Mangueira da king tech

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Roberto,

No domingo não teve jeito, o tempo estava ruim e eu tinha um compromisso. Quando vier envie um email.
Quanto ao UAT com meia este tem uma vantagem pois é mais dificil entrar ar na linha visto que ele segue o principio do saquinho de chá. Lembra-se quando põe o saquinho de chá na água? Ele não afunda porque o ar dentro tem dificuldade de sair dele. No caso do UAT é a mesma coisa só que o ar fica retido fora e não entra na linha da bomba.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Roberto, vc pode tentar um arranjo assim...

[img:d5379fcee3]http://i1076.photobucket.com/albums/w456/mvianajr/Modelismo/turbinator-2_zps61a11b74.jpg[/img:d5379fcee3]
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

N a foto do Mucio está errada a instalação, o filtro tem que ficar do lado pressurizado do sistema, depois da bomba e antes dos solenoides... Desse jeito pode entrar ar na bomba e conseguentemente pro motor, alem de que se a bombar soltar algum algum material durante o amaciamento das engrenagens podem estragar os solenoides...


Abs.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Mega...
Vc está falando desta foto com o texto vermelho ou da foto do Elan, mais acima?
Como poderia entrar ar na bomba?

[]
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Tb não entendi mega....como eu citei acima, na sua montagem, vc não colocou o redutor entre o UAT e a bomba elétrica ? Qual a diferença de eu botar a torneira no mesmo local ?
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Entra ar porque esta do lado da sucção do sistema, as bolinhas vão se sgrupando na tela na bomba até formar uma grande e acabar por passar a tela.
O redutor tudo bem Denadai, o filtro é que não é nada legal.

Peguem o manual, da Kingtech, Jetcat e Jetcentral, e olhem onde está montado o filtro.
Alem disso pra quem tem galão de abastecimento eletrico, coloqueum o filtro antes e depois da bomba e me contem... Antes da bomba o ar fica preso no filtro, depois da bomba não fica ar no sistema.

Abs.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Mega,

Vc tem razão quando diz que há formação de uma bolha de ar (bem pequena) no filtro nesta condição. É assim mesmo e eu noto isso no meu dia-a-dia de campo (assim como no meu galão que tem uma bomba com um filtro de moto antes da mesma). Eu só não acho que essa montagem seja errada pelo seguinte:

- já vi esta instalação em foruns e aviões por aí, não sou o único, rss..
- alguns fabricantes (pelo menos eu tenho certeza que a jets-munt) recomenda assim, pois é importante para preservação da bomba pois qualquer cisco que apareça pode ficará retido ali. ( http://www.jets-munt.com/pb/VT80/images/instal1.jpg)
- é uma bolha de ar pequena e ela não passa pelo filtro FESTO pois o mesmo tem o princípio do UAT (aliás, a bolha maior fica no UAT). Para ela passar é preciso que ela se quebre em bolhas bem pequenas.
- quando a bolha aumenta um pouco (chega ao tamanho de um grao de feijao) eu dou umas pancadas no filtro e ai a bolha se quebra em microbolhas que vão para a linha mas a turbina nem toma conhecimento delas.
- Já tenho uns 70 vôos assim e nunca tive um apagamento.

[]
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Se está funcionando assim tudo bem, esse filtro não é tão grande, mas aquele filtro da jetcat que parece uma panela acumula muito ar dentro, e como ele é de aluminio ainda por cima não vemos o seu interior como nos da festo.
Uma vez eu li um topico bem grande sobre esse assunto e o pessoal entrou em consenso que o correto seria o filtro apos a bomba, vou ver encontro.

Abs.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Bom, na verdade eu tenho dois filtros.... este da foto e outro depois da bomba, um pouco menor...

Se encontrar o tópico, manda prá gente sim!
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Olá Roberto,

A entrada da bomba e de 4mm sim porém a saída do UAT e de 6mm, o que fiz foi colocar um pedaço de mangueira 4mm na entrada da bomba e depois encima a mangueira de 6mm apertando com arame de aço, desta forma olhando parece que a entrada da bomba e de 6mm mas e de 4mm. O que voçe pode fazer e realmente uma redução .
O pessoal aqui da posta também tem falado muito sobre esta torneira entre a bomba e o UAT por conta do abastecimento estou montando um tornado pra mim, e não tinha colocada , porém de tanto o pessoal falar acho que vou instalar a torneira.
O grande problema e que a maioria dos UAT tem saída 6mm e a bomba 4mm aí então tem que se, colocar a redução. Quanto ao filtro que o Megafly comentou ele vai entre a bomba e as solenóides .

Abracos
Responder