[Dúvida] Eletrênica para Tornado
- thiagox
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[Dúvida] Eletrênica para Tornado
Boa Noite Modelistas!
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a definir a eletrônica para montagem de um Jato Tornado com Turbina KingTech K80.
Quero saber quais servos e extensões devem ser instalados, assim como especificações dos mesmos, se já existir material dizendo tudo isso, por favor me passem o link.
Obrigado!
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a definir a eletrônica para montagem de um Jato Tornado com Turbina KingTech K80.
Quero saber quais servos e extensões devem ser instalados, assim como especificações dos mesmos, se já existir material dizendo tudo isso, por favor me passem o link.
Obrigado!
Fusion 50 12S
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Nos usamos os seguinte,
Servos Hitec,
4 HS-225MG
5 HS-645MG ou 5645 se voce quiser digital nas superficies de comando
Valvula de freio eletronica da Jettronics (elimina um servo)
14 estencoes de 30 cm e 4 de 15 cm
Baterias Life Duralite, 1 de 9,9 v para a turbina e 1 de 6,6 para o RX com duas saidas para redundancia
Radio Graupner Alemao de 12 canais para nao precisar de nenhum Y
Receptor Graupner de 12 canais, GPS Graupner e sensor de nivel de Combustivel Graupner
CAT (hopper tank) da GBR Jets
Trens de pouso da Spring Air
De cabeca e o que estou lembrando, se vier mais alguma coisa coloco depois pra voce!
A colocacao e bem basica porem se voce tiver o V3 com a cauda de 1kg vai ter que colocar tudo o mais pra frente possivel e adicionar mais uns 600gr a 800gr de chumbo.
Servos Hitec,
4 HS-225MG
5 HS-645MG ou 5645 se voce quiser digital nas superficies de comando
Valvula de freio eletronica da Jettronics (elimina um servo)
14 estencoes de 30 cm e 4 de 15 cm
Baterias Life Duralite, 1 de 9,9 v para a turbina e 1 de 6,6 para o RX com duas saidas para redundancia
Radio Graupner Alemao de 12 canais para nao precisar de nenhum Y
Receptor Graupner de 12 canais, GPS Graupner e sensor de nivel de Combustivel Graupner
CAT (hopper tank) da GBR Jets
Trens de pouso da Spring Air
De cabeca e o que estou lembrando, se vier mais alguma coisa coloco depois pra voce!
A colocacao e bem basica porem se voce tiver o V3 com a cauda de 1kg vai ter que colocar tudo o mais pra frente possivel e adicionar mais uns 600gr a 800gr de chumbo.
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[quote:1f6043701d="Megafly"]1 Bateria para o RX? Hoje eu perdi uma bateria em voo... se não tivesse um receptor powersafe e duas baterias o avião tinha lenhado... servos HITEC? Prefiro usar turnigy...
Mas isso sou eu, cada um tem a sua opinião.
Abs.[/quote:1f6043701d]
Entre Hitec (unico servo usado nos UAV's da NASA HS-7990) e o da Hobbyking Turnigy, eu nao tenho experiencia no Turnigy pra ser sincero, ja instalamos em mais de 50 Tornados os da Hitec sem nenhum feedback negativo por isso recomendo sim Hitec. Marca de produtos e sempre uma discussao fervorosa entre os modelistar mas prefiro ficar fora disso. Agora estamos falando de servos de marca, Hitec, JR, Graupner e Futaba.
Quanto a bateria, uma de qualidade ruim, hobbyking e companhia nao recomendo realmente neste caso o Megafly esta com toda razao. Porem nos usamos a Duralite com 2 saidas para o receptor pois o conector e a parte mais fragil deste sistema.
Mesmo assim voce ainda tem a opcao de colocar 2 baterias de amperagem menor pra ter mais redundancia.
Eliminamos tambem ate a chave liga desliga, uma que voce sempre tem que abrir o canopy para dar a partida. Lembrando que as chaves simples tem uma amperagem baixissima e eu ja vi falharem em um F86 lindo da BVM, total destruicao! Por isso a regra basica que carrego da minha carreira de aviacao vale muito para a montagem de aeromodelos;
KISS
Keep
It
Simple
Stupid
Simplifique!
Mas isso sou eu, cada um tem a sua opinião.
Abs.[/quote:1f6043701d]
Entre Hitec (unico servo usado nos UAV's da NASA HS-7990) e o da Hobbyking Turnigy, eu nao tenho experiencia no Turnigy pra ser sincero, ja instalamos em mais de 50 Tornados os da Hitec sem nenhum feedback negativo por isso recomendo sim Hitec. Marca de produtos e sempre uma discussao fervorosa entre os modelistar mas prefiro ficar fora disso. Agora estamos falando de servos de marca, Hitec, JR, Graupner e Futaba.
Quanto a bateria, uma de qualidade ruim, hobbyking e companhia nao recomendo realmente neste caso o Megafly esta com toda razao. Porem nos usamos a Duralite com 2 saidas para o receptor pois o conector e a parte mais fragil deste sistema.
Mesmo assim voce ainda tem a opcao de colocar 2 baterias de amperagem menor pra ter mais redundancia.
Eliminamos tambem ate a chave liga desliga, uma que voce sempre tem que abrir o canopy para dar a partida. Lembrando que as chaves simples tem uma amperagem baixissima e eu ja vi falharem em um F86 lindo da BVM, total destruicao! Por isso a regra basica que carrego da minha carreira de aviacao vale muito para a montagem de aeromodelos;
KISS
Keep
It
Simple
Stupid
Simplifique!
Eu não gosto de servos Hitec, ja tive 8 7955 eles tremiam que só, o RSdeus aqui do forum quase perdeu o Tornado porque um servo queimou em voo, eu iria de Jr8411 em tudo menos nos lemes, no profundor eu modificaria onde vai o servo para usar somente 1 servo.
Chave liga e desliga pega uma da fromeco que aceite 2 baterias que voce ja vai ter redundancia.
Nos meus modelos eu só uso chave liga e desliga eletronica, se a chave pifar o sistema fica ligado.
Abs.
Chave liga e desliga pega uma da fromeco que aceite 2 baterias que voce ja vai ter redundancia.
Nos meus modelos eu só uso chave liga e desliga eletronica, se a chave pifar o sistema fica ligado.
Abs.
caracas... faz um tempão que eu não posto no evoo...
ando mto enrolado no trabalho...
eu confirmo o que o megafly disse... no meu quarto voo com o o tornado, queimou um servo...
como eu não tinha experiencia em jatos, um amigo pousou ele para mim...
se fosse do profundor, que no caso estava com apenas um, era lenha....
troquei todos, coloquei todos JR nas superficies de comando e nos demais futaba...
nao quero nem saber de hitec... no meu finado P47 eu tbm tive probelmas...
abs
[quote:eccce34daa="Megafly"]Eu não gosto de servos Hitec, ja tive 8 7955 eles tremiam que só, o RSdeus aqui do forum quase perdeu o Tornado porque um servo queimou em voo, eu iria de Jr8411 em tudo menos nos lemes, no profundor eu modificaria onde vai o servo para usar somente 1 servo.
Chave liga e desliga pega uma da fromeco que aceite 2 baterias que voce ja vai ter redundancia.
Nos meus modelos eu só uso chave liga e desliga eletronica, se a chave pifar o sistema fica ligado.
Abs.[/quote:eccce34daa]
ando mto enrolado no trabalho...
eu confirmo o que o megafly disse... no meu quarto voo com o o tornado, queimou um servo...
como eu não tinha experiencia em jatos, um amigo pousou ele para mim...
se fosse do profundor, que no caso estava com apenas um, era lenha....
troquei todos, coloquei todos JR nas superficies de comando e nos demais futaba...
nao quero nem saber de hitec... no meu finado P47 eu tbm tive probelmas...
abs
[quote:eccce34daa="Megafly"]Eu não gosto de servos Hitec, ja tive 8 7955 eles tremiam que só, o RSdeus aqui do forum quase perdeu o Tornado porque um servo queimou em voo, eu iria de Jr8411 em tudo menos nos lemes, no profundor eu modificaria onde vai o servo para usar somente 1 servo.
Chave liga e desliga pega uma da fromeco que aceite 2 baterias que voce ja vai ter redundancia.
Nos meus modelos eu só uso chave liga e desliga eletronica, se a chave pifar o sistema fica ligado.
Abs.[/quote:eccce34daa]
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[quote:5b5a0da204="rsdeus"]caracas... faz um tempão que eu não posto no evoo...
ando mto enrolado no trabalho...
eu confirmo o que o megafly disse... no meu quarto voo com o o tornado, queimou um servo...
como eu não tinha experiencia em jatos, um amigo pousou ele para mim...
se fosse do profundor, que no caso estava com apenas um, era lenha....
troquei todos, coloquei todos JR nas superficies de comando e nos demais futaba...
nao quero nem saber de hitec... no meu finado P47 eu tbm tive probelmas...
abs
[quote:5b5a0da204="Megafly"]Eu não gosto de servos Hitec, ja tive 8 7955 eles tremiam que só, o RSdeus aqui do forum quase perdeu o Tornado porque um servo queimou em voo, eu iria de Jr8411 em tudo menos nos lemes, no profundor eu modificaria onde vai o servo para usar somente 1 servo.
Chave liga e desliga pega uma da fromeco que aceite 2 baterias que voce ja vai ter redundancia.
Nos meus modelos eu só uso chave liga e desliga eletronica, se a chave pifar o sistema fica ligado.
Abs.[/quote:5b5a0da204][/quote:5b5a0da204]
Ricardo,
Vc está sumido mesmo camarada. Então o Tornado finalmente ficou pronto....
Parabéns.
ando mto enrolado no trabalho...
eu confirmo o que o megafly disse... no meu quarto voo com o o tornado, queimou um servo...
como eu não tinha experiencia em jatos, um amigo pousou ele para mim...
se fosse do profundor, que no caso estava com apenas um, era lenha....
troquei todos, coloquei todos JR nas superficies de comando e nos demais futaba...
nao quero nem saber de hitec... no meu finado P47 eu tbm tive probelmas...
abs
[quote:5b5a0da204="Megafly"]Eu não gosto de servos Hitec, ja tive 8 7955 eles tremiam que só, o RSdeus aqui do forum quase perdeu o Tornado porque um servo queimou em voo, eu iria de Jr8411 em tudo menos nos lemes, no profundor eu modificaria onde vai o servo para usar somente 1 servo.
Chave liga e desliga pega uma da fromeco que aceite 2 baterias que voce ja vai ter redundancia.
Nos meus modelos eu só uso chave liga e desliga eletronica, se a chave pifar o sistema fica ligado.
Abs.[/quote:5b5a0da204][/quote:5b5a0da204]
Ricardo,
Vc está sumido mesmo camarada. Então o Tornado finalmente ficou pronto....
Parabéns.
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.