Bateria Life

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu fico pensando se tudo isso é preguiça de recarregar baterias.
Eu uso Li-Po no meu rádio em 11.1V e o rádio era para 9,6V e já estou com 11,1 - 9,6 = 1,5 V a mais.
Tem problema?
Não, pois o rádio aceita [b:3cf93bce05]até 12V[/b:3cf93bce05].
Se eu pretendesse voar de um fim de semana até o outro sem para nenhum instante, até que poderia ser que a autonomia fizesse diferença, mas como recarregar a bateria leva poucos minutos e isso eu faço na segunda ou na terça ou na quarta, ou seja lá que dia for que a bateria baixar a carga a 10.5V, o que demora quase um mês para isso acontecer.
Sinceramente, não sei por que colocar o rádio em risco só para recarregar a bateria com carga total para fazer ela durar 90 ou 180 dias.
É como eu disse antes, se fosse fazer um voo sem para durante 7 dias seguidos, até seria viável, fora isso, acho que é somente preguiça de recarregar baterias.
Cada um tem o direito de fazer o que desejar, não tenho nada com isso, só não acho certo por em risco o equipamento alheio com dicas que sabemos que pode danificar o rádio.
Por que será que tem tanto rádio dando problemas?
Será somente pela baixa qualidade dos mesmos ou somado a má utilização deles?
Se o rádio dissesse no manual que aceita tensões de 8V a 16V, tudo bem usar 12,6V, mas eles falam até 12V.
Mais uma vez, já queimei uma placa de um note (de qualidade) só por usar uma fonte de 20V ao invés de uma de 19V.
Ahh, mas era só 1V a mais!!!!!!
É, mas queimou, imagina então em equipamentos de baixa qualidade, como fica?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

[quote:f9ac13d79f="Viridias"][quote:f9ac13d79f="Piradrone"]Pra que usar bateria com menos carga? Se o objetivo é ter o maximo de autonomia, torna-se um contrasenso usar a bateria lipo no limite da tensao mínima. Bateria lipo deve ser usada no limite de 3,5V por célula, sob risco de ser danificada. Na realidade, os 11,1V nominais da 3S lipo está no limite da descarga total dela. Não é uma atitude inteligente fazer dessa forma.[/quote:f9ac13d79f]

Não entendi. Você diz que a bateria deve ser usada no limite de 3,5V/célula (3S=10,5V). Enquanto que a 11,1V = 3,7V/célula está no limite de descarga? Por gentileza, poderia explicar melhor?[/quote:f9ac13d79f]


As baterias LiPo que usamos tem tensão NOMINAL de 3,7V por célula por referência. Na realidade, ela exibe 4,2V quando totalmente carregada e cerca de 3,3V quando totalmente descarregada.
A tensão da bateria vai caindo mais ou menos linearmente conforme a energia vai sendo drenada até os 3,3,ou 3,4V e a partir daí ela cai de uma vez, a bateria começa a esquentar e pode sofrer danos irreversíveis e desbalanceamento permanente das celulas.
Então nunca se deve deixar a bateria ser consumida até chegar a esse valor de 3,3 ou menos sob risco de dano permanente às suas células. É comum utilizar as LiPo até restar uns 20 ou 15% de carga ainda (cerca de 3,4 ou 3,5V) e então colocá-las para carregar novamente.
Por isso não justifica carregá-las até esses 3,5V-20% de carga e utilizá-las até o limite do dano físico nas células.

Dê uma olhadinha nesse gráfico e entenderá mais facilmente o que eu quero dizer:

[img:f9ac13d79f]https://dlnmh9ip6v2uc.cloudfront.net/assets/6/7/4/7/9/5112a224ce395fb479000003.png[/img:f9ac13d79f]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d120c34a28="Piradrone"][quote:d120c34a28="Viridias"][quote:d120c34a28="Piradrone"]Pra que usar bateria com menos carga? Se o objetivo é ter o maximo de autonomia, torna-se um contrasenso usar a bateria lipo no limite da tensao mínima. Bateria lipo deve ser usada no limite de 3,5V por célula, sob risco de ser danificada. Na realidade, os 11,1V nominais da 3S lipo está no limite da descarga total dela. Não é uma atitude inteligente fazer dessa forma.[/quote:d120c34a28]

Não entendi. Você diz que a bateria deve ser usada no limite de 3,5V/célula (3S=10,5V). Enquanto que a 11,1V = 3,7V/célula está no limite de descarga? Por gentileza, poderia explicar melhor?[/quote:d120c34a28]


As baterias LiPo que usamos tem tensão NOMINAL de 3,7V por célula por referência. Na realidade, ela exibe 4,2V quando totalmente carregada e cerca de 3,3V quando totalmente descarregada.
A tensão da bateria vai caindo mais ou menos linearmente conforme a energia vai sendo drenada até os 3,3,ou 3,4V e a partir daí ela cai de uma vez, a bateria começa a esquentar e pode sofrer danos irreversíveis e desbalanceamento permanente das celulas.
Então nunca se deve deixar a bateria ser consumida até chegar a esse valor de 3,3 ou menos sob risco de dano permanente às suas células. É comum utilizar as LiPo até restar uns 20 ou 15% de carga ainda (cerca de 3,4 ou 3,5V) e então colocá-las para carregar novamente.
Por isso não justifica carregá-las até esses 3,5V-20% de carga e utilizá-las até o limite do dano físico nas células.

Dê uma olhadinha nesse gráfico e entenderá mais facilmente o que eu quero dizer:

[/quote:d120c34a28]

Não precisa utilizar até o limite, é como eu falei antes, se dura um final de semana inteiro e pode durar ainda mais uns 2 ou 3, pra que utilizar até o limite?
Por que não recarregar quando chegar em casa toda a noite?
É preguiça de colocar alguns minutos para recarregar?
Fico imaginando como seria se ainda fosse tudo nas baterias Ni-Cd, ia ter gente tendo um filho atravessado tendo que colocar a bateria em carga a noite para retirar somente no outro dia quando for para a pista.
O problema é que a turma está ficando cada vez mais acomodada e preguiçosa, desculpem-me por esse termo, mas é verdade, querem baterias para durar 60 dias e recarregar em 5 minutos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Laércio, o nosso amigo perguntou sobre carga de baterias, viabilidade, opções e motivos pelo qual isso ou aquilo acontece...

Estou respondendo e ilustrando com dados técnicos a duvida do nosso amigo, e cabe a ele mesmo decidir se vale a pena ou não fazer isso que foi explicado e ilustrado aqui.

Aliás, você mesmo disse isso, cabe a cada um decidir, após saber os prós e contras.

Se o pessoal tá ficando preguiçoso, acomodado ou outro nome que seja, é problema de cada um. Minha parte eu fiz, que foi disseminar conhecimento, que aliás é o objetivo do fórum, não é?

Se existe a possibilidade de carregar uma vez só a bateria e usar por 180 dias, porquê não fazê-lo?

Se não fosse as facilidades da tecnologia que evolui, você ainda estaria voando monocanal, mas por preguiça ou acomodação prefere usar um rádio de 9 canais, não é?

Desculpa falar assim, pode soar rude, mas da mesma forma que você falou, soou rude de sua parte chamar de preguiçoso quem está procurando ganhar conhecimento e humildemente pergunta num fórum aberto sobre tais assuntos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu entendo você Piradrone, mas não podemos ficar dependentes da tecnologia, só temos que usá-la a nosso favor, mas isso não significa por em risco o equipamento para ter 180 dias sem precisar recarregar a bateria.
Entendo também que você está explicando tudo bem explicado e está fazendo a sua parte, assim como eu não estou dizendo que você está errado, somente alertando o pessoal sobre o risco de prejudicar um equipamento, coisa que eu acho errado que façamos, ensinar a outros como danificar mais rapidamente o equipamento.
Você respondeu a pergunta do usuário de forma bem clara e advertiu sobre os problemas de usar até o limite.
Eu só estou alertando sobre os riscos de usar uma bateria no limite ou acima do limite do equipamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
silaseduardo32
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Out 13, 2015 10:26 pm
Localização: Jí-Paraná

Re: Bateria Life

Mensagem por silaseduardo32 »

Também estou com problemas com a minha bateria life 9,9v 1,5amp estou tentando carrega-la no carregador imax B6 e fica dando Battery vol err cell connect o que será? Voces podem me ajudar?
Responder