Qual eletrônica usar LANCHA DE FIBRA

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Desculpe te perguntar, mas esse é o máximo que a sua lancha anda?
Se for, está longe de ficar boa, mas se deseja navegar igual a um rebocador, está ótima.

O Seu hélice é de superfície e está enterrado na água e o seu motor é de baixo KV para essa lancha.

Veja uma andando razoavelmente bem e note a cauda de água que o hélice joga para cima e isso é normal e é aí que a gente vê se o hélice está bem posicionado em uma lancha.


[yt]OvqFRAlrE9w[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9fbe53dd95="William GObbo"]Obrigado Laercio, vou modificando conforme a ajuda de vcs, quanto ao motor, foi o melhor em custoxbeneficio para mim no momento,
vou posicionar a helice novamente e fazer outro teste.[/quote:9fbe53dd95]

Mas em relação custo / benefício, tem tantos outros semelhantes de maior kv, sendo assim, essa de melhor custo / benefício não cola :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .

Motores de baixo kv são para barcos tipo pesqueiros, rebocadores e coisas assim, lanchas de competição, como catamarã ou deep vee, tem que serem motores de alto kv. é o mesmo que botar um motor de 1100 kv em um aeromodelo tipo pylon que pede motores acima de 2500 kv.
Em relação ao hélice, é o mesmo que pegar uma hélices SF de aeromodelo e colocar em um aeromodelo pylon que exige velocidade e não força.
Note que os hélices de barcos são diferentes de hélices de lanchas, não pelo número de pás, mas pelo formato, já que hélices de barcos são arredondados nas pontas e de lanchar, são pontiagudos, pois os hélices de barcos, são hélices submersos e hélices de lanchas, são de superfície, ou seja, ficam no máximo 1/4 dentro d'água.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
William GObbo
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Qua Out 19, 2011 9:43 am
Localização: Primavera do Leste, MT

Mensagem por William GObbo »

eis aqui minha dúvida..
um exempo. A água fica +ou- na linha amarela, então a hélice fica submersa.

[img:6eb308ead5]https://lh6.googleusercontent.com/-SJISDBJPYHU/UJj2OgyzTeI/AAAAAAAAA5g/EKKkf3MGCJ4/s640/01.jpg[/img:6eb308ead5]

então eu teria que modificar a hélce para ela não ficar totalmente submersa.
Para á agua ficar como na linha amarela na foto abaixo?
[img:6eb308ead5]https://lh6.googleusercontent.com/-0oTSDvIm95Q/UJj2P3J-NzI/AAAAAAAAA5k/CAbrJGHe3go/s640/02.jpg[/img:6eb308ead5]
Avatar do usuário
William GObbo
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Qua Out 19, 2011 9:43 am
Localização: Primavera do Leste, MT

Mensagem por William GObbo »

vou aproveitar e mostrar o lago que ainda está em construção aqui na minha bela cidade
[img:9891b844ea]https://lh5.googleusercontent.com/-1zZ8Xhia13Q/UJj2ZkEyoTI/AAAAAAAAA5w/edzmvaYgjqA/s400/306599_430613557002707_1516488984_n.jpg[/img:9891b844ea]
[img:9891b844ea]https://lh4.googleusercontent.com/-R1fgBEE9rJI/UJj2amX1SrI/AAAAAAAAA54/KAXX8r_2eqI/s400/561422_397050707025659_1592459262_n.jpg[/img:9891b844ea]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d430a94bd0="William GObbo"]eis aqui minha dúvida..
um exempo. A água fica +ou- na linha amarela, então a hélice fica submersa.


então eu teria que modificar a hélce para ela não ficar totalmente submersa.
Para á agua ficar como na linha amarela na foto abaixo?
[/quote:d430a94bd0]

Com certeza ficará melhor do que estava antes, mas ainda ficará o baixo kv.
Pelo que vi, esse seu motor aceita bateria 4S, isso já ajuda muito no rpm final.
Como o hélice está um pouco inclinado para baixo, convém deixar o CG da lancha um pouco mais trás e para isso, basta você colocar a lancha na água e observar o calado (calado é a linha da água no casco em termos náuticos) e deixar a popa levemente mais abaixo do que a proa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
i-ELETRIC
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Dom Abr 18, 2010 3:54 am
Localização: são paulo
Contato:

Mensagem por i-ELETRIC »

este esc que vc esta usando aceita 4s?
to achando que vai fritar heheheh

na minha NQD uso o motor 3542 com esc de 70A...
qdo navego com 3s ela não esquenta nada...
qdo coloco 4s da para fritar um ovo heheheh

qto a velocidade...
o conjunto da NQD é um pouco abaixo do que vc montou na sua...
é parece ser bem mais rapida mesmo usando 3s...

mais isso deve ser por causa do peso...
a de fibra é bem mais pesada...
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Então William GObbo

Você já postou as dimensões principais da sua lancha :
comprimento=800mm
largura=240mm
altura=130mm

Agora você poderia postar também o peso total da mesma com todos os acessorios.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
i-ELETRIC
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Dom Abr 18, 2010 3:54 am
Localização: são paulo
Contato:

Mensagem por i-ELETRIC »

e ai!!!

Afundou?
Avatar do usuário
William GObbo
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Qua Out 19, 2011 9:43 am
Localização: Primavera do Leste, MT

Mensagem por William GObbo »

estive observando a traxxas spartan, o casco é próximo do meu, então como nosso amigo Laércio tinha dito, a hélice não fica totalmente submersa, encontrei até uma imagem na net [img:f0e5126c02]https://lh3.googleusercontent.com/-gFLKUakyzw0/ULXw5h3rKEI/AAAAAAAAAKs/2Vey44hw4pE/s640/5708_spartan_ride_pad.jpg[/img:f0e5126c02]
e como o motor que eu tinha o kv era baixo comprei um turnigy D3536 / 5 1450kv
espero que de um melhor resultado.
Avatar do usuário
William GObbo
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Qua Out 19, 2011 9:43 am
Localização: Primavera do Leste, MT

Mensagem por William GObbo »

[yt]Z6iZH9gdiqE[/yt]

LaercioMB, olha só o teste que fiz com um emax 2215-450
ficou muito melhor, mais qual esc seria indicado para esse motor...estava usando um de 30a que tinha parado aqui em casa... mais em 5min torrou.. só deu para fazer o teste mesmo.. mais gostei muito desse motor, só falta um esc agora..
Responder