Turbinator

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Bom Pessoal,

Ontem fiz a estréia do Turbinator em ribeirão preto. Aliás ribeirão parece o inferno, como estava quente. E muito vento, ótimo pra um iniciante em jatos né ? rs....rs

Fiz 4 voos no jato. Os dois primeiros o Pupin que decolou e pousou, apenas peguei ele no ar. No ar é muito manso, nada de tão diferente de voar um isopor EDF rs......rs

Os outros dois voos eu mesmo decolei e pousei.

A primeira decolagem quase deu zica, porque do jeito que o pupin regulou o rádio, com muito exponencial, tem que dar comando no batente.

Tava um vento muito forte de través, biruta na horizontal rs...rs e o avião saiu do eixo e decolei quase com o aviao saindo na lateral da pista pois ia entrar no mato rs...rs ai saiu meio mole e quase stolou mas consegui corrigir.

No primeiro pouso tive o mesmo problema de comando, tem que dar profundor no batente senão não segura o avião....ai fiz a rampa de descida meio inclinada mas na hora de arredondar eu dei um pouco de comando e nada rs...rs Mas consegui consertar e pousou tranquilo.

Já a segunda decolagem como já sabia que tinha que dar muito leme foi perfeita e no eixo da pista. E o segundo pouso tb foi ótimo, lambido.

Mas vou mexer nisso, pra mim muito exponencial tá ruim.....o pupin achou melhor assim por ser o primeiro voo, mas aos poucos vou adequando os comandos ao meu estilo.

Mas os caras da pista falaram que eu sou o único retardado que passou de jato de isopor pra jato de turbina de primeira. Mas como dizem que a ignorância é uma benção, acabou dando tudo certo.

Eu ia pendurar o jato na vertical, mas falaram que as mangueiras dentro do jato sempre tem que estar alagado de querosene pra nao ressecar, e se colocar na vertical nao vai ficar alagado. Na horizontal tá complicado, não sei onde vou botar , o jato é grande rs...rs Por enquanto está de enfeite na mesa da sala....quase saiu divórcio ontem.

Bom, no mais é isso, o jato está intacto e sobreviveu na estréia

abraços
danielRibs
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 11:13 am
Localização: Ribeirao Preto SP

Mensagem por danielRibs »

Roberto meus parabens pela aquisição! Sou de Ribeirão Preto e realmente no Domingo que vc vei estava 43 graus e 20% de umidade do ar kkkkk e sim estava ventando bem!
Não estava na pista da sua estréia uma pena até vi seus comentarios que ia voar aqui em Ribeirão mas realmente não deu para comparecer!
Estarei tambem tentando nos jatos no proximo ano porem com um Falcon ainda estou no dilena de qual radio pegar rsrsrs
Daniel
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:48cc269cd8="danielRibs"]Roberto meus parabens pela aquisição! Sou de Ribeirão Preto e realmente no Domingo que vc vei estava 43 graus e 20% de umidade do ar kkkkk e sim estava ventando bem!
Não estava na pista da sua estréia uma pena até vi seus comentarios que ia voar aqui em Ribeirão mas realmente não deu para comparecer!
Estarei tambem tentando nos jatos no proximo ano porem com um Falcon ainda estou no dilena de qual radio pegar rsrsrs
Daniel[/quote:48cc269cd8]

Estou achando bem bacana esses relatos de quem começou no mundo dos jatos...
Vejo que mtos mitos estão sendo quebrados.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Que bom que tudo correu bem! Eu não gosto de muito expo não, o avião fica muito lerdo ehhehe
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Sim, ficou bem lerdo mesmo, quase enterrei ele no chão rs....rs Nunca tive que dar tanto comando assim pra arredondar

Pra voar em itu precisa ser sócio ?

Tava querendo uma pista bem larga pra voar agora no começo, não dar chance pro azar

abs
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

No AIA só sócio mesmo, o Panther no primeiro estava com muito pouco comando de aileron, tinha que dar muito comando, é horrivel voar assim, no segundo voo eu ja tirei todo expo e aumentei o comando, ai sim ficou bom.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Denadai, posta umas fotinhos do jatão ai no forum, pra nois.....
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Cara eu levei a máquina e esqueci de tirar foto em ribeirão rs...rs Cabeça apenas no voo

Agora tá desmontado , mas achei essas fotos aqui na net :

[img:f2b4eb2333]http://zuggamasta.de/wp-content/uploads/2011/10/DSC_0641.jpg[/img:f2b4eb2333]

[img:f2b4eb2333]http://img.webme.com/pic/t/tief-flieger/ss1.jpg[/img:f2b4eb2333]

[img:f2b4eb2333]http://img.webme.com/pic/t/tief-flieger/ff1.jpg[/img:f2b4eb2333]

[img:f2b4eb2333]http://img.webme.com/pic/t/tief-flieger/ll1.jpg[/img:f2b4eb2333]

[img:f2b4eb2333]http://img.webme.com/pic/t/tief-flieger/ll3.jpg[/img:f2b4eb2333]
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Olá Roberto, que bom que gostou do jato, tambem sou de Ribeirao voces voaram de manha Ne! Geralmente vou a tarde na pista. A montagem deste Turbinator foi eu que fiz pro Tiago, ele tambem reclamou muito na época por conta do exponencial, eu particularmente nao gosto pois eu acho que fica com pouca sensibilidade no stik, mas tem gente que gosta.
Com certeza esses ajustes finos voce fará com o decorrer dos vôos .
Parabéns pela aquisição , isto mostra que os jatos nao sao um bicho de sete cabeça, e só questão de adaptação , principalmente com delay da turbina.
Grande abraço
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Oi Lacerda,

Parabéns pela montagem, está tudo muito bem feito.

Deixa eu te perguntar, é melhor evitar guardar o jato com o trem de pouso recolhido ?

Por enquanto deixei aberto aqui, mas fica meio incômodo para transportar e guardar.

abraços
Responder