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[quote:1620346221="vitor 182"]fabio
o se algum equipamento dentro do aviao falhar como vc ira abri-lo para manutençao? [/quote:1620346221]
Vitor,
Acho que a resposta esta nestas fotos. O conjunto traseiro é todo desmontavel para transporte. Precisei acelerar a construção em 2 fins de semana que tinha visita em casa distraindo a DAC. Aí, eu escapei e mandei ver.
Como os servos ficam nos proprios estabilizadores (Fly by wire) ficamos naquela situação que eu mencionei antes: dentro da fuselagem, só fio.
Uma baioneta de balsa cortada com o diedro do estabilizador horizontal atravessa a fuselagem e tem, nos pontos onde isto acontece, reforços feitos com chapas de balsa umidecidas com CA (Superbonder) p/ nao criar folga.
Existem 2 graus de liberdade principais que precisam ser travados: A folga p/ dentro e p/ fora e o giro, que poderia afetar o pitch do aviao. O primeiro é resolvido com um parafuso que atravessa o depron e entra com rosca soberba na baioneta. Neste ponto, ela tb é umidecida com CA p/ nao criar folgas depois. O segundo grau de liberdade (giro) é travado com um palito de churrasco. estamos na traseira do aviao. Qualquer decimo de grama aqui faz diferença no CG.
Lembrando, esta é uma area que nao recebe impactos nem no transporte, pois é desmontada p/ isto. O que pega aqui é a vibração induzida pelo vento. Como em estabilizadores horizontais a excitação do vento induz movimentos na vertical principalmente, é nesta direção que o conjunto precisa ter rigidez só p/ barrar o comecinho da vibração. P/ retardar o surgimento das vibrações, o segredo não é enche-la de reforços e, sim, elevar sua frequencia natural. trocando em miudos, a estrutura precisa ser endurecida.
Como nao estamos lidando com nada muito severo, a propria caixinha de depron por onde a baioneta vai correr serve como viga e proporciona esta rigidez à estrutura do estabilizador.
o se algum equipamento dentro do aviao falhar como vc ira abri-lo para manutençao? [/quote:1620346221]
Vitor,
Acho que a resposta esta nestas fotos. O conjunto traseiro é todo desmontavel para transporte. Precisei acelerar a construção em 2 fins de semana que tinha visita em casa distraindo a DAC. Aí, eu escapei e mandei ver.
Como os servos ficam nos proprios estabilizadores (Fly by wire) ficamos naquela situação que eu mencionei antes: dentro da fuselagem, só fio.
Uma baioneta de balsa cortada com o diedro do estabilizador horizontal atravessa a fuselagem e tem, nos pontos onde isto acontece, reforços feitos com chapas de balsa umidecidas com CA (Superbonder) p/ nao criar folga.
Existem 2 graus de liberdade principais que precisam ser travados: A folga p/ dentro e p/ fora e o giro, que poderia afetar o pitch do aviao. O primeiro é resolvido com um parafuso que atravessa o depron e entra com rosca soberba na baioneta. Neste ponto, ela tb é umidecida com CA p/ nao criar folgas depois. O segundo grau de liberdade (giro) é travado com um palito de churrasco. estamos na traseira do aviao. Qualquer decimo de grama aqui faz diferença no CG.
Lembrando, esta é uma area que nao recebe impactos nem no transporte, pois é desmontada p/ isto. O que pega aqui é a vibração induzida pelo vento. Como em estabilizadores horizontais a excitação do vento induz movimentos na vertical principalmente, é nesta direção que o conjunto precisa ter rigidez só p/ barrar o comecinho da vibração. P/ retardar o surgimento das vibrações, o segredo não é enche-la de reforços e, sim, elevar sua frequencia natural. trocando em miudos, a estrutura precisa ser endurecida.
Como nao estamos lidando com nada muito severo, a propria caixinha de depron por onde a baioneta vai correr serve como viga e proporciona esta rigidez à estrutura do estabilizador.
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Gosto da foto abaixo porque ela conta tudo sobre como fiz os estabilizadores: A caixinha de depron que serve de luva p/ a baioneta, a ancoragem do profundor (chapa de depron que recebe as dobradiças tb) e a nervura, que tb é a chapa onde o palito d churrasco trava o giro do estabilizador.
O mesmo principio é usado na deriva / leme. A diferença é que a baioneta da deriva tem uma janela de manutenção na parte de baixo, que permite até mesmo a sua troca, se for necessario. Reparem o que eu disse antes sobre a trabalheira que deu p/ posicionar a ultima peça da fuselagem. Acabei usando cola demais, de tanto fazer e refazer. Isto exigiu massa p/ disfarçar a caca.
O mesmo principio é usado na deriva / leme. A diferença é que a baioneta da deriva tem uma janela de manutenção na parte de baixo, que permite até mesmo a sua troca, se for necessario. Reparem o que eu disse antes sobre a trabalheira que deu p/ posicionar a ultima peça da fuselagem. Acabei usando cola demais, de tanto fazer e refazer. Isto exigiu massa p/ disfarçar a caca.
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E eis a outra parte do monta / desmonta: O encaixe da asa, finalizado.
O parafuso principal é um parafuso de tampa de vaso sanitario, comprado em uma loja de mat. de construção. Ele vai preso na caverna / parede com CA porque é um dos fusiveis mecanicos: Se a asa levar uma pancada muito forte que a faça girar tendendo a rolar o aviao, este encaixe deve se romper com o pico de esforço gerado pelo impacto. Em voo, a força de sustentação empurra a asa p/ cima, reduzindo a tração sobre a junta o tempo todo. A outra parte do encaixe é o slot no cartao de credito, ja explicado. no pior dos casos, o cartao se solta da caverna de isopor ou torce, abrindo o slot p/ liberar a lingueta de compensado da seção central da asa.
O parafuso principal é um parafuso de tampa de vaso sanitario, comprado em uma loja de mat. de construção. Ele vai preso na caverna / parede com CA porque é um dos fusiveis mecanicos: Se a asa levar uma pancada muito forte que a faça girar tendendo a rolar o aviao, este encaixe deve se romper com o pico de esforço gerado pelo impacto. Em voo, a força de sustentação empurra a asa p/ cima, reduzindo a tração sobre a junta o tempo todo. A outra parte do encaixe é o slot no cartao de credito, ja explicado. no pior dos casos, o cartao se solta da caverna de isopor ou torce, abrindo o slot p/ liberar a lingueta de compensado da seção central da asa.
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
[quote:66b875651e="fabiofleal"]Putz! desenha ai, que eu nao entendi foi necas :) :) :)[/quote:66b875651e]
Ta na mão :P , fiz literalmente nas coxas, 15 minutinhos, e uns rabiscos. Segue as fotos e a explicação...
[img:66b875651e]http://photos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/17105_557025207656112_692188713_n.jpg[/img:66b875651e]
Bequilha:
[img:66b875651e]http://photos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/16349_557026734322626_1601445524_n.jpg[/img:66b875651e]
Trem traseiro:
[img:66b875651e]http://photos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/48120_557026827655950_120906769_n.jpg[/img:66b875651e]
O trem puxa o fio, e o fio puxa as 'portas', o que teria que pensar, é em algo que fizesse elas ao voltarem para hora do pouso... Desculpe pela qualidade das fotos, tirei do cel... Se conseguir aplicar esta técnica no trem de pouso, me animo a construir um T27 futuramente com este sistema, que economiza servos (a, coloquei fio de nylon, pois acho q seja vem resistente e um pouco o transparente). Já vou preparar a patente para alegar que sou o criador da 'engenhoca' (risos) hahaha
Abraço.
Ta na mão :P , fiz literalmente nas coxas, 15 minutinhos, e uns rabiscos. Segue as fotos e a explicação...
[img:66b875651e]http://photos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/17105_557025207656112_692188713_n.jpg[/img:66b875651e]
Bequilha:
[img:66b875651e]http://photos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/16349_557026734322626_1601445524_n.jpg[/img:66b875651e]
Trem traseiro:
[img:66b875651e]http://photos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/s720x720/48120_557026827655950_120906769_n.jpg[/img:66b875651e]
O trem puxa o fio, e o fio puxa as 'portas', o que teria que pensar, é em algo que fizesse elas ao voltarem para hora do pouso... Desculpe pela qualidade das fotos, tirei do cel... Se conseguir aplicar esta técnica no trem de pouso, me animo a construir um T27 futuramente com este sistema, que economiza servos (a, coloquei fio de nylon, pois acho q seja vem resistente e um pouco o transparente). Já vou preparar a patente para alegar que sou o criador da 'engenhoca' (risos) hahaha
Abraço.
"Decolar é uma opção, lenhar, ops, pousar é obrigação"
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Reta final
Bom... Asa quase pronta, é hora de pensar em pequenos detalhes que sao importantes:
Como travar as baionetas das asas ?
Onde por a bateria para o CG ficar como na imagem abaixo
Organização dos fios
E mais uma serie de detalhezinhos que fazem das noites que antecedem os primeiros voos as mais tensas do projeto inteiro.
Uma coisa é fato: Depois de fazer tanta peça (este aero tinha 220 quando parei de contar), é preciso dar algumas pausas p/ encarar o que falta de cabeça fria e ir tranquilo para o voo, p/ nao correr o risco de por tudo a perder por um vacilo.
Antes do voo tambem, uma serie de testes de bancada e solo precisa confirmar novamente alguns parametros, como consumo dos servos por exemplo e facilidade de taxi. Nos testes de voo é necessario checar tendencias, respostas e, principalmente, CG, incidencia e tendencias como stall de ponta. Este tipo de aviao tem um voo diferente de tudo o que existe no aeromodelismo: Tem um voo manso p/ quem ve, mas nao perdoa erros de quem pilota. basta errar na perna base p/ estragar um pouso por completo., como Mike Neff escreveu no video do MD-80: "Uma aproximação triste antecede um pouso triste".
Como travar as baionetas das asas ?
Onde por a bateria para o CG ficar como na imagem abaixo
Organização dos fios
E mais uma serie de detalhezinhos que fazem das noites que antecedem os primeiros voos as mais tensas do projeto inteiro.
Uma coisa é fato: Depois de fazer tanta peça (este aero tinha 220 quando parei de contar), é preciso dar algumas pausas p/ encarar o que falta de cabeça fria e ir tranquilo para o voo, p/ nao correr o risco de por tudo a perder por um vacilo.
Antes do voo tambem, uma serie de testes de bancada e solo precisa confirmar novamente alguns parametros, como consumo dos servos por exemplo e facilidade de taxi. Nos testes de voo é necessario checar tendencias, respostas e, principalmente, CG, incidencia e tendencias como stall de ponta. Este tipo de aviao tem um voo diferente de tudo o que existe no aeromodelismo: Tem um voo manso p/ quem ve, mas nao perdoa erros de quem pilota. basta errar na perna base p/ estragar um pouso por completo., como Mike Neff escreveu no video do MD-80: "Uma aproximação triste antecede um pouso triste".
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Sales,
Vou fazer algo parecido no proximo jato. Mas p/ o A330, precisa ser sequenciado, porque a porta do trem central fica fechada com o trem retraido mas tb fecha com ele baixo.
Modulo Assan que comprei tem esta função. Mas faltou espaço ate mesmo p/ os fios. 1,4m é muuuito pouco tamanho p/ este tipo de aviao. Falta espaço p/ tudo. Mas valeu pelo desenho. Ficou bem + facil de entender :)
A sequencia à qual me referi é esta aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=PpPcbq2ULSo
Este video é de um 777 mas a sequencia é a mesma:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=120KZnPHKH8#t=65s
Vou fazer algo parecido no proximo jato. Mas p/ o A330, precisa ser sequenciado, porque a porta do trem central fica fechada com o trem retraido mas tb fecha com ele baixo.
Modulo Assan que comprei tem esta função. Mas faltou espaço ate mesmo p/ os fios. 1,4m é muuuito pouco tamanho p/ este tipo de aviao. Falta espaço p/ tudo. Mas valeu pelo desenho. Ficou bem + facil de entender :)
A sequencia à qual me referi é esta aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=PpPcbq2ULSo
Este video é de um 777 mas a sequencia é a mesma:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=120KZnPHKH8#t=65s
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