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Enviado: Ter Jul 31, 2007 6:01 pm
por carlos
Balanceador.

Deem uma olhada nesse endereço, bom balanceador, alias a/o Suzanne, tem excelentes esquemas.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=157641&pp=30

Enviado: Sáb Ago 04, 2007 5:28 pm
por ROD
Marco Antonio

Se uma li-po estiver estufada, pode ter sido sobrecarga :?:
Oq vc acha q é :?:

Tem como recupera-la :?:

Obrigado e Abraços, D+ o seu tópico muito esclarecedor!

Enviado: Qua Ago 29, 2007 10:00 am
por oseiasslompo
Marco Antonio

Como funciona, por exemplo, o balanceador ETEC SM-505? Ele vai ligado no carregador e depois na bateria?

Obrigado.

Enviado: Qui Ago 30, 2007 3:52 pm
por Marco Antonio
[quote:d587689273="ROD"]Marco Antonio

Se uma li-po estiver estufada, pode ter sido sobrecarga :?:
Oq vc acha q é :?:

Tem como recupera-la :?:

Obrigado e Abraços, D+ o seu tópico muito esclarecedor![/quote:d587689273]

Desculpe a demora...

Sim pode ter sido sobrecarga, mas já vi bat ficar gordinha mesmo sem usar.... geralmente é por sobrecarga mesmo

Enviado: Qui Ago 30, 2007 3:53 pm
por Marco Antonio
[quote:a5ab428b0d="oseiasslompo"]Marco Antonio

Como funciona, por exemplo, o balanceador ETEC SM-505? Ele vai ligado no carregador e depois na bateria?

Obrigado.[/quote:a5ab428b0d]

O balanceador sempre é ligado na bateria, em alguns modelos o carregador é ligado nele e todo o conjunto na bateria

Re: Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Enviado: Ter Set 04, 2007 11:41 pm
por ricardotoshio
Grande Marco Antonio.

Estou de "gaiato" nesse forum. Estou me familiarizando com as baterias recarregáveis de lithium e cada "vendedor" me da "dicas" diferentes. As explicações mais seguras que já li sobre essas baterias foram as que encontrei nesse forum. Um dado me perturbou: Em algum momento vc diz que as céluas de Lithium-Ion não devem ter suas tensões reduzidas para menos de 2,5V. Estou utilizando essas células de Lithium-Ion para alimentar uma fonte de luz em um aparelho de endoscopia. Para o uso em aeromodelismo, creio que existam circuitos que interrompam o uso das células quando elas estão perto desse valor crítico. (os motores param antes que a tensão nas células alcancem esse valor - se estiver enganado me perdoem.).
No meu caso, as baterias são utilizadas até que minha fonte de luz deixe de funcionar. Não é raro alguém esquecer essas fontes ligadas e os leds do sistema de iluminação devem drenar TODA a carga das baterias.
Quer dizer então que corro perigo de ter fogos de artifício a qualquer momento???

Enviado: Ter Set 04, 2007 11:44 pm
por Marco Antonio
Não.. vc corre o risco de perder sua bateria poque uma vez que isso aconteça ela morre literalmente, não sei como ainda não aconteceu.

Enviado: Qua Set 05, 2007 12:07 am
por ricardotoshio
Vc conhece alguma forma ... ou existem algum circuito usado em aeromodelos para interromper o uso dessas baterias antes que atinjam essa voltagem crítica?

Enviado: Qua Set 05, 2007 12:40 am
por Marco Antonio
quantas células de li-po vc ta usando?

Enviado: Qua Set 05, 2007 9:06 am
por ricardotoshio
São células de Li-Ion e não de Li-Po (elas tem as mesmas características?). As que eu utilizo tem as dimensões das baterias comerciais de 3V (CR123).
Tenho dois equipamentos de iluminação. Um utiliza 1 (uma) célula - 3,7V
e o outro utiliza 2 (duas) células - 2 x 3,7 = 7,4V.
Porém, cada célula me fornece algo em torno de 4,5V logo depois que tiro do carregador. Estou utilizando o LM317 (regulador de tensão) para estabilizar a 3,7V e 7,4V.