COMBUSTÍVEL PARA TURBINA

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

COMBUSTÍVEL PARA TURBINA

Mensagem por apfabinhosilva »

Olá a todos abri esse tópico com o intuito de reunir aqui todas as informações necessárias sobre o combustível para turbina. Assim facilitaria e ajudaria e muito na pesquisa sobre esse tema. Gostaria de conta com ajuda de todos para tornar isso possível
1º sobre querosene ou diesel qual o melhor?
2º pode usar um depois o outro?
3º querosene pode usar o de supermercado na embalagem de 1 litro?
4º lubrificante quais os tipo?
5º onde conseguir com facilidade?
6º quantidade em proporção para mistura? Como guarda onde guarda?
7º qual a melhor forma de armazenamento por longo prazo?
E assim tem mais questões que vão se esclarecendo a medida que o tópico cresce. Desde já agradeço a todos pela colaboração.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Boa apfabinhosilva....
Mtas duvidas minhas vai ser esclarecidas...
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Adquiri esse barril de chopp semana passada para armazenar e comprar querosene....
Anexos
barrilchopp.jpg
barrilchopp.jpg (23.83 KiB) Exibido 280 vezes
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

quanto vc pagou por esse barril?
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

R$150,00 o mais barato do ML..
ja dei uma boa lavada...
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Depois que vc secá-lo compre uma lata de 5 litros de querosene em lojas de material de pintura e lave-o com querosene. Coloque meia lata, agite bastante, deixe descançar, agite de novo e descarte. Depois repita a mesma coisa para gastar a outra metade dos 5 litros.
Este procedimento vai tirar muita coisa que não tenha saído na lavagem com água, inclusive sabão. Se havia alguma coisa que ia contaminar seu querosene, isso acontece agora e não com seu primeiro carregamento.
Já pensou, tinha alguma coisa lá que vc não conseguiu tirar com água e sabão, aí vc compra 50 litros e corre o risco de perder tudo.
[]
Mucio
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

boa...
vou fazer isso...
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Re: COMBUSTÍVEL PARA TURBINA

Mensagem por Mucio Viana Jr »

[quote:3aecd371db="apfabinhosilva"]Olá a todos abri esse tópico com o intuito de reunir aqui todas as informações necessárias sobre o combustível para turbina. Assim facilitaria e ajudaria e muito na pesquisa sobre esse tema. Gostaria de conta com ajuda de todos para tornar isso possível
1º sobre querosene ou diesel qual o melhor?
2º pode usar um depois o outro?
3º querosene pode usar o de supermercado na embalagem de 1 litro?
4º lubrificante quais os tipo?
5º onde conseguir com facilidade?
6º quantidade em proporção para mistura? Como guarda onde guarda?
7º qual a melhor forma de armazenamento por longo prazo?
E assim tem mais questões que vão se esclarecendo a medida que o tópico cresce. Desde já agradeço a todos pela colaboração.[/quote:3aecd371db]

Bom, seguem meus comentários.

1º Sobre querosene ou diesel qual o melhor? Difícil dizer qual o melhor, visto que são combustíveis com aplicações diferentes. Aqui no Brasil algumas pessoas estão usando diesel pela dificuldade (e preço) em se comprar querosene. Detalhe importante: na aviação 'grande' não se usa querosene em motores a reação e a industria nem pensa nisso (sou empregado em uma empresa brasileira do setor aeroespacial).
2º pode usar um depois o outro? Em princípio sim, desde que vc faça os ajustes necessários na ECU da turbina.
3º querosene pode usar o de supermercado na embalagem de 1 litro? Pode sim, desde que seja de uma empresa idônea, preferencialmente que tenha um site na internet com a especificação do produto. Eu já usei da Natrielli mas o custo é bem maior.
4º lubrificante quais os tipo? Use sempre o recomendado pelo fabricante. A melhor opção é o Aeroshell 500. O ideal é juntar um grupo de amigos e comprar uma caixa fechada (24 latas). Assim vc compra direto em distribuidores e paga a metade do preço que o pessoal pratica nas lojas de jatos. Existem outras opções de óleo sintético 2T mas alguns fabricantes de turbina não aprovam. Lembre-se, siga o manual.
5º onde conseguir com facilidade? O óleo???? Digite Aeroshell 500 no google a aparecerá algumas distribuidoras. Perto do Campo de Marte tem uma.
6º quantidade em proporção para mistura? Como guarda onde guarda? Mais uma vez, siga a orientação do fabricante mas quase todos indicam 5% em volume. Guardar sempre em local fresco, ventilado e longe de fontes de calor e luz.
7º qual a melhor forma de armazenamento por longo prazo? De novo, em local fresco, ventilado e longe de fontes de calor e luz e em recipiente metálico.

[]
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

vou compra uns 4 barris de 5 litros cada assim fica mais facio de transporta.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:c00e1d2e9e="apfabinhosilva"]vou compra uns 4 de 5 litros cada pra meu uso tambem fica mais facio de carregar[/quote:c00e1d2e9e]

eu peguei esse para poder comprar querosene...
até onde eu sei, os aeroportos que vende querosene, só aceitam galão metalico...
e em alguns casos, no minimo 50 litros...
eu achei o barril de chopp o melhor custo/beneficio... alem de ja ver mtos destes na pista...

eu pretendo deixa-lo em casa e para a pista levar um de 15, no maximo 20 litros...
ai pretendo levar um de plastico mesmo....

carregar esse barril pra cima e pra baixo vai dar um trampo....

abs
Responder