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Enviado: Ter Jan 04, 2011 4:23 pm
por jhresende
Tenho uma bateria de lipo 6s que estragou (amassou e está com 2 celulas a quase 0), quero descarta-la...Como fazer?...

Enviado: Qua Jan 19, 2011 2:18 am
por Flyerx
para descartar coloque em solução de agua com muito sal. após algumas horas vira lixo comum.


Marco:

Um amigo no clube fez um teste inusitado. Voou uma 3S num 450 pro até a bateria ficar fraca e deixar de alimentar o motor com eficiencia, embora o voo ainda fosse possível.

Ao medir a tensão das células, estavam com aproximadamente 3.25v cada.

Vejamos, se ela ainda possui carga, porque não dá força até zerar? É o ESC que começa a avisar dando essa perda de potencia, por pura programação de software? Ou a bateria que não aguenta mais mesmo?

Vamos deixar de lado nessa questão o nível de segurança das células que devem permanecer entre 3.6 e 4.2v por célula!

Enviado: Qua Jan 19, 2011 8:11 am
por Marco Antonio
.. mediu como? Telemetria informando a tensão no exato momento da perda de potência ou parou, desconectou o pack ou desligou a carga(é a mesma coisa) e mediu.

Acho que respondi sua pergunta.


Quanto a margem de tensão que o ESC desliga:

... eu programo meus ESC pra desligar a 3V e já desliguei a 2,9V

Enviado: Qua Jan 19, 2011 8:12 am
por claudiorfernandes
Flyer, se medir a tensão DEPOIS de desligar, mede um valor errado. A tensão deve ser medida DURANTE a drenagem de corrente. Justamente por causa da resistencia interna da célula.

Enviado: Qua Jan 19, 2011 11:09 am
por Flyerx
Realmente não tinha telemetria. Após o pouso o heli foi desligado e então conferidas as células.

Pelo que entendi, durante a drenagem de corrente a tensão fica abaixo do medido após desligar o heli. Dá pra concluir então que o ESC não desliga totalmente, mas envia menos carga ao motor, de modo que sentimos que passou da hora do pouso.
Em tese, se o ESC não cortasse conforme programado, voaríamos até praticamente zerar a célula, inutilizando-a. Neste caso é claro que devemos observar a tensão mínima necessária para receptor e servos. Mas para melhor entendimento, estou supondo que somente o ESC e motor estão conectados a bateria principal, sendo que servos e receptor estariam em outra bateria.
obrigado!

Enviado: Sex Jan 28, 2011 1:05 pm
por berosilva
[quote:031e49932b="Flyerx"]para descartar coloque em solução de agua com muito sal. após algumas horas vira lixo comum.[/quote:031e49932b]


Posso fazer isto com qualquer bateria e pilha comum

Enviado: Sex Jan 28, 2011 1:09 pm
por Marco Antonio
Não...

Enviado: Dom Mar 06, 2011 9:05 pm
por ivanbert
Marco, parabéns. Um dos tópicos mais esclarecedores que li sobre Lipo. Vc não se restringe ao "como", mas se dedica também ao "porque".

Então percebi que hoje deliberadamente cometi um erro. Carreguei minhas lipos de 1000mA com corrente de 2A (2C), quando, no máximo deveria ter adotado 0,7A. Isso no capô do carro, e enquanto voava outro pack. Legal né?

Pergunto: Por que carregar com corrente elevada prejudica a bateria? Ela pode incendiar nesta condição, mesmo com a tensão limitada? O que de fato pode (ou vai) ocorrer?

Enviado: Dom Mar 06, 2011 9:41 pm
por Marco Antonio
Hoje algumas baterias suportam uma sobrecarga nessa taxa sem problema mas a probabilidade de se criar um acumulo litio sólido em um dos terminais e consequentemente ele vir a se incendiar é grande... se sua bateria não foi feita pra suportar isso.

Enviado: Sex Ago 19, 2011 4:20 pm
por arturpaffaro
Pessoal, primeiramente bem Bacana está Aula sobre baterias, todos que usam devem saber um pouco sobre elas e também conhecer os perigos delas.

Tenho uma dúvida: gostaria de ciclar um pack de bateria de uma maquina digital da sony ( 3,6 V 900 mAh Li-Ion), fiz todas as adaptacoes para ciclar em um carregador inteligente Turning 5A quando notei que o carregador só carrega Li-Po.

Teria algum problema eu carregar Li-Ion na configuração de Li-Po, tendo em vista q tensão máxima da Li-po é 0,1V maior q a ideal para Li-Ion?

Valeu