Turbinator

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Então Roberto esse trem de pouso da springair nao recolhe sem ar então ele fica aberto por causa das molas dentro dos cilindros, ate da pra fechar mas nao e aconselhável pois com o tempo as molas vão ficar frouxas aí ele nao trava na hora de abrir, principalmente a bequilha, nao sei se o Pupim de orientou sempre que for abrir os trens no pouso na hora do pouso, abra já com flap full e fazendo curvas para ajudar na inércia , o trem da bequilha e danado pra nao travar, isso e comum em todos esses tipos de trem com mola .infelizmente vai ter que guardar com eles aberto mesmo , acaba ocupando um espaço maior em casa mesmo.
Qualquer duvida estamos por aí. Abracos
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Entendi, fica aberto então.

Duas dúvidas :

1 - A bateria do ECU, o conector dela é diferente, então não consigo carregar balanceando, você sabe que tipo é, se existe algum adaptador para ela ?

2 - Querosene. Falam que se guardar por muito tempo dá fungo. Como eu pretendo voar uma vez por mês, fiquei preocupado com o querosene que fica dentro do jato, no tanque, mangueiras e UAT. Você tem ideia de quanto tempo no máximo sem ficar perigoso ?

O pessoal que por vários motivos, fica sem voar por vários meses, qual o procedimento ? Retira todo o querosene do avião, limpa as mangueiras, troca ? É visual o aparecimentos dos fungos ?

Porque depois que o Pupin me disse que a turbina pode apagar devido a sujeira ou similiar , fiquei preocupado com o armazenamento do querosene dentro do jato.

Abraços
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Roberto o fungo dá pra ver sim, ele parece um ouriço do mar, é cheio de pontas, se ficar combustivel de um mes pro outro não tem problema não.
Esse lance do trem de pouso ficar aberto atrapalha mesmo o transporte, o do meu Tornado é igual, e a mola da minha bequilha já está ruim também, da pra ver que o trem só trava na curta final onde a velocidade já é bem baixa.
Quanto ao conector da bateria é só trocar, ou fazer um adaptador só pra hora que você for carregar.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

[quote:00d7e7d96a="Roberto Denadai"]Entendi, fica aberto então.

Duas dúvidas :

1 - A bateria do ECU, o conector dela é diferente, então não consigo carregar balanceando, você sabe que tipo é, se existe algum adaptador para ela ?

2 - Querosene. Falam que se guardar por muito tempo dá fungo. Como eu pretendo voar uma vez por mês, fiquei preocupado com o querosene que fica dentro do jato, no tanque, mangueiras e UAT. Você tem ideia de quanto tempo no máximo sem ficar perigoso ?

O pessoal que por vários motivos, fica sem voar por vários meses, qual o procedimento ? Retira todo o querosene do avião, limpa as mangueiras, troca ? É visual o aparecimentos dos fungos ?

Porque depois que o Pupin me disse que a turbina pode apagar devido a sujeira ou similiar , fiquei preocupado com o armazenamento do querosene dentro do jato.

Abraços[/quote:00d7e7d96a]

Roberto,

Fungo aparece em querosene sim se houver água no querosene pois o fungo vive e se prolifera na interface água/combustível (na verdade ele vive na água e se alimenta de combustível). É por isso que fungo normalmente só aparece em partes baixas de tanques de aviões. Traz dois problemas, entupimento de linhas (problema para a gente) e corrosão em partes metálicas causada pelas fezes dos bichinhos (tremendo problema dos aviões full scale).
Com relação ao entupimento, o UAT deveria segurar os mesmos mas de qualquer modo, um filtro como este entre o UAT e a bomba é muito benéfico (http://dreamworksrc.com/catalog/festo-inline-fuel-filter-p-68.html)

[]
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Então.
Quanto a bateria existe um adaptador para o balanceador sim . Na hobbyking tem, vou procurar e te passo.

Quanto ao querosene não tenho muita experiência , porém acho que a questão dos fungos e meio mito ,pois lendo sobre o assunto tem pessoas que utilizam a própria querosene para matar fungos. Os fungos se proliferam em lugares com umidade , sendo assim acho difícil acontecer dentro dos tanques dos jatos.
Geralmente o pessoal deixa um pouco de combustível dentro do tanque por conta das mangueiras não ressecarem. Porém o mais prudente na minha opinião e fazer inspeções , mesmo que visuais nos tanque , mangueiras , UAT sempre que possível .
Como disse que vai voar uma vez por mês, não vejo problemas quanto a isso .
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Roberto ,

Esse adaptador acho serve.


http://aileronmodelismo.com.br/carregadores-/cabos-e-adaptadores/adaptador-thunder-power-p-balanceamento-imax-sk600018.phtml
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Lacerda cria fungo sim, eu na oficina do Gominha da GreenRt um galão cheio de fundos, parecem um ourinho heheh, mas era um galão transparente acho que pegou sol, sei lá a quanto tempo estava lá... Eu fiquei com um galão de querosene parado uns 4 meses enquanto meu Tornado reformava e meu quersone estava perfeito.
Mito não é, mas é muito dificil de acontecer...
Abs!
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Obrigado a todos pelos esclarecimentos !!!!

No jato aqui já tem um filtro instalado, menos mal.

Sobrou 10L de querosene tb, mas como o galão está bem vedado, umidade não vai entrar, apenas do ar que está lá dentro do galão, mas é bem pouco né.

Acabei achando um plug aqui que serve na bateria da ECU...tenho tanta tralha aqui que nem lembrava dele :-)

Sobre os trens de pouso, tirando esses da spring air, quais são outras boas opções, e que dá pra recolher o trem para guardar ?

O trem nem é tão grande, acho que daria pra ter uns trens elétricos, acho que para o Electra e / ou Bandit da BVM já tem essa opção

Já vi vários vídeos no youtube que esse trem da spring air não trava, isso preocupa um pouco, acho que vou colocar já uma fita ou uma proteção na frente do jato, caso aconteça um pouso forçado

abs
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Roberto, o meu só não travou uma unica vez, o cabo da bequilha estava muito esticado, existem varios trens que podem ser instalados no Turbinator, inclusive eletricos, na www.dreamworksrc.com você encontra varias opcões.

Abs.
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

E Megafly, como eu disse não tenho muita experiência quanto ao querosene, deve acontecer sim , mas com muito tempo parado.
Quanto aos trens de pouso não acredito ser necessário troca-los , seguindo aquelas dicas de abrir os trens com flap full e nas curvas por conta inércia, acredito que não terá problemas, uma outra dica que o Megafly comentou sobre deixar os cabos da bequilha com uma folguinha isso ajuda na hora de travar o trem, mas se quiser trocar com certeza na dreamworks você encontrara opções .

Abracos
Responder