Anti torque como eliminar ????
- Marco Antonio
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[quote:41b02cdd98="Marcelo_Raceteans"]ola "Alvaro Sala" poxa agora fiquei mais em duvida ainda pois estava pesquisando e achei um desenho semelhante ao seu mas falando para colocar o angulo ao exatamente ao contrario achei o desenho de uma zagi tambem com o angulo ao contrario do seu desenho .........[/quote:41b02cdd98]
Mas zagi tem que ficar 0°
O fato de ter encontrado um desenho diz alguma coisa? Quem fez, o que sabia do que fez.
Estar na internet da como certo e acabado?
Mas zagi tem que ficar 0°
O fato de ter encontrado um desenho diz alguma coisa? Quem fez, o que sabia do que fez.
Estar na internet da como certo e acabado?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
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- Marco Antonio
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Quanto ao fato do angulo nesse modelo...
O torque faz a asa "girar" em sentido horário, como faria em um modelo normal, se colocar ao contrário ao desenho do Alvaro ela vai guinar para a "direita" somando o giro em sentido horário.
Capapuf
Disse alguma tolice???
Agora até eu fiquei na duvida.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
O torque faz a asa "girar" em sentido horário, como faria em um modelo normal, se colocar ao contrário ao desenho do Alvaro ela vai guinar para a "direita" somando o giro em sentido horário.
Capapuf
Disse alguma tolice???
Agora até eu fiquei na duvida.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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- LaercioLMB
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[quote:2cb0d65d0f="Marcelo_Raceteans"]ola "LaercioLMB" agora se tratando de um motor atraz a inclinação tem que ser para a esquerda ou não .......para ajudar o modelo é um funjet[/quote:2cb0d65d0f]
Sim, nesse caso, a inclinação é para a esquerda, pois os lados de um aeromodelo são vistos de trás para frente do aeromodelo e não do motor como o outro sugeriu antes dizendo que se o motor é atrás, a inclinação é para a direita.
Só que nesse caso, a inclinação poderá ser para baixo ou para cima para não dar tendências ao aeromodelo de fazer curvas em altas velocidades, como se estivesse usando o leme.
Acredito que provavelmente a inclinação seja para cima em aeromodelos com motor atrás e não para os lados ou para baixo.
Sim, nesse caso, a inclinação é para a esquerda, pois os lados de um aeromodelo são vistos de trás para frente do aeromodelo e não do motor como o outro sugeriu antes dizendo que se o motor é atrás, a inclinação é para a direita.
Só que nesse caso, a inclinação poderá ser para baixo ou para cima para não dar tendências ao aeromodelo de fazer curvas em altas velocidades, como se estivesse usando o leme.
Acredito que provavelmente a inclinação seja para cima em aeromodelos com motor atrás e não para os lados ou para baixo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Olha, eu creio que nesse caso o right thrust não vai resolver, o que você tem é um modelo leve, de pouca envergadura e extremamente super-motorizado, por isso ele tende a fazer um roll quando você dá todo motor em baixa velocidade, um gyro no aileron iria te ajudar muito, se puder diminuir o diâmetro da hélice sem afetar a velocidade final (que é o que você procura, não é?) também vai diminuir o contra-torque um pouco.
- Marcelo_Raceteans
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[quote:cc484cb60d="Hidden"]Olha, eu creio que nesse caso o right thrust não vai resolver, o que você tem é um modelo leve, de pouca envergadura e extremamente super-motorizado, por isso ele tende a fazer um roll quando você dá todo motor em baixa velocidade, um gyro no aileron iria te ajudar muito, se puder diminuir o diâmetro da hélice sem afetar a velocidade final (que é o que você procura, não é?) também vai diminuir o contra-torque um pouco.[/quote:cc484cb60d]
Concordo.
O problema de acelerar o motor antes do lançamento é que o esforço exercido pela mão faz parte do equilíbrio de forças e momentos. Quando o avião é lançado e não tem autoridade de comando ele vai rolar pois o sistema de forças muda abruptamente.
O ângulo do motor tem que ser ajustado para o voo e não para o lançamento. Vai um guia .....
[url]http://www.scootworks.com/rdrc/trim.html[/url]
Outras ideias:
a) solução luzitana......lançar com inclinação para a direita contando que com o giro inicial ele vá ficar na horizontal; :lol: :lol: :lol:
b) utilizar uma catapulta para o lançamento e ir acelerando o motor aos poucos, com o ganho de velocidade ocorre o aumento da eficiência aerodinâmica das superfícies de controle e o modelo se equilibra.
O giro pode não adiantar porque com baixa velocidade o aileron pode não ter autoridade suficiente.
Concordo.
O problema de acelerar o motor antes do lançamento é que o esforço exercido pela mão faz parte do equilíbrio de forças e momentos. Quando o avião é lançado e não tem autoridade de comando ele vai rolar pois o sistema de forças muda abruptamente.
O ângulo do motor tem que ser ajustado para o voo e não para o lançamento. Vai um guia .....
[url]http://www.scootworks.com/rdrc/trim.html[/url]
Outras ideias:
a) solução luzitana......lançar com inclinação para a direita contando que com o giro inicial ele vá ficar na horizontal; :lol: :lol: :lol:
b) utilizar uma catapulta para o lançamento e ir acelerando o motor aos poucos, com o ganho de velocidade ocorre o aumento da eficiência aerodinâmica das superfícies de controle e o modelo se equilibra.
O giro pode não adiantar porque com baixa velocidade o aileron pode não ter autoridade suficiente.
“A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem" e "País RICO é país LIVRE!!!"
- Marcelo_Raceteans
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Marcelo,
Veja no vídeo o exemplo de um modelo a elástico. Ele tem 65 Cm de envergadura e a hélice tem uns 24 Cm e um passo enorme. Na saída, o torque da borrache é muito forte. Note que ele sai sem curva devido ao torque e após alguns segundos conforme perde potência ele entra em curva para a direita.
O empuxo fornecido pela borracha começa bem violento, mas mesmo assim o modelo não faz torque roll nem entra em espiral para a esquerda. Como é voo livre e não tem nenhum comando, isso é conseguido na trimagem: Side Thrust, Down Thrust, CG, leme e incidências.
[yt]GM8HxTsh-ns&feature[/yt]
Veja no vídeo o exemplo de um modelo a elástico. Ele tem 65 Cm de envergadura e a hélice tem uns 24 Cm e um passo enorme. Na saída, o torque da borrache é muito forte. Note que ele sai sem curva devido ao torque e após alguns segundos conforme perde potência ele entra em curva para a direita.
O empuxo fornecido pela borracha começa bem violento, mas mesmo assim o modelo não faz torque roll nem entra em espiral para a esquerda. Como é voo livre e não tem nenhum comando, isso é conseguido na trimagem: Side Thrust, Down Thrust, CG, leme e incidências.
[yt]GM8HxTsh-ns&feature[/yt]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.