Original - Planador de Reboque - Um Metro de Envergadura
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Original - Planador de Reboque - Um Metro de Envergadura
Estou construindo um modelo pra testar em Salto (no Villa eu nem tentaria).
Planador de reboque com (na verdade) 97 Cm de envergadura.
Planador de reboque com (na verdade) 97 Cm de envergadura.
- Anexos
-
- Planador.jpg (27.48 KiB) Exibido 8700 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
O perfil é um NACA 6409 que o Omar usou para fazer a asa do P-30 que depois virou o Lazy Daisy.
Na verdade estou fazendo um Lazy Daisy ampliado para 1m, mas com uma asa mais parruda pra aguentar o reboque (menos do Alexandre Cruz).
Bordo de ataque 1/4 x 1/4. Bordo de fuga 3/16 x 1" e 4 longarinas de 2.5 x 2.5 mm
Na verdade estou fazendo um Lazy Daisy ampliado para 1m, mas com uma asa mais parruda pra aguentar o reboque (menos do Alexandre Cruz).
Bordo de ataque 1/4 x 1/4. Bordo de fuga 3/16 x 1" e 4 longarinas de 2.5 x 2.5 mm
- Anexos
-
- Nervuras.jpg (32.39 KiB) Exibido 8697 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Nas pontas das asas vou usar o velho truque de cortar o bordo de fuga que funciona como wash out num perfil under cambered.
A seção central da asa já esta pronta pesando 24g. É tudo balsa.
A seção central da asa já esta pronta pesando 24g. É tudo balsa.
- Anexos
-
- Central_3.jpg (37.89 KiB) Exibido 8696 vezes
-
- Central_2.jpg (31.04 KiB) Exibido 8696 vezes
-
- Central_1.jpg (39.18 KiB) Exibido 8696 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Valderramos
- membro
- Mensagens: 611
- Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
- Localização: São Paulo, SP
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:be036c719d="Jovem Jaburu Escalista"]Ele ficará dentro dos 18 dm2?[/quote:be036c719d]
Vai ficar perto dos 15 Dm² (12 de asa e 3 de estabilizador). Só que o peso não vai caber na classe F1H. O alvo é 110g.
Vai ficar perto dos 15 Dm² (12 de asa e 3 de estabilizador). Só que o peso não vai caber na classe F1H. O alvo é 110g.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- fhkawasaki
- membro
- Mensagens: 1691
- Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
- Localização: São Paulo
[quote:a481d22d87="Alvaro Sala"][quote:a481d22d87="Jovem Jaburu Escalista"]Ele ficará dentro dos 18 dm2?[/quote:a481d22d87]
Vai ficar perto dos 15 Dm² (12 de asa e 3 de estabilizador). Só que o peso não vai caber na classe F1H. O alvo é 110g.[/quote:a481d22d87]
É só adicionar lastro!!!
e DT na ASA né Mr. Sala!!!
Lindo projeto...tive o prazer de vê-lo desenvolvendo...aliás...depois do térmica acho que esse cairia muito bem na fila de produção...só que com as ponteiras de asa no estilo Lobinho!! rsrs
Vai ficar perto dos 15 Dm² (12 de asa e 3 de estabilizador). Só que o peso não vai caber na classe F1H. O alvo é 110g.[/quote:a481d22d87]
É só adicionar lastro!!!
e DT na ASA né Mr. Sala!!!
Lindo projeto...tive o prazer de vê-lo desenvolvendo...aliás...depois do térmica acho que esse cairia muito bem na fila de produção...só que com as ponteiras de asa no estilo Lobinho!! rsrs
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
- eduardo.jr
- membro
- Mensagens: 573
- Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
- Localização: são paulo sp
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Este planador o Alvaro está desenvolvendo para uma nova classe, de até 1 metro de envergadura, não tem como torná-lo um Nordic A1 (F1H).
As 220 g de peso para o A1 já o deixa com carga alar bem alta, o modelo acelera bem e acaba ficando bem mais perigoso numa lenha por falta de controle do que o Chico por exemplo.
Dobrar o peso neste modelo é impraticável, viraria um míssil. Então a idéia é existirem duas classes, a "Nordic A1" e a "Reboque 1 Metro". Vamos acompanhar o desenvolvimento.
As 220 g de peso para o A1 já o deixa com carga alar bem alta, o modelo acelera bem e acaba ficando bem mais perigoso numa lenha por falta de controle do que o Chico por exemplo.
Dobrar o peso neste modelo é impraticável, viraria um míssil. Então a idéia é existirem duas classes, a "Nordic A1" e a "Reboque 1 Metro". Vamos acompanhar o desenvolvimento.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Beto,
A idéia é essa mesmo. Um planador maior que o Chico e os modelos até 30" que andamos fazendo e que, talvez possa ser voado na classe "2 minutos" já que temos um campo que permite.
Minhas apostas:
Vai ser mais fácil de rebocar.
Tem chance de voar 2 minutos.
Vários desenhos (como o Cortazar e o Flamingo) podem ser ampliados para 1m.
Com alguns cuidados pode ser construído por qualquer um que já tenha feito um P-30.
Seria um intermediário entre os pequenos modelos esporte e as classes FAI.
A idéia é essa mesmo. Um planador maior que o Chico e os modelos até 30" que andamos fazendo e que, talvez possa ser voado na classe "2 minutos" já que temos um campo que permite.
Minhas apostas:
Vai ser mais fácil de rebocar.
Tem chance de voar 2 minutos.
Vários desenhos (como o Cortazar e o Flamingo) podem ser ampliados para 1m.
Com alguns cuidados pode ser construído por qualquer um que já tenha feito um P-30.
Seria um intermediário entre os pequenos modelos esporte e as classes FAI.