helimodelo 900 CCPM-mec feito em casa

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

marcelobmx
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 12:21 am
Localização: RIO GRANDE RS

Mensagem por marcelobmx »

Amigo ! nessas fotos o pega pá ainda não esta fixado .
helicoptero classe feito em casa
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5304
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Qual é o peso do heli ? o projeto está show..a única coisa que realmente não me agradou ..foi as pás em alumínio ..muito perigoso usar esse material em um heli...
marcelobmx
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 12:21 am
Localização: RIO GRANDE RS

Mensagem por marcelobmx »

Amigo ,já fiz voo com as outras pás que tinha fabricado ,ficaram bem resistentes ,pode ficar tranquilo ,meus testes de voo vão ser sempre longe de curiosos , só quando tiver certeza que a maquina estiver ok , pensarei em voar no clube de modelismo que tem aqui na minha cidade , eu sei que parece muito loco frabricar pás em casa , mas o que tem a disser de todo um heli , as pás são só um detalhe , ABRAÇO !
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5304
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Comentei acima ..o projeto está show.. fiz mais uma pergunta...qual o peso do heli????

Mas as pás é um detalhe ...que se torna perigoso...pense nisso...

Obs: Quando se apresenta um projeto..principalmente como o seu ..construindo o heli do zero..em um fórum técnico como o E-voo ...você pode receber criticas ou elogios...se você é daqueles que só quer receber elogios..me desculpe ...por ir contra as suas ideias...
marcelobmx
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 12:21 am
Localização: RIO GRANDE RS

Mensagem por marcelobmx »

peso 8kg
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Opa.. parabéns pelo modelo. Realmente muita paciência e trabalho duro pra fazer a máquina do zero!!

Quanto as pás, se seu objetivo é voar em clubes, competições ou mesmo exibições reguladas pelas normas das confederações internacionais (brasileira e outras) com o seu modelo, talvez você tenha de reconsiderar. Usualmente as normas destas confederações proíbem o uso de pás de alumínio assim como hélices de metal em aviões. Não conheço as normas brasileiras, mas aqui nos USA o uso é restrito e no documento abaixo você pode ver se seu modelo se adequa às excessões da norma. Sugiro procurar na documentaçao da COBRA o requisito similar a este.

http://www.modelaircraft.org/files/555.pdf

Quanto à construção, concordo com o pessoal que parece um pouco fraco, principalmente comparando com a construção de helicópteros experimentais e girocópteros. Nestes o bordo de ataque é formado por uma peça única forjada ou extrudada, que vai desde a raiz até a ponta da pá e é este o elemento estrural principal da pá. No seu caso, parece que a raiz da pá está apenas soldada ao revestimento e este ponto de ligação, na raiz, não perece suficiente. Digo parece pois não temos nenhum detalhe do seu projeto e é apenas um palpite, mas, como o de todos aqui, apenas tentando te ajudar a chegar num resultado melhor!!

Sugiro você fazer um Logbook como manda a regra americana pra acompanhar a estrutura da suas pás.

Bons vôos e parabéns mais uma vez.

Marco
marcelobmx
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 12:21 am
Localização: RIO GRANDE RS

Mensagem por marcelobmx »

Valeu a dica MARCO PAULO ! ABRAÇO !
marcelobmx
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 12:21 am
Localização: RIO GRANDE RS

Mensagem por marcelobmx »

Boa noite amigos ! as pás estão prontas ,gostei do resultado ,o CG ficou perfeito , e o peso teve diferença de 4 décimos de gramas, devido a pesagem de todas as peças antes de montar consegui chegar a esse resultado ,algumas voltas de durex em cima do CG resolveu ,até eu fiquei surpreso com o resultado e com o acabamento final ,elas acabaram ficando um pouco maiores chegando a 780mm .só esta faltando as do rotor de calda .Estou fazendo uma base giratória e com elevação para testar o giro e a sustentação das pás ao mesmo tempo .
Abraços!

[img:466d64bc49]http://img22.imageshack.us/img22/5733/001tst.jpg[/img:466d64bc49]

[img:466d64bc49]http://img688.imageshack.us/img688/5388/006ol.jpg[/img:466d64bc49]
helicoptero classe feito em casa
Avatar do usuário
presotto
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:23 am
Localização: Palmeira das Missoes - RS

Mensagem por presotto »

Amigo, meus parabens, ta melhor do que esses troços fabricados em serie.........
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Cara, é difícil de acreditar que você fez peça por peça!

Parabéns!

=]
Responder