Página 2 de 6

Enviado: Qua Set 26, 2012 10:55 pm
por eduardo.jr
Alvaro acredito que a subida seja realmente melhor com essa helice.

Porem voar no vento acho que esta mais relacionado as caracteristicas de planeio.

Se for usar retentor para travar a helice da um toque estou preparando alguns assim poderemos ver a real diferença entre as helices que tal?

obs.:Acha que devo postar a construção do Termica?

Enviado: Qui Set 27, 2012 9:28 am
por Corrado Pensalfini
Tinha que postar a foto do modelo apoiado na taça de vinho???????????? bem sugestivo.

Enviado: Qui Set 27, 2012 9:59 am
por Valderramos
[quote:185814f6e3="Alvaro Sala"]Pelo que entendi essa hélice tem mais passo, então o modelo será para subida em maior velocidade e melhor para dias de vento.[/quote:185814f6e3]

Alvaro, eu sempre achei que o fato da hélice ter mais passo representa descarregar o motor mais lentamente, gerando assim uma saída mais calma do modelo.

Se lembra da hélice de balsa que eu fiz? Tem muito mais passo que a usual Peck, o que proporciona uma descarga mais lenta e uma saída mais tranquila...

Me corrijam se eu estiver errado.

Enviado: Qui Set 27, 2012 12:46 pm
por fhkawasaki
acho que depende muito da mecha também...mais passo...mais torque...

mas concordo que helices com mais passo sao para voos mais lentos....pelo meos em RC é assim...

Enviado: Qui Set 27, 2012 12:55 pm
por Alvaro Sala
Acho que o certo aí é usar mecha com 4 loops de 1/8"

[quote:3a1e5ec934="Corrado Pensalfini"]Tinha que postar a foto do modelo apoiado na taça de vinho???????????? bem sugestivo.[/quote:3a1e5ec934]

E você? Já está fazendo um Jaburu?

Enviado: Qui Set 27, 2012 2:32 pm
por Jim Moseley
The Ikara propellors have an advantage over the basic Peck in that they have a slightly higher pitch, properly matched in both blades, which assists performance in enabling a slightly better glide ad longer power ru.

Pecks commonly have different pitch on each blade, supposedly due to being removed too soon from the mould - however those repitched by the Gizmo Geezer are then pretty much comparable to the Ikara in performance

Enviado: Qui Set 27, 2012 7:36 pm
por Eduardo Yamin
Mais uma coisinha, nos P30 pode ser que isso nao aconteça pois o motor é bastante forte em relação ao modelo, mas nos F1Gs - modelos geralmente se pode regular o passo - é comum chegarmos em um ponto limite de passo onde o modelo não traciona no burst, pois nao é capaz de fazer o modelo subir, então ele para no ar, estola e sai pra qualquer lado. Ter menor passo garante também uma saida mais firme, tanto em velocidade como em atitude.

Eu diria que o limite está justamente aí, um bom compromisso onde o passo ainda é suficiente para uma saida firme ainda assim garantindo o maior tempo de descarga possível.

Não precisa dizer que na P30 quanto maior tempo de motor melhor, já que a hélice só atrapalha depois dessa fase.

Quanto à forma já tá provado que a lolipop é bem mais eficiente que a spoon... vide material do PGI no meu blog.

Enviado: Sáb Set 29, 2012 7:32 pm
por Omar Grassetti
Passo de hélice funciona mais ou menos como marcha de carro.
Passo reduzido é como sair em primeira; passo maior é como sair em terceira.
Não adianta usar passo maior num modelo com muita resistência a o avanço. Também não adianta usar passo maior num motor sem torque.
Tive um coup d'hiver que usava uma mecha com muito torque, o passo era alto. O modelo subia na vertical com muita velocidade. O segredo era lançar com bastante forca para que a velocidade inicial do modelo fosse compatível com o passo da hélice. A descarga era rápida, com subida veloz ganhando bastante altura e, o mais importante, vencendo o vento.

Conclusão: Passo, desenho das pás, desenho do modelo, perfil da asa, torque da mecha e velocidade pretendida estão relacionados entre si.

Enviado: Seg Out 01, 2012 11:55 am
por fhkawasaki
Vou ver se acho o vídeo que fiz do Jaburu 1.0 se perdendo na Térmica..

mas admito que ainda prefiro a fuselagem do primeiro!! hehehe

Enviado: Dom Out 07, 2012 11:24 am
por Alvaro Sala
Enquanto não fui sufragar, resolvi preparar um retentor de rodas que comprei na Aerobrás para fazer a roda livre.
Ele é de alumínio e foi fácil escavar o dente com uma Dremel, uma serrinha e uma lima.