Airbus A330 - Mais videos
Enviado: Qua Jan 30, 2013 8:53 am
Tem uns caras aqui no e-voo que marcam uma hora com a gente e chegam 3h depois... Sorte que, antes disto, sempre tem outrem com uma camera na mao, filmando aquele voozinho descompromissado. E assim, um cara na pista filmou os primeiros voos da manha de domingo, ainda antes das rajadinhas chatas:
http://www.youtube.com/watch?v=wU306Hc3S-Q&list=UU1-lZ18Y-otyEkcG4B7XkVw&index=2
Este video é interessante porque mostra nao só o processo de montagem do A330 mas tb a besteira que eu ando fazendo no pouso e nao percebia na hora: excesso de profundor.
Novo video:
Ainda nao consegui filmar um bom pouso. Prometo tentar voltar a voa-lo direito, sem fazer besteira na hora de corrigir em funcao do vento atravessado:
http://www.youtube.com/watch?v=uKU29H09kw4
Bom dia, pessoal.
Aqui vamos nos em mais uma empreitada maluca: Fazer em tamanho pequeno um aviao com muita parafernalia. Isto significa mais parafernalia ainda, porque p/ manater o peso e atender aos requisitos, alguns truques serao necessarios na estrutura e no projeto como um todo.
Antes de mais nada, vamos as condicoes que o pobre Airbus tera que enfrentar:
Transporte em carros pequenos (Punto / Ecosport), quase sempre com outros objetos e pessoas
Vento forte e quse sempre turbulento e atravessado, mudando muito ao longo da pista (quase a cada 10m)
Maximo de reparabilidade em campo
Correntes ascendentes durante boa parte do ano e bolhas na cabceira das pistas
Locais de voo confinados, com aproximacoes cehias de obstaculos
Pouco espaco p/ guardar
Pouco tempo a perder com montagem / desmontagem (agora so tenho uma manha por semana p/ voar)
Em funcao disto tudo, a escolha de qual airliner havia caido sobre o A330 por ser o desenho mais "limpo", que proporcionasse uma boa penetracao, sem aproximar demais as naceles do chao. Para cumprir as exigencias acima, ele precisara, portanto, ter as seguintes caracteristicas:
Asas e demais superfices "baionetadas" p/ transporte sem danos, ja que nao vou poder exagerar nos reforcos.
Maximo de "fly by wire" possivel = servos proximos as superficies ao inves de varetas de comando, em todas elas = mais servos pendurados nos ESCs
Asas de P3 com vinil ao inves de depron ou balsa = mais resistencia durante o transporte, com minimo de comprometimento do acabamento
Trem de pouso nao podera "devolver" o aviao ao ar apos tocar o solo = estagios da suspensao deverao ter retorno controlado ou nulo apos ele "sentar" no chao
As naceles e pylons precisarao absorver as vibracoes sem quebrar em impactos leves ou moderados. Ao inves disto, algum ponto da juncao entre eles e que deve ceder em impactos laterais, que sao a grande maioria. esta mesma junta deve ceder no improvavel caso de um impacto frontal. No pior caso, o pylon deve se romper na horizontal, facilitando sua recuperacao com epoxi em campo, se for o caso.
P/ economizar peso, a estrutura devera distribuir a energia dos impactos, sem reforcos desnecessarios, principalmente na frente do aviao. esta mesma frente precisara se defromar bem mais que o resto da fuselagem em caso de impactos, como fiz no 727. O modelo sera feito em card model. Assim, se a frente concentrar a deformacao, corta-se a parte estragada e a substituicao e feita em poucas horas de trabalho.
Ele tb precisa, p/ ter "penetracao" aerodinamica, de uma certa velocidade e ter um carag alar razoavelmente alta p/ nao flutuar nos pousos. Isto querdizer um aviao leve p/ sua motorizacao, porem pequeno, priorizando a relacao peso/empuxo e reduzindo o arrasto.
Falando em arrasto, cada perna do A330 tem 4 rodas. Vamos precisar de retrateis p/ nao ter que usar um setup maior. Alem disto, ja tenho um conjunto de baterias 4S aqui e algumas EDFs. Assim, ele vai ser construido para atender a tudo acima com a eletronica disponivel (que pertenceu aquele 737 da Gol que fiz em 2007).
Dito isto, chegamos ao primeiro esboco das dimensoes do bicho: Algo com peso maximo em torno de 1330g a 1350g e envergadura na casa de 1,3m a 1,5m, a depender da proporcao das naceles em relacao ao aviao. Vamos entao para o Corel Draw com um desenho generico de 3 vistas, apenas p/ confirmar as dimensoes necessarias para a escala.
http://www.youtube.com/watch?v=wU306Hc3S-Q&list=UU1-lZ18Y-otyEkcG4B7XkVw&index=2
Este video é interessante porque mostra nao só o processo de montagem do A330 mas tb a besteira que eu ando fazendo no pouso e nao percebia na hora: excesso de profundor.
Novo video:
Ainda nao consegui filmar um bom pouso. Prometo tentar voltar a voa-lo direito, sem fazer besteira na hora de corrigir em funcao do vento atravessado:
http://www.youtube.com/watch?v=uKU29H09kw4
Bom dia, pessoal.
Aqui vamos nos em mais uma empreitada maluca: Fazer em tamanho pequeno um aviao com muita parafernalia. Isto significa mais parafernalia ainda, porque p/ manater o peso e atender aos requisitos, alguns truques serao necessarios na estrutura e no projeto como um todo.
Antes de mais nada, vamos as condicoes que o pobre Airbus tera que enfrentar:
Transporte em carros pequenos (Punto / Ecosport), quase sempre com outros objetos e pessoas
Vento forte e quse sempre turbulento e atravessado, mudando muito ao longo da pista (quase a cada 10m)
Maximo de reparabilidade em campo
Correntes ascendentes durante boa parte do ano e bolhas na cabceira das pistas
Locais de voo confinados, com aproximacoes cehias de obstaculos
Pouco espaco p/ guardar
Pouco tempo a perder com montagem / desmontagem (agora so tenho uma manha por semana p/ voar)
Em funcao disto tudo, a escolha de qual airliner havia caido sobre o A330 por ser o desenho mais "limpo", que proporcionasse uma boa penetracao, sem aproximar demais as naceles do chao. Para cumprir as exigencias acima, ele precisara, portanto, ter as seguintes caracteristicas:
Asas e demais superfices "baionetadas" p/ transporte sem danos, ja que nao vou poder exagerar nos reforcos.
Maximo de "fly by wire" possivel = servos proximos as superficies ao inves de varetas de comando, em todas elas = mais servos pendurados nos ESCs
Asas de P3 com vinil ao inves de depron ou balsa = mais resistencia durante o transporte, com minimo de comprometimento do acabamento
Trem de pouso nao podera "devolver" o aviao ao ar apos tocar o solo = estagios da suspensao deverao ter retorno controlado ou nulo apos ele "sentar" no chao
As naceles e pylons precisarao absorver as vibracoes sem quebrar em impactos leves ou moderados. Ao inves disto, algum ponto da juncao entre eles e que deve ceder em impactos laterais, que sao a grande maioria. esta mesma junta deve ceder no improvavel caso de um impacto frontal. No pior caso, o pylon deve se romper na horizontal, facilitando sua recuperacao com epoxi em campo, se for o caso.
P/ economizar peso, a estrutura devera distribuir a energia dos impactos, sem reforcos desnecessarios, principalmente na frente do aviao. esta mesma frente precisara se defromar bem mais que o resto da fuselagem em caso de impactos, como fiz no 727. O modelo sera feito em card model. Assim, se a frente concentrar a deformacao, corta-se a parte estragada e a substituicao e feita em poucas horas de trabalho.
Ele tb precisa, p/ ter "penetracao" aerodinamica, de uma certa velocidade e ter um carag alar razoavelmente alta p/ nao flutuar nos pousos. Isto querdizer um aviao leve p/ sua motorizacao, porem pequeno, priorizando a relacao peso/empuxo e reduzindo o arrasto.
Falando em arrasto, cada perna do A330 tem 4 rodas. Vamos precisar de retrateis p/ nao ter que usar um setup maior. Alem disto, ja tenho um conjunto de baterias 4S aqui e algumas EDFs. Assim, ele vai ser construido para atender a tudo acima com a eletronica disponivel (que pertenceu aquele 737 da Gol que fiz em 2007).
Dito isto, chegamos ao primeiro esboco das dimensoes do bicho: Algo com peso maximo em torno de 1330g a 1350g e envergadura na casa de 1,3m a 1,5m, a depender da proporcao das naceles em relacao ao aviao. Vamos entao para o Corel Draw com um desenho generico de 3 vistas, apenas p/ confirmar as dimensoes necessarias para a escala.