Combustível Bioetanol.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Combustível Bioetanol.

Mensagem por heitorc »

Gostaria de saber de quem usa combustível Bioetanol em motores O.S., qual o prazo de validade para o uso deste combustível após a abertura do galão, considerando que fique bem fechado e protegido da luz, calor e da umidade, depois de cada vez que for aberto para retirar combustível.
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Ola usei BE num OS 55 por muito pouco tempo, pois ficou quase tão caro quanto o metanol pois não temos loja de aero aqui, porem o combustível que tinha passei para um amigo após 1 ano e funcionou legal, sem nenhuma diferença, as perdas estão ligadas a muita exposição a luz, abrir muito o galão e hidratar pela umidade o combustível, alem da evaporação, no rótulo não tem referencias? Abs.
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Combustivel Bioetanol

Mensagem por heitorc »

Beef. No rótulo tem a data de fabricação e a informação de que tem validade por dois anos. Um detalhe é que quando comprei não li estas informações. Faz onze mêses que comprei este galão de combustível e portanto, comprei este combustível praticamente um ano após sua fabricação e embalagem. Como é um pouco que resta deste combustível, uns 600 ml estou pensando em descartar, pois comprei à pouco tempo, à dois mêses, um galão de combustível novo. Fui olhar a data de fabricação e novamente, tenho ainda dez mêses até o vencimento. Meu motor esta apresentando marcha lenta instável, coisa que até então não tinha acontecido, então troquei a vela, apesar de ter um ano de uso, e ficou bom. Estou achando que a vela teve sua vida útil diminuída por causa deste combustível velho. Vou substituir o combustível também.
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Voei hoje com uma vela nova e também com combustível novo. Quando troquei a vela já percebi que a marcha lenta melhorou, mas depois que substituí o combustível ficou perfeito. A regulagem mudou e o motor ficou redondo e sem engasgos. Voou perfeito e seguro.
Uma pergunta a quem ai conhece mais. Mesmo que o combustível que está com problema esteja limpo e translúcido, será que somente ocorreu a absorção de um pouco de umidade, já que o etanol é higroscópico, nas vezes em que o galão foi aberto, e nas abastecida e recuperação de combustível restante do tanque do avião? Se for isso, se eu adicionar um pouco de álcool anidro 99,5º neste combustível restante, penso em 10% de álcool anidro, eu consigo recuperar ele. Eu medi hoje o que ainda resta deste combustível, e ainda tem exatos 800ml.
rafaelpy7rji
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Abr 14, 2012 12:08 pm
Localização: surubim, pernanbuco

Mensagem por rafaelpy7rji »

se vc observar o combustivel para motor be a a dmetril fabrica hoje ele vem com 13% de oleo, esse que voce deve tar pode ser do lote de 10%, digo isso porque moro em Surubim, cidade do interior de Pernambuco, e aqui e sai caro comprar o combutivel da dmetril, so comprei uma vez e tinha essas mesmas caracteristica da macha lenta, dependendo da temperatura ambiente a lenta trabalhava de uma forma, outro dia de outra, troquei a vela e a mesma coisa, foi ai q li num blog que alguem estava passando por esse mesmo problema, e descobriu que era a temperatura que o motor estava atingindo com o combustivel da dmetril, soluçao: ele fez a seguinde mistura alcool anidro 99,5° 900ml, mais 150ml de oleo de ricino ( da + ou - 15%), ficou otimo, da mesma forma eu fiz, hpje tenho uma lenta firme, as retomadas perfeitas, numca mais tive problema !!! se ajudar fica a dica, espero ter ajudado !!!! abçs !!!
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Combustível Bioetanol.

Mensagem por heitorc »

rafaelpy7rji. Agradeço a tua dica, mas eu estou tentando encontrar uma mistura para que possa reaproveitar estes 800ml de combustível (dá mais 6 vôos), se é que isso seja possível. Penso que este assunto é muito importante, porque assim como o combustível que usei por último, e o que abri agora para uso, já tem mais de 1 ano de fabricação, eu acredito que tenha outras pessoas nesta mesma situação. Estou pensando que o estoque da aeromodelli esta com pouco giro, e fica um alerta para todos que estão usando combustível Bioetanol. VERIFIQUEM a data de fabricação do combustível Bioetanol no galão na hora da compra, pois o prazo de validade é de 2 anos, e estes 2 últimos galões já tinham mais de 1 ano de fabricação quando comprei, e considerando que com um galão de 3,6 litros dá para fazer +ou- 27 vôos com um motor 55AX-BE já amaciado, o que é um período de aproximadamente 6 mêses ou mais.
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

E dai pessoal. Não tem nenhum químico de plantão para dizer algo...
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Combustível Bioetanol.

Mensagem por heitorc »

Pessoal. Entrei em contato com a Dimetil Química, fabricante do combustível Bioetanol no Brasil, que é distribuído pela Aeromodelli, e recebi as seguintes informações e orientações abaixo, que pretendo testar no próximo fim de semana;
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Mensagem abaixo enviada para a Dimetil Química.

Olá.
Eu comprei no início do ano passado um motor O.S. MAX-55AX-BE e desde então tenho usado o combustível fabricado por vocês, e distribuído e recomendado pela Aeromodelli.
Acontece que, os dois útimos galões de combustível que eu usei já tinham doze mêses da data de fabricação, e neste último, passou quatro mêses do prazo de validade de dois anos, após a data de fabricação. O motor passou a apresentar funcionamento irregular com este combustível vencido, e teve que ser substitído por combustível novo. Ainda tenho 1,5 litros deste combustível vencido, e gostaria de saber se a algo que possa ser feito para recuperar este combustível. Posso assegurar que o combustível, apesar de estar com data vencida à quatro mêses, apresenta cor normal e aparência límpida, porque sempre foi usado e guardado protegido da luz, umidade e poeira. Penso que o giro do estoque da Aeromodelli esta baixo, e por isso estes problemas, Quanto ao combustível vencido, pensei em adicionar uma pequena quantidade de álcool etílico anidro 99,5º para diminuir a concentração de óleo e aditivos, e também da água absorvida pela umidade do ar, para reestabelecer as proporções da mistura. Gostaria da opínião de vocês sobre isso, e/ou alguma outra sugestão.
Atenciosamente,
Heitor C. B. Cardoso.
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""


AT. HEITOR

A VALIDADE DE 2 ANOS É APENAS UMA DATA A SER ESTIPULADA.
O PRODUTO DURA MUITO MAIS, TANTO É QUE NÃO HÁ ALTERAÇÃO DE COLORAÇÃO NEM TURVAMENTO DO PRODUTO.
ERA PARA FUNCIONAR BEM AINDA NESTE PERIODO.
VOCE NÃO CONSEGUE VOAR NOVAMENTE COM ESTA MISTURA E PASSAR-NOS NOVO RESULTADO ?
SE VOLTAR A REPETIR A DIFERENÇA NO FUNCIONAMENTO SERÁ ENTÃO DEVIDO A UM AUMENTO NA VISCOSIDADE DO OLEO DENTRO DO GALÃO, O QUE NÃO SE PERCEBE VISUALMENTE.
ESTE AUMENTO NA VISCOSIDADE DO OLEO DEVIDO AOS 2 ANOS, NECESSITARIA ABRIR MAIS A AGULHA DE ALTA.

FICO NO AGUARDO

ATENCIOSAMENTE

JOÃO BATISTA
DIMETIL QUIMICA
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""


João Batista.
Eu pretendo voar novamente no próximo domingo dia 07/08/12 e vou fazer o teste sugerido, mas acredito que mesmo que funcione com a mistura mais rica, vai aumentar o consumo e diminuir a vida útil da vela de ignição. Gostaria de saber ainda, se for apenas um aumento de viscosidade do óleo de rícino, se posso misturar este combustível mais velho com um combustível novo, e em qual proporção.
Grato pela atenção.
Heitor C. B. Cardoso

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""


CARO HEITOR

VOCE PODE COLOCAR UMA (1) PARTE DO COMBUSTIVEL MAIS VELHO COM DUAS (2) PARTES DO MAIS NOVO. TOTAL TRES (3) PARTES.

ATENCIOSAMENTE

JOÃO BATISTA
DIMETIL QUIMICA
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""


João Batista.
Vou fazer também esta mistura sugerida e testar.
Obrigado.
Heitor C. B. Cardoso
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

to querendo mudar meu motor 46 os pra um gasolina ou outro combustível mais barato... qual é a diferença de bio etanol pra metanol? qual é o mais barato?
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

O motor O.S.55AX-BE Bioetanol tem o preço semelhante ao O.S. 55AX Metanol para aquisição. Apesar do motor Bioetanol ser menos potente, tem muito mais torque, e por isso gira as mesmas hélices que o motor a Metanol. Quanto a utilização, o motor Bioetanol é 50% mais econômico, e o custo do galão de combustível é 50% mais barato. Eu tenho um 55AX-BE e faço três vôos de 10 min. com um tanque de 380 ml e ainda sobra uma reserva técnica, de uns 50ml.
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Responder