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Re: Cessna 1,20 construcao com fotos Duvida qual Helice usar

Enviado: Sáb Nov 16, 2019 11:00 am
por Patrickabelo
Rapaz, agora fiquei muito feliz ao ler isso que o Laércio comentou sobre a escala.
A planta do Cessna 182 que estou construindo, que baixei aqui no evoo, era originalmente 95 cm de asa, aumentei em 16% e a envergadura foi pra 1.10cm.
Nao me atentei pra detalhes, pois a intenção não seria fazer um modelo escala, embora a planta pareça ser.
Depois de pronto, e analisando qual seria o conjunto motor+hélice, e o peso final, fui analisar o avião real.
Surpreendentemente, todas as medidas bateu exatamente com o modelo, exatamente 1:10
Ficou com 1,10 de asa, a altura, comprimento, e até mesmo o peso.
Gostaria de colocar uma hélice 8",pois maior fica muito próximo do solo, num pouso, a chance de encostar no chão é grande, então fui buscar informação, e acabei aqui, e pela medida informada na tabela, uma hélice 8" é compatível com o conjunto, mantendo a escala, falta definir o passo.
O motor original diz ter 170KW, ou 170.000 W.
Lógicamente a regra não é dividir por 10 nesse caso, assim como peso, que me disseram ser o peso dividido pela escala ao cubo.
Se for o caso, e for aplicado, essa regra (gostaria de saber o porquê de ser dividido pela escala ao cubo), seria em torno de 170 W de potência.
Usar um avião de verdade como base, acredito eu, deva ser realmente o aeromodelismo em si, mas qualquer coisa com cg no lugar certo é algo que funcione como asa voa, não tem muita gente preocupando com essas coisas,o que é uma pena.

Re: Cessna 1,20 construcao com fotos Duvida qual Helice usar

Enviado: Sáb Nov 16, 2019 7:02 pm
por LaercioLMB
Uma regra criada sobre peso de aeromodelos elétricos deu início quando surgiram os primeiros modelos com motores elétricos. Não existiam motores brushless e usavam motores escovados, pesados e baterias mais pesadas ainda e para compensar esse peso extra, foi retirado peso do aeromodelo em sua construção.
Depois vieram os primeiros motores brushless retirados de CD roms e veio outro problema, eles tinham que voar com baixas velocidades e com isso, deixar o aeromodelo elétrico mais leve ainda. Veja um aeromodelo para motor .46 que na maioria das vezes pesa mais de 2,8 kg. Agora eu pergunto; por que fazem um aeromodelo do mesmo tamanho e tem que pesar 900g? querem usar motores elétricos pequenos, com empuxo superior ao peso (ideia de girico) e hélices SF de baixo rpm em motores de alto KV para a hélice.
O que faz o aeromodelo voar é a velocidade que ele se desloca, o empuxo do motor só tem que ser maior que o arrasto que a estrutura tem que se bem construído, não passa de 1/3 do peso final. Ahh, mas eu quero aeromodelo de voo lento e não de velocidade. Só não xingo um cara que pensa assim em respeito ao fórum, mas 2 km/h não é uma medida de velocidade?
Eu tenho um aeromodelo elétrico de 1200 mm de envergadura que pesa quase 1200g, pois o peso exato nem lembro mais, mas eram mil cento e poucos gramas e ele voa muito bem e com uma hélice escala de 12 polegadas.