Qual eletrônica usar LANCHA DE FIBRA

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

O ESC pode torrar não somente pelo consumo do motor, mas também pela má ventilação.
No interior das lanchas, não circula ar e é por isso que existem os motores e ESC's para nautimodelos com refrigeração a água e a falta dessa refrigeração, causa um efeito cascata no aquecimento, pois como não tem como se resfriar corretamente, o calor tende a aumentar cada vez mais e o ar quente a volta do equipamento, tende a favorecer que o equipamento esquente mais rápido ainda.
Esse motor tem até um consumo baixo, mas no caso em que ele foi exposto, o esforço para girar o hélice dentro da água, é muito maior do que girar a engrenagem principal de um helimodelo da classe 450.
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William GObbo
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Mensagem por William GObbo »

a ventilação q estava usando é com um cooler de processador..
um colega me deu a idéia de colocar um glow Sh .21 para ter um bom desempenho..ja que o casco está com mais ou menos 1,2kg
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:54b40c2f8b="William GObbo"]a ventilação q estava usando é com um cooler de processador..
um colega me deu a idéia de colocar um glow Sh .21 para ter um bom desempenho..ja que o casco está com mais ou menos 1,2kg[/quote:54b40c2f8b]

Tá, mas de onde o cooler tirava o ar frio?
E se tirava de fora, por onde o ar quente saía?
Empurrar ar para dentro da lancha sem ter para onde ele sair, é o mesmo que nada.
Se o cooler fica dentro do casco fechado, ele só irá circular ar quente lá dentro, o que acaba sendo totalmente inútil um ventilador dentro da lancha.
Nautimodelismo tem que ser refrigerado a água, por mais que tentemos evitar ou contornar isso.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

É o mesmo que automodelos com motor a combustão, a tampa de cilindro é bem alta, cheia de aletas e fica fora da bolha, pois se ficar dentro, por mais aletas que tenha, o ar não irá passar por elas e não irá refrigerar o motor.
.
Cada setor do modelismo rc, tem suas peculiaridades que dificilmente teremos como mudar.
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Laercio, observando o calado, o helice de superficie, tem que ficar quanto submerso? apenas 1/4 mesmo?

No cado do amigo acima, que está usando um motor brushless de aeromodelo, ele não poderia fazer uma entrada de ar em cima no convés e uma saida logo atraz para resfriar todo o sistema? o problema seria se ele capotar, procede?
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William GObbo
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Mensagem por William GObbo »

Laércio será que eu poderia usar esse motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__23354__Turnigy_TrackStar_3_5T_Sensored_Brushless_Motor_9150KV.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/23354.jpg[/img:8f80dd2d9a]
Specs:
Can Size: 540
Turns: 3.5
RPM/v: 9150kv
Poles: 2
Sensored: Yes (Standard 6 pin harness)
Max voltage: 7.4 (2S)
Max Current: 83A
Max Watts: 615w
Resistance: 0.0021ohm
No Load Current: 13A
Shaft Size: 3.175mm
Can Diameter: 36mm
Can Length: 51.5mm
Weight: 158g

[b:8f80dd2d9a]com esse sistema de refrigeração[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21191__Purple_Aluminum_Water_Cooling_Jacket_36mm_.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/512000016.jpg[/img:8f80dd2d9a]
[b:8f80dd2d9a]e com esse montante?[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12687__36_Size_Adjustable_Motor_Mount_with_Water_Cooling.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HK-523B60.jpg[/img:8f80dd2d9a]

[b:8f80dd2d9a]e o esc pretendido seria esse[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__28224__HobbyKing_120A_Boat_ESC_4A_UBEC.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/28224.jpg[/img:8f80dd2d9a]
Specs:
Constant Current: 120A
Burst Current: 150A
Battery: 2-6S Lipoly
BEC: 5.5v / 4A
Motor Type: Sensorless Brushless
Cooling: Watercooled
Size: 109 x 45.5 x 22mm
Weight: 166.4g

depois das suas dicas resolvi investir em algo seguro, e que não me de dor de cabeça.. desde já agradeço
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:56e9fab5b7="Farleytufao"]Laercio, observando o calado, o helice de superficie, tem que ficar quanto submerso? apenas 1/4 mesmo?

No cado do amigo acima, que está usando um motor brushless de aeromodelo, ele não poderia fazer uma entrada de ar em cima no convés e uma saida logo atraz para resfriar todo o sistema? o problema seria se ele capotar, procede?[/quote:56e9fab5b7]

Procede, hélices de superfície só ficam 1/4 no máximo dentro da água e em relação a entrada e saída de ar, pode considerar como entrada e entrada de água caso ele capote e vai capotar com certeza, pois isso acontece.

Eu nem sabia que existiam tipos diferentes de hélices, até um nautimodelista me falar sobre isso e a estória acredito que já deva conhecer, pois contei ela duas vezes aqui no fórum.

Em relação a pergunta do William, pode sim usar esse motor, mas ele não é para baterias 3S, somente 2S.
O ESC até pode usar ele, mas é ESC demais para o motor, mas funciona sem problemas.
O dissipador de calor para o motor, veja se o diâmetro interno bate com o diâmetro do motore use pasta térmica quando colocar o dissipador no motor, facilita muito a transferência de calor do motor para o dissipador.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Vi as medidas e o dissipador é para motores de 36 mm de diâmetro e esse motor é de 38 mm de diâmetro.
Sempre que for comprar algo, leia bem as especificações antes de tomar decisões, pois ler as especificações pode ser o resultado de uma boa compra ou um fracasso total.
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Steka
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Mensagem por Steka »

eu tenho um casco aparentemente igual o seu

eu coloquei um motor de t-rex 600 ficou uma bala

ABS.
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William GObbo
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Mensagem por William GObbo »

[quote:1b52eebb6b="Steka"]eu tenho um casco aparentemente igual o seu

eu coloquei um motor de t-rex 600 ficou uma bala

ABS.[/quote:1b52eebb6b] aé...quantos kv tem??
você tem video?
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