Configurando Flymentor + ER9X

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Caramba hein.... que susto... deve ter ficado com as pernas bambas... passa silicone nela... ;) o rolamento foi pro saco sera??
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Mas se travou o rotor, a correia foi pro saco?? Como foi isso??
michell
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 1:38 pm
Localização: Indaiatuba,sp

Mensagem por michell »

[quote:0c38dbf858="cbbeudo"]Só um comentário!

Fui voar ontem e travou o rotor de cauda em voo, estava sem lubrificação. Consegui trazer o heli para pouso girando e sem lenhas...

=]

Acho que só consegui porque ele respeitava ainda uma merreca de comando na cauda, mas o servo fazia tanto esforço que o link envergava! Passei um sufoco ontem...[/quote:0c38dbf858]
ele quiz dizer que travou o comando e não a rotação do rotor
Turnigy 9x(ER9X)-barco out rigger hk- v922
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:66b6d9e67d="Flavio LHP"]Caramba hein.... que susto... deve ter ficado com as pernas bambas... passa silicone nela... ;) o rolamento foi pro saco sera??[/quote:66b6d9e67d]

Passei óleo Singer (aquele óleo de máquina de costura), resolveu!

O problema é que vacilei, essa peça vem sem nada de lubrificação da HK! Por isso deu a zica...
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:5e2d84081c="Flavio LHP"]Mas se travou o rotor, a correia foi pro saco?? Como foi isso??[/quote:5e2d84081c]

Travou apenas o movimento do rotor da direita para esquerda (esqueci o nome da peça que move), porém, ele continuou girando, digamos que ele tem 0,5mm de movimento para cada lado, certo? Ele travou e dava movimento de apenas 1mm para um dos lados apenas, consegui trazer de volta apenas com isso de movimento!

Dois pingos de óleo de máquina, tudo voltou ao normal, mas ainda não consegui voar para testar...
michell
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 1:38 pm
Localização: Indaiatuba,sp

Mensagem por michell »

[quote:fe11162273="cbbeudo"]Pessoal,

Para quem acha que Flymentor não presta ou não faz escola, eu treinei com o Flymentor um pouco mais de 1 mês e agora um amigo meu me filmou ontem voando o meu HK-450, com vento moderado, e [b:fe11162273]sem[/b:fe11162273] o Flymentor!

[yt]xH9aCNppbkA[/yt]

[b:fe11162273]OBS[/b:fe11162273]: Lembrando que eu nunca tive uma aula sequer de Heli e antes do Flymentor era uma lenha a cada 2 baterias com 3 meses de helicóptero encostado.

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D[/quote:fe11162273]
se eu fosse você continuaria com o flymentor, mas so com horizontal mode e ajuda nestes dias de vento, vi uma vez um blade 400 com muito mais vento que este que você voou usando o flymentor, e o piloto fazia 8(circuito) de 5 metros( a + ou - 1 metro do chão) de comprimento no maximo, o heli nem balançava, segundo ele so tava voando daquele jeito graças ao flymentor.
Turnigy 9x(ER9X)-barco out rigger hk- v922
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:e2616a97ed="michell"]se eu fosse você continuaria com o flymentor, mas so com horizontal mode e ajuda nestes dias de vento, vi uma vez um blade 400 com muito mais vento que este que você voou usando o flymentor, e o piloto fazia 8(circuito) de 5 metros( a + ou - 1 metro do chão) de comprimento no maximo, o heli nem balançava, segundo ele so tava voando daquele jeito graças ao flymentor.[/quote:e2616a97ed]

Então, aí cada um sabe das suas limitações.

O meu objetivo era instalar o Flymentor para conseguir sair para voo. Depois que consegui, fui diminuindo o ganho do Flymentor até retirá-lo de vez (na verdade foi um dia que decolei sem querer com ele desligado e percebi que não precisava mais dele).

Quanto ao vento, como era um dia com rajadas, o ideal era não levantar o helicóptero, mas sou teimoso e mesmo assim levantei.

Por hora não vejo a necessidade de instalar o Flymentor novamente, Se for treinar um hover de "noise in" ou começar a treinar alguns 3D´s, pode ser que volte ele...

:D :D :D
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Eu gosto de vento...quando todo mundo tá recolhendo o trem de pouso eu mando pra cima, sem dó!!!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:17dc146f11="Lívio Cardoso"]Eu gosto de vento...quando todo mundo tá recolhendo o trem de pouso eu mando pra cima, sem dó!!![/quote:17dc146f11]

Por enquanto eu sofro pra voar o 450 com vento fortes e rajadas, vamos ver daqui uns meses de treinamento.

:D
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:f442dc65ec="Emateo"]Entao me convenceu. rsrs
Voce tem uma referência de programação para o gyro do flymentor? Dos ganhos, estou muito cru na programação ainda.[/quote:f442dc65ec]

Opa! Sem problemas!

Olha só, eu recomendo você ligar o fio do ganho do Gyro no rádio, assim é mais fácil de você configurar o ganho. Mas vou citar das duas formas como você deverá proceder:

a) Se for configurar direto o ganho no software do Flymentor, deixa com o valor default de fábrica primeiro e decole para teste.

b) Se for configurar o ganho pelo rádio, verifique se o seu ganho vai de -100 até +100, nesse caso, configure com +55 e decole para teste. Se o seu rádio for de 0 a 100 apenas no ganho, coloque 75 e decole para teste.

Das duas formas, você vai ter o procedimento de decolagem para teste você vai ter que fazer o seguinte:

Ao começar acelerar, quando o stick estiver em mais ou menos 40% (coloquei 40% mas é na verdade seria um ponto em que o motor está bem acelerado e não decola o helicóptero, ele fica no chão), você vai ver que a tendencia é a cauda ir para um dos lados. Primeira coisa, vai dando TRIM para o outro lado até parar de girar.

b) A cauda parou de girar?

[b:f442dc65ec]Não[/b:f442dc65ec] = O seu Gyro está invertido. Voce tem que ir no software e mudar o lado de correção dele.

[b:f442dc65ec]Sim[/b:f442dc65ec] = Ótimo, agora é só ajustar o trim para ela ficar paradinha na posição e decolar alguns centímetros para teste.

Depois você vai fazer o seguinte teste para verificar o valor do ganho:

1) A cauda está "abanando" da direita para esquerda direto (WAG)? Se sim, você vai ter que diminuir o valor do gyro de 5 em 5 pontos (o valor 5 é apenas uma referência, você pode diminuir de 1 em 1 se quiser, mas vai demorar mais para conseguir um resultado).

2) A cauda não está abanando, mas quando eu acelero, ela escorrega para o lado. Então você vai aumentar um pouco o valor.

Vai fazendo isso até ela ficar travadinha.

Depois disso, desligue a bateria e ligue novamente. É para manter a configuração, mas as vezes precisa de um pequeno ajuste dependendo do vento.

Depois disso é trimar o cíclico, se precisar de ajuda, me avisa!
Responder