Qual eletrônica usar LANCHA DE FIBRA
- LaercioLMB
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O ESC pode torrar não somente pelo consumo do motor, mas também pela má ventilação.
No interior das lanchas, não circula ar e é por isso que existem os motores e ESC's para nautimodelos com refrigeração a água e a falta dessa refrigeração, causa um efeito cascata no aquecimento, pois como não tem como se resfriar corretamente, o calor tende a aumentar cada vez mais e o ar quente a volta do equipamento, tende a favorecer que o equipamento esquente mais rápido ainda.
Esse motor tem até um consumo baixo, mas no caso em que ele foi exposto, o esforço para girar o hélice dentro da água, é muito maior do que girar a engrenagem principal de um helimodelo da classe 450.
No interior das lanchas, não circula ar e é por isso que existem os motores e ESC's para nautimodelos com refrigeração a água e a falta dessa refrigeração, causa um efeito cascata no aquecimento, pois como não tem como se resfriar corretamente, o calor tende a aumentar cada vez mais e o ar quente a volta do equipamento, tende a favorecer que o equipamento esquente mais rápido ainda.
Esse motor tem até um consumo baixo, mas no caso em que ele foi exposto, o esforço para girar o hélice dentro da água, é muito maior do que girar a engrenagem principal de um helimodelo da classe 450.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- William GObbo
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- LaercioLMB
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[quote:54b40c2f8b="William GObbo"]a ventilação q estava usando é com um cooler de processador..
um colega me deu a idéia de colocar um glow Sh .21 para ter um bom desempenho..ja que o casco está com mais ou menos 1,2kg[/quote:54b40c2f8b]
Tá, mas de onde o cooler tirava o ar frio?
E se tirava de fora, por onde o ar quente saía?
Empurrar ar para dentro da lancha sem ter para onde ele sair, é o mesmo que nada.
Se o cooler fica dentro do casco fechado, ele só irá circular ar quente lá dentro, o que acaba sendo totalmente inútil um ventilador dentro da lancha.
Nautimodelismo tem que ser refrigerado a água, por mais que tentemos evitar ou contornar isso.
um colega me deu a idéia de colocar um glow Sh .21 para ter um bom desempenho..ja que o casco está com mais ou menos 1,2kg[/quote:54b40c2f8b]
Tá, mas de onde o cooler tirava o ar frio?
E se tirava de fora, por onde o ar quente saía?
Empurrar ar para dentro da lancha sem ter para onde ele sair, é o mesmo que nada.
Se o cooler fica dentro do casco fechado, ele só irá circular ar quente lá dentro, o que acaba sendo totalmente inútil um ventilador dentro da lancha.
Nautimodelismo tem que ser refrigerado a água, por mais que tentemos evitar ou contornar isso.
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- LaercioLMB
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É o mesmo que automodelos com motor a combustão, a tampa de cilindro é bem alta, cheia de aletas e fica fora da bolha, pois se ficar dentro, por mais aletas que tenha, o ar não irá passar por elas e não irá refrigerar o motor.
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Cada setor do modelismo rc, tem suas peculiaridades que dificilmente teremos como mudar.
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Cada setor do modelismo rc, tem suas peculiaridades que dificilmente teremos como mudar.
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- Farleytufao
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Laercio, observando o calado, o helice de superficie, tem que ficar quanto submerso? apenas 1/4 mesmo?
No cado do amigo acima, que está usando um motor brushless de aeromodelo, ele não poderia fazer uma entrada de ar em cima no convés e uma saida logo atraz para resfriar todo o sistema? o problema seria se ele capotar, procede?
No cado do amigo acima, que está usando um motor brushless de aeromodelo, ele não poderia fazer uma entrada de ar em cima no convés e uma saida logo atraz para resfriar todo o sistema? o problema seria se ele capotar, procede?
- William GObbo
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- Localização: Primavera do Leste, MT
Laércio será que eu poderia usar esse motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__23354__Turnigy_TrackStar_3_5T_Sensored_Brushless_Motor_9150KV.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/23354.jpg[/img:8f80dd2d9a]
Specs:
Can Size: 540
Turns: 3.5
RPM/v: 9150kv
Poles: 2
Sensored: Yes (Standard 6 pin harness)
Max voltage: 7.4 (2S)
Max Current: 83A
Max Watts: 615w
Resistance: 0.0021ohm
No Load Current: 13A
Shaft Size: 3.175mm
Can Diameter: 36mm
Can Length: 51.5mm
Weight: 158g
[b:8f80dd2d9a]com esse sistema de refrigeração[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21191__Purple_Aluminum_Water_Cooling_Jacket_36mm_.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/512000016.jpg[/img:8f80dd2d9a]
[b:8f80dd2d9a]e com esse montante?[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12687__36_Size_Adjustable_Motor_Mount_with_Water_Cooling.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HK-523B60.jpg[/img:8f80dd2d9a]
[b:8f80dd2d9a]e o esc pretendido seria esse[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__28224__HobbyKing_120A_Boat_ESC_4A_UBEC.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/28224.jpg[/img:8f80dd2d9a]
Specs:
Constant Current: 120A
Burst Current: 150A
Battery: 2-6S Lipoly
BEC: 5.5v / 4A
Motor Type: Sensorless Brushless
Cooling: Watercooled
Size: 109 x 45.5 x 22mm
Weight: 166.4g
depois das suas dicas resolvi investir em algo seguro, e que não me de dor de cabeça.. desde já agradeço
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/23354.jpg[/img:8f80dd2d9a]
Specs:
Can Size: 540
Turns: 3.5
RPM/v: 9150kv
Poles: 2
Sensored: Yes (Standard 6 pin harness)
Max voltage: 7.4 (2S)
Max Current: 83A
Max Watts: 615w
Resistance: 0.0021ohm
No Load Current: 13A
Shaft Size: 3.175mm
Can Diameter: 36mm
Can Length: 51.5mm
Weight: 158g
[b:8f80dd2d9a]com esse sistema de refrigeração[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21191__Purple_Aluminum_Water_Cooling_Jacket_36mm_.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/512000016.jpg[/img:8f80dd2d9a]
[b:8f80dd2d9a]e com esse montante?[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12687__36_Size_Adjustable_Motor_Mount_with_Water_Cooling.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HK-523B60.jpg[/img:8f80dd2d9a]
[b:8f80dd2d9a]e o esc pretendido seria esse[/b:8f80dd2d9a]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__28224__HobbyKing_120A_Boat_ESC_4A_UBEC.html
[img:8f80dd2d9a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/28224.jpg[/img:8f80dd2d9a]
Specs:
Constant Current: 120A
Burst Current: 150A
Battery: 2-6S Lipoly
BEC: 5.5v / 4A
Motor Type: Sensorless Brushless
Cooling: Watercooled
Size: 109 x 45.5 x 22mm
Weight: 166.4g
depois das suas dicas resolvi investir em algo seguro, e que não me de dor de cabeça.. desde já agradeço
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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[quote:56e9fab5b7="Farleytufao"]Laercio, observando o calado, o helice de superficie, tem que ficar quanto submerso? apenas 1/4 mesmo?
No cado do amigo acima, que está usando um motor brushless de aeromodelo, ele não poderia fazer uma entrada de ar em cima no convés e uma saida logo atraz para resfriar todo o sistema? o problema seria se ele capotar, procede?[/quote:56e9fab5b7]
Procede, hélices de superfície só ficam 1/4 no máximo dentro da água e em relação a entrada e saída de ar, pode considerar como entrada e entrada de água caso ele capote e vai capotar com certeza, pois isso acontece.
Eu nem sabia que existiam tipos diferentes de hélices, até um nautimodelista me falar sobre isso e a estória acredito que já deva conhecer, pois contei ela duas vezes aqui no fórum.
Em relação a pergunta do William, pode sim usar esse motor, mas ele não é para baterias 3S, somente 2S.
O ESC até pode usar ele, mas é ESC demais para o motor, mas funciona sem problemas.
O dissipador de calor para o motor, veja se o diâmetro interno bate com o diâmetro do motore use pasta térmica quando colocar o dissipador no motor, facilita muito a transferência de calor do motor para o dissipador.
No cado do amigo acima, que está usando um motor brushless de aeromodelo, ele não poderia fazer uma entrada de ar em cima no convés e uma saida logo atraz para resfriar todo o sistema? o problema seria se ele capotar, procede?[/quote:56e9fab5b7]
Procede, hélices de superfície só ficam 1/4 no máximo dentro da água e em relação a entrada e saída de ar, pode considerar como entrada e entrada de água caso ele capote e vai capotar com certeza, pois isso acontece.
Eu nem sabia que existiam tipos diferentes de hélices, até um nautimodelista me falar sobre isso e a estória acredito que já deva conhecer, pois contei ela duas vezes aqui no fórum.
Em relação a pergunta do William, pode sim usar esse motor, mas ele não é para baterias 3S, somente 2S.
O ESC até pode usar ele, mas é ESC demais para o motor, mas funciona sem problemas.
O dissipador de calor para o motor, veja se o diâmetro interno bate com o diâmetro do motore use pasta térmica quando colocar o dissipador no motor, facilita muito a transferência de calor do motor para o dissipador.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- LaercioLMB
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Vi as medidas e o dissipador é para motores de 36 mm de diâmetro e esse motor é de 38 mm de diâmetro.
Sempre que for comprar algo, leia bem as especificações antes de tomar decisões, pois ler as especificações pode ser o resultado de uma boa compra ou um fracasso total.
Sempre que for comprar algo, leia bem as especificações antes de tomar decisões, pois ler as especificações pode ser o resultado de uma boa compra ou um fracasso total.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- William GObbo
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