Altitude hold e turnigy 9

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Altitude hold e turnigy 9

Mensagem por alsoares »

Amigos, ainda não tenho experiência na configuração de mix pra configurar meu turnigy 9ch com um mix que trave o stick de velocidade em 50 pct, como posso fazer isso?
Já estou usando a chave gear pra ativar o failsafe quando desejar, e a de 3 posições para os modos de voo. Então, como faço pra configurar outra chave, como a throtle hold, pra trazer a velocidade pra 50 pct?
Na configuração convencional pelo menu do turnigy consigo ativar o throtle hold e quando jogo 100 , na configuração o software da naza só leva o cursor pra cerca de 30 pct, não chega nos 50.

Ou o firmware original do turnigy não permite configurar um mix dessa natureza?

Agradeço qualquer ajuda.
André
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Comece colocando TODOS os equipamento que vc tem e o que quer controlar. Pelo texto só quem tem NAZA pode adivinhar que é isso... Mas adivinhar não é uma coisa muito técnica.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
macost
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 5:44 pm
Localização: Taubate

Re: Altitude hold e turnigy 9

Mensagem por macost »

[quote:78a9b3476f="alsoares"]Amigos, ainda não tenho experiência na configuração de mix pra configurar meu turnigy 9ch com um mix que trave o stick de velocidade em 50 pct, como posso fazer isso?
Já estou usando a chave gear pra ativar o failsafe quando desejar, e a de 3 posições para os modos de voo. Então, como faço pra configurar outra chave, como a throtle hold, pra trazer a velocidade pra 50 pct?
Na configuração convencional pelo menu do turnigy consigo ativar o throtle hold e quando jogo 100 , na configuração o software da naza só leva o cursor pra cerca de 30 pct, não chega nos 50.

Ou o firmware original do turnigy não permite configurar um mix dessa natureza?

Agradeço qualquer ajuda.
André[/quote:78a9b3476f]

Fala Andre,

Eu também estou tentando fazer essa configuração, mas ainda nao consegui.
Como vc fez para configurar a chave de gear para failsafe ?
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:64e527a28a="Marco Antonio"]Comece colocando TODOS os equipamento que vc tem e o que quer controlar. Pelo texto só quem tem NAZA pode adivinhar que é isso... Mas adivinhar não é uma coisa muito técnica.[/quote:64e527a28a]

Eu tenho uma Naza. Você pode me ajudar nessa questão? Agora não precisa adivinhar mais.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Re: Altitude hold e turnigy 9

Mensagem por alsoares »

[quote:58f3c55633="macost"][quote:58f3c55633="alsoares"]Amigos, ainda não tenho experiência na configuração de mix pra configurar meu turnigy 9ch com um mix que trave o stick de velocidade em 50 pct, como posso fazer isso?
Já estou usando a chave gear pra ativar o failsafe quando desejar, e a de 3 posições para os modos de voo. Então, como faço pra configurar outra chave, como a throtle hold, pra trazer a velocidade pra 50 pct?
Na configuração convencional pelo menu do turnigy consigo ativar o throtle hold e quando jogo 100 , na configuração o software da naza só leva o cursor pra cerca de 30 pct, não chega nos 50.

Ou o firmware original do turnigy não permite configurar um mix dessa natureza?

Agradeço qualquer ajuda.
André[/quote:58f3c55633]

Fala Andre,

Eu também estou tentando fazer essa configuração, mas ainda nao consegui.
Como vc fez para configurar a chave de gear para failsafe ?[/quote:58f3c55633]

Olá, macost. Tive que revisar minhas configurações porque nem me lembrava mais. :)

Primeiro, tem que configurar os modos de voo na chave de 3 posições. Eu configurei no modo heli, sem swash mix e só definindo curvas de pitch flats para normal, idle1 e idle2. Para normal configurei tudo em 86 pct. Para idle1, 47 pct e para idle2, 7 pct. Fui configurando esses percentuais enquanto observava o software da Naza, até que o cursor da porta U(switch control mode) ficasse exatamente onde eu desejava.
Com essas curvas de pitch prontas, ao acionar a chave de 3 posições eu mudo os modos de voo de manual para attitude e gps attitude. Então ativei a chave gear no canal 5 pelo menu de canais auxiliares e configurei dois mix para failsafe nos modos attitude e gps attitude, assim:
mix1:
state act
master gea
slave pit
offset 000
uprate 042
dnrate 000
sw id2

mix2:
state act
master gea
slave pit
offset 000
uprate 040
dnrate 000
sw id1

Aí quando estou voando nos modos attitude e gps attitude, ao acionar a chave gear o cursor lá no software da Naza vai para a faixa de failsafe.

Só não me preocupei em ativar o failsafe no modo manual, pois não voo nesse modo.
Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Procure o Alex, ele vai te passar essa informação em dois tempos.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
macost
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 5:44 pm
Localização: Taubate

Re: Altitude hold e turnigy 9

Mensagem por macost »

[quote:d9b01effec="alsoares"][quote:d9b01effec="macost"][quote:d9b01effec="alsoares"]Amigos, ainda não tenho experiência na configuração de mix pra configurar meu turnigy 9ch com um mix que trave o stick de velocidade em 50 pct, como posso fazer isso?
Já estou usando a chave gear pra ativar o failsafe quando desejar, e a de 3 posições para os modos de voo. Então, como faço pra configurar outra chave, como a throtle hold, pra trazer a velocidade pra 50 pct?
Na configuração convencional pelo menu do turnigy consigo ativar o throtle hold e quando jogo 100 , na configuração o software da naza só leva o cursor pra cerca de 30 pct, não chega nos 50.

Ou o firmware original do turnigy não permite configurar um mix dessa natureza?

Agradeço qualquer ajuda.
André[/quote:d9b01effec]


Fala Andre,

Eu também estou tentando fazer essa configuração, mas ainda nao consegui.
Como vc fez para configurar a chave de gear para failsafe ?[/quote:d9b01effec]

Olá, macost. Tive que revisar minhas configurações porque nem me lembrava mais. :)

Primeiro, tem que configurar os modos de voo na chave de 3 posições. Eu configurei no modo heli, sem swash mix e só definindo curvas de pitch flats para normal, idle1 e idle2. Para normal configurei tudo em 86 pct. Para idle1, 47 pct e para idle2, 7 pct. Fui configurando esses percentuais enquanto observava o software da Naza, até que o cursor da porta U(switch control mode) ficasse exatamente onde eu desejava.
Com essas curvas de pitch prontas, ao acionar a chave de 3 posições eu mudo os modos de voo de manual para attitude e gps attitude. Então ativei a chave gear no canal 5 pelo menu de canais auxiliares e configurei dois mix para failsafe nos modos attitude e gps attitude, assim:
mix1:
state act
master gea
slave pit
offset 000
uprate 042
dnrate 000
sw id2

mix2:
state act
master gea
slave pit
offset 000
uprate 040
dnrate 000
sw id1

Aí quando estou voando nos modos attitude e gps attitude, ao acionar a chave gear o cursor lá no software da Naza vai para a faixa de failsafe.

Só não me preocupei em ativar o failsafe no modo manual, pois não voo nesse modo.
Espero ter ajudado.[/quote:d9b01effec]

Fala Andre,

Vou tentar realizar essa configuração hoje a noite, depois te falo se consegui. Sem querer abusar com você configurou o IOC da Naza(home lock e course lock), o meu eu coloquei no pitch trim porem não sinto muita confiança.

Abraço e obrigado pela ajuda.

Américo Costa
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Essa é uma configuração que ainda não fiz. Estou voando só em modo attitude, ainda não instalei o gps.
Parece que com o firmware er9x deve ser mais fácil fazer essas configurações, o firmware original é limitado.

Você configurou os 3 modos (off, course lock e home lock) no pitch trim? Será que só colocando uma nova chave adicional no turnigy, de 3 posições em substituição ao pitch trim, não ficava mais seguro? se o potenciometro é um resistor variável(é isso?) em cada chave soldava um resistor com resistência em ohms correspondendo às posições do potênciometro que são equivalentes ao off, course lock e home lock.
Será tão simples assim? :) Ou tô viajando?
waltaopqd1
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 9:22 pm
Localização: Boituva SP

Mensagem por waltaopqd1 »

Eu uso o Open9x/Frsky e coloquei o IOC na chave 3pos, a chave ''EleD/R'' deixei ATT/GPS e a chave AilD/R configurei o ''fail'', ficou bem prático , ignorei o voo modo manual e o acelerador 50% , coloco o stick no meio visualmente mesmo.

O potenciometro pra IOC fica ruim de saber em que modo está, e pouco prático, uso potenciometro na angulação da camera, fica bom.

Não vejo necessidade de configurar o rádio em modo heli, complica, considero que, em se tratando de multimotores o negócio é simplificar porque na hora do aperto fica mais fácil desenrolar.

Abraço a todos.

Waltão.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Bom, achei super simples no modo heli atribuir as 3 posições para os modos de voo. Mas é melhor colocar o IOC nessa chave mesmo e att/gps numa chave de duas posições como a Gear. Mas perco o controle do failsasfe, né ele que ativa o return to home? atualmente está na chave Gear.
É possível configurar as chaves eled/r e aild/r com o firmware original? ou só com o open9x/er9x?
Responder