicionar corretamente a antena do TX.
-E por ultimo, mas não menos importante, instalar o receptor corretamente dentro do aeromodelo, pois muitas quedas são ocasionadas por má instalação do receptor no avião.
(peço que se eu tenha esquecido de algum item, por favor me avisem, obrigado!)

E somente minha opinião, cada um faz do jeito que quer, eu prefiro o jeito certo.

Abraços e bons voos!
leandrofabricio
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Dom Ago 12, 2012 5:09 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por leandrofabricio »

E em relação ao alcance???
FM futaba ou 2,4Ghz Turnigy?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Por R$400 fora o Turnigy acho que o único rádio 2,4GHz decente que você consegue é o Airtronics AeroSport 5, que testei e apesar de simples é um bom rádio.

Tive um Futaba 7YF com receptores R127, Berg e GWS por anos, mas troquei pelo Turnigy 2.4.

O Futaba era confiável, mas não infalível, algumas vezes tive que trocar cristal por causa de piloto que deixava rádio da mesma frequência na mão de criança. Isto está cada vez mais raro.

Futaba FM não é infalível, já vi caras lenhando com ele por bobeiras como posicionamento errado do receptor ou antena.

Fora alguns problemas crônicos de algumas marcas, a maioria dos problemas em 2,4GHz cai na mesma situação.

Quanto ao alcance, ambos são full-range, o Futaba com Berg testei a mais de 1km (não tinha necessidade de testar além disto), e o Turnigy 9x testei a quase 7km (como é tecnologia mais recente, testei mesmo, o mais longe que pude).

Acho que o maior problema que você vai ter, mesmo, é de preconceito.
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Eu sou louco por combustão principalmente pelo barulho do motor, cheiro de gasolina e o maior realismo mas acho que os elétricos tem umas boas vantagens ainda mais pra iniciantes, são mais leves mais baratos e mais simples de manter e transportar; é mais prático, não precisa regular não faz sujeira e não gasta combustível, que por sinal custa bem caro também, com o preço de um galão você compra várias lipos. Baterias da China hoje em dia tão muito baratas aos poucos você vai adquirindo algumas e logo você terá bateria suficiente pra voar até enjoar, pode recarregar no campo também, ligando o carregador na bateria do carro mas logo você terá várias e não irá precisar.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

[quote:3dc9d57d9b="matheusbolivar"]Eu sou louco por combustão principalmente pelo barulho do motor, cheiro de gasolina e o maior realismo mas acho que os elétricos tem umas boas vantagens ainda mais pra iniciantes, são mais leves mais baratos e mais simples de manter e transportar; é mais prático, não precisa regular não faz sujeira e não gasta combustível, que por sinal custa bem caro também, com o preço de um galão você compra várias lipos. Baterias da China hoje em dia tão muito baratas aos poucos você vai adquirindo algumas e logo você terá bateria suficiente pra voar até enjoar, pode recarregar no campo também, ligando o carregador na bateria do carro mas logo você terá várias e não irá precisar.[/quote:3dc9d57d9b]

Concordo plenamante! Voar combustão ou elétrico é apenas opção pessoal. Alegar que só tem uma bateria é um argumento fora de lógica. Com 3 ou 4 baterias e carregador, dá para voar o dia todo..
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Responder