Bateria de Li Ion para jato

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Bateria de Li Ion para jato

Mensagem por HLANG »

Prezados amigos.

Estou com uma dúvida cruel.
recentemente comprei uma bateria Volt-On Racing de 2300 6.6V Lition Ion para usar em meu jato.

Meu carregador (Hyperion) tem programa para carregar baterias LiFe e Li Ion
Porém, o manual que veio com a dita cuja, informa que tem que ser carregada usando programa para LiFePO4 (lition Ferro Fosfato), ou seja, diferente do programa para Lition Ion.

E agora? Pelo que me constava, LiIOn era uma coisa e LiFePO4 era outra!!!
agradeço qualquer ajuda.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Se for esta mesmo: http://www.rcsmart.com.my/webshaper/store/viewProd.asp?pkProductItem=6283
A designação no site é que está errada, a bateria é uma A123 legítima, portanto o programa de carga correto seria o LiFePO4.


[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Mensagem por HLANG »

Pior é que na embalagem vem escrito tambem Litium Ion
Que dureza!!!
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

O megafly manja de batera...
ja ja ele aparece...
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Essa bateria é Life mesmo.

Ontem uma Life me deixou na mão, estava setando o rádio quando do nada o aero parou de responder, fui checar a bateria e uma celula estava com 3.5v e a outra com 0.9, muito estranho nunca tinha visto isso... por isso que eu acho imprescindivel o uso de 2 baterias em aeros maiores, essa bateria era relativamente nova e eu nunca havia percebido nada de anormal durante sua carga.

Oque eu vou começar a fazer é ciclar as baterias um dia antes de voar para ver quantos mAh saem e depois entram na bateria...

Abs.
HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Mensagem por HLANG »

Megafly
Veja como sao as coisas.
Apos 60 voos com meu tornado constatei que a bateria que vinha usando para alimentar o rx - uma hobbico 3200 mAh 2S LiFe simplesmente estufou tanto que parecia que ia explodir.
Nao da pra confiar mais em nada...
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Essas da Hobbico eu sempre fiquei com o pé atras... mas as A123 eu vinha usando em varios aeros sem problemas... até agora né hehehe
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:4b94f0b709="Megafly"]Essa bateria é Life mesmo.

Ontem uma Life me deixou na mão, estava setando o rádio quando do nada o aero parou de responder, fui checar a bateria e uma celula estava com 3.5v e a outra com 0.9, muito estranho nunca tinha visto isso... por isso que eu acho imprescindivel o uso de 2 baterias em aeros maiores, essa bateria era relativamente nova e eu nunca havia percebido nada de anormal durante sua carga.

Oque eu vou começar a fazer é ciclar as baterias um dia antes de voar para ver quantos mAh saem e depois entram na bateria...

Abs.[/quote:4b94f0b709]

Isto aconteceu num pack novo meu que estava guardado, era de 1100mA. Tentei ciclar, mas nada. O que eu sei, é que elas possuem internamente um fusível, e quando sofrem descarga extrema, bem acima do especificado (um curto), ele abre. Não é o caso.
Dois packs em paralelo são imprescindíveis em jatos, seja qual for o tipo da bateria.
Já que é necessário ciclar para garantir o funcionamento, estou colocando em duvida se as velhas e confiáveis NiCd não seriam opção. Tempo de recarga não é problema com carregados inteligentes. As Sanyo que vêm nos Futaba podem durar décadas bem tratadas.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

As Eneloop são top, mas acho que se ciclarmos as baterias para ver a real capacidade delas um dia antes do voo estamos minimizando o risco, usando dois pack então fica muito difícil de termos problemas.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

As Eneloop são NiMH, a capacidade de descarga é baixa, não são recomendáveis para Rx somente Tx. Isto porque a resistência interna delas é alta. Num treinadorzinho glow pode ser.

Sim, 2 packs e ciclar praticamente elimina as falhas por bateria.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Responder