Conversão Cessna 172 Aerobras Elastico/Eletrico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:e1ac145978="AndersonSP"]Boa Tarde!

A respeito do Rádio não é melhor comprar logo um com mais recursos?

Esse Speed Control é de quanto 5A, 6A etc etc etc....????

A grosso modo a eletrônica acima vai ter por volta de 70g !

Geralmente o pessoal retira tudo que é peso morto para deixar mais leve possível.

Se se objetivo e voo indoor quanto mais leve melhor.

De qualquer maneira meu primeiro mini (60cm envergadura) chegou nas 130g sempre é possível ir refinando as construções.

Grande Abraço.[/quote:e1ac145978]


É que no momento estou com poucos recursos financeiros, mas sim desejo um radio com 9ch pois tenho um projeto para um veleiro em fibra com motores eletricos.

Esse radio é melhor? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467896332-combo-e-max-2822-completo-com-txrx-4ch-24g-p-entrega--_JM

Pelo preços desses radios, pode até ter poucos recursos, mas ai tenho condições de montar e voar, desde que eles não sejam muito ruins na questão de qualidade.

Quanto a eletronica, eu vou voar outdoor, este motor 1811 - 2000 é suficiente?

Quanto ao Speed Control, não sei quanto é, na verdade falei com o vendedor para trocar algumas peças e assim reduzir o peso, estou so na dependencia de definir quais vou trocar..... mas se esse motor for o ideal, qual seria o ideal do ESC? assim posso ir tenteando deixar o kit mais leve, já sei que ele tem servos mais leves os quais pedirei para trocar.


Agradeço a ajuda ai galera! Estou analisando bem antes de começar a montagem da fuselagem, pois quero modificar as cavernas deixado-as mais finas e assim diminuindo umas gramas!
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!

Sempre é difícil opinar nesse tipo de coisa!

A respeito do 1811 é um motor valente mas pesa se não me engano 13g sem o salva hélice.

A eletrônica Chinesa geralmente é mais pesada que a especificação, para aviões que um acréscimo de peso não e tão relevante tudo bem mas mini modelos cada grama que se ganha é muita coisa.

Veja o Speed Control que eu estou usando no meu projetinho tem 8g (pesadão) sem os conectores etc..... perceba que vai adicionando uma grama aqui outra ali quando você coloca na balança o modelo supera o peso pretendido.

Sempre existe a possibilidade de diminuir os fios e cabos e ganhar algumas gramas mas quando se erra muito é melhor refazer tudo

Eu realmente fugiria desses modelos de rádio.

Grande Abraço
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Vai aqui um exemplo de modelo com esse motor. É muito maior e terminou com 160g
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=119605&postdays=&postorder=asc&start=0
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

Estava pensando em usar a mesma eletronica que este aero
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php? t=135427&postdays=&postorder=asc&start=50

Será que esse usuario DOCA ainda comercializa os produtos?
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:2a24a2171d="Alvaro Sala"]Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:2a24a2171d]Sugestão:[/b:2a24a2171d] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:2a24a2171d]Sugestão:[/b:2a24a2171d] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.[/quote:2a24a2171d]


Estive fazendo uma pesagem, as peças recortadas e com acabamento chegam a 60g, sem dope, entelagem, nao coloquei trem de pouso, elastico, rodinhas, só as madeiras mesmo, e nao estão coladas, agora fikei meio confuso pois como chegaria no peso de 55g para voo livre ??

Outra coisa que notei, é que algumas pedaços da balsa são mais pesados que outros, umaparte da asa deu diferença de 4 gramas da outra parte, e a parte que pesa mais e a sem as dobradiças e alfinetes dos ailerons.
Avatar do usuário
GabrielPHahn
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Set 05, 2012 1:27 am
Localização: São José - SC

Mensagem por GabrielPHahn »

[quote:ebea4c27a7="Saulera"][quote:ebea4c27a7="educamilo"][quote:ebea4c27a7="Saulera"][quote:ebea4c27a7="educamilo"][quote:ebea4c27a7="Saulera"]Tem como comprar online na Casa Aerobrás?[/quote:ebea4c27a7]

Acredito que vc possa ligar la e solicitar um sedex, não há loja online, mas no proprio site a os modelos de aero que eles possuem.

http://www.casaaerobras.com.br/[/quote:ebea4c27a7]

Descobri que se pode comprar os kits da aerobrás online :D
http://www.lojacasadoaeromodelo.com.br/casa-aerobras.html[/quote:ebea4c27a7]

Mas o preço está bem acima do valor cobrado na Aerobras. =([/quote:ebea4c27a7]

E como faço para saber o preço original da casa Aerobrás? '-'[/quote:ebea4c27a7]

Ligue e fale com o Fernando, ou mande um e-mail(no site tem um para contato) solicitando o catálogo 2013 deles. É beeeeeeeem simplório, mas a maioria dos modelos beiram a metade do valor apresentado nesse site. Qualquer coisa me manda uma MP.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

[quote:8b102029a3="educamilo"][quote:8b102029a3="Alvaro Sala"]Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:8b102029a3]Sugestão:[/b:8b102029a3] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:8b102029a3]Sugestão:[/b:8b102029a3] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.[/quote:8b102029a3]


Estive fazendo uma pesagem, as peças recortadas e com acabamento chegam a 60g, sem dope, entelagem, nao coloquei trem de pouso, elastico, rodinhas, só as madeiras mesmo, e nao estão coladas, agora fikei meio confuso pois como chegaria no peso de 55g para voo livre ??

Outra coisa que notei, é que algumas pedaços da balsa são mais pesados que outros, umaparte da asa deu diferença de 4 gramas da outra parte, e a parte que pesa mais e a sem as dobradiças e alfinetes dos ailerons.[/quote:8b102029a3]

Bom Dia !

Tudo bem?

Você pode lixar um pouco as peças para "afinar" a madeira e retirar também a tinta da impressão (não sei se esse Kit e para corte manual ou vem pronto para montar).

Siga o conselho do Alvaro não reforce demais!

Já que você está com a planta em mãos compre um pouquinho de balsa tire cópias da peças e monte um totalmente VL. pelo que me parece você está iniciando e escolheu iniciar por um modelo (mini modelo) que não é muito fácil de pilotar e construir.

Eu comecei fazendo "mini modelos" de "Voo Livre" (entenda lançamento manual se´m borracha para motor) em depron para meu sobrinho, os meus voavam lindamente que foi apenas uma questão de acertar o peso e eletrônica.

Hoje tenho alguns minis (perdi alguns no caminho literalmente) mas sempre estou pensando em fazer mais um.

Acredito que você deveria iniciar com algo um pouco maior, mas siga em frente esse tipo de avião vai ensina-lo muito sobre construções de Aeromodelos.

Vou deixar algumas imagens dos Meus para animar.

[img:8b102029a3]http://imageshack.us/a/img252/1711/1581008.jpg[/img:8b102029a3]

[img:8b102029a3]http://imageshack.us/a/img811/7466/1480927.jpg[/img:8b102029a3]

[img:8b102029a3]http://imageshack.us/a/img31/1050/1631325.jpg[/img:8b102029a3]

[img:8b102029a3]http://imageshack.us/a/img405/7939/1641358.jpg[/img:8b102029a3]

Grande abraço e Sucesso!!!!
Aprecie seu voo como se fosse o último um dia você acerta!!!
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:5b23964465="AndersonSP"][quote:5b23964465="educamilo"][quote:5b23964465="Alvaro Sala"]Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:5b23964465]Sugestão:[/b:5b23964465] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:5b23964465]Sugestão:[/b:5b23964465] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.[/quote:5b23964465]


Estive fazendo uma pesagem, as peças recortadas e com acabamento chegam a 60g, sem dope, entelagem, nao coloquei trem de pouso, elastico, rodinhas, só as madeiras mesmo, e nao estão coladas, agora fikei meio confuso pois como chegaria no peso de 55g para voo livre ??

Outra coisa que notei, é que algumas pedaços da balsa são mais pesados que outros, umaparte da asa deu diferença de 4 gramas da outra parte, e a parte que pesa mais e a sem as dobradiças e alfinetes dos ailerons.[/quote:5b23964465]

Bom Dia !

Tudo bem?

Você pode lixar um pouco as peças para "afinar" a madeira e retirar também a tinta da impressão (não sei se esse Kit e para corte manual ou vem pronto para montar).

Siga o conselho do Alvaro não reforce demais!

Já que você está com a planta em mãos compre um pouquinho de balsa tire cópias da peças e monte um totalmente VL. pelo que me parece você está iniciando e escolheu iniciar por um modelo (mini modelo) que não é muito fácil de pilotar e construir.

Eu comecei fazendo "mini modelos" de "Voo Livre" (entenda lançamento manual se´m borracha para motor) em depron para meu sobrinho, os meus voavam lindamente que foi apenas uma questão de acertar o peso e eletrônica.

Hoje tenho alguns minis (perdi alguns no caminho literalmente) mas sempre estou pensando em fazer mais um.

Acredito que você deveria iniciar com algo um pouco maior, mas siga em frente esse tipo de avião vai ensina-lo muito sobre construções de Aeromodelos.

Vou deixar algumas imagens dos Meus para animar.

Grande abraço e Sucesso!!!![/quote:5b23964465]

Vou dar uma lixada, para remover a tinta, mas o acabamento ja esta bem feito, eu monto escala a eslastico e planadores faz um tempo, mas é a primeira vez faço pesagem, sempre voaram bem, depois de alguns ajustes. O que não entendo é como poderei chegar a 55g se sem colar as peças ja possui 60g, fora trem de pouso, dope, entelagem, rodinhas, helice, mancal etc...

Realmente um aero maior seria mais facil de fazer e pilotar, mas vou terminar esse para começar a construção de um maior em balsa, quero arrumar uma planta e comprar uma balsa boa, porque a balsa que veio no kit está muito ruim, algumas peças estão com densidade muito maior e por isso desequilibram o avião.

Irei aumentar o bordo de ataque da ASA e tentar retiar peso ao maximo, vamos ver como vai ficar :D
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:8bf425ffba="Alvaro Sala"]Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:8bf425ffba]Sugestão:[/b:8bf425ffba] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:8bf425ffba]Sugestão:[/b:8bf425ffba] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.[/quote:8bf425ffba]

Alvaro, oque seria essa decalagem que voce mencionou?
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

[quote:4b208022b4="educamilo"][quote:4b208022b4="AndersonSP"][quote:4b208022b4="educamilo"][quote:4b208022b4="Alvaro Sala"]Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:4b208022b4]Sugestão:[/b:4b208022b4] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:4b208022b4]Sugestão:[/b:4b208022b4] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.[/quote:4b208022b4]


Estive fazendo uma pesagem, as peças recortadas e com acabamento chegam a 60g, sem dope, entelagem, nao coloquei trem de pouso, elastico, rodinhas, só as madeiras mesmo, e nao estão coladas, agora fikei meio confuso pois como chegaria no peso de 55g para voo livre ??

Outra coisa que notei, é que algumas pedaços da balsa são mais pesados que outros, umaparte da asa deu diferença de 4 gramas da outra parte, e a parte que pesa mais e a sem as dobradiças e alfinetes dos ailerons.[/quote:4b208022b4]

Bom Dia !

Tudo bem?

Você pode lixar um pouco as peças para "afinar" a madeira e retirar também a tinta da impressão (não sei se esse Kit e para corte manual ou vem pronto para montar).

Siga o conselho do Alvaro não reforce demais!

Já que você está com a planta em mãos compre um pouquinho de balsa tire cópias da peças e monte um totalmente VL. pelo que me parece você está iniciando e escolheu iniciar por um modelo (mini modelo) que não é muito fácil de pilotar e construir.

Eu comecei fazendo "mini modelos" de "Voo Livre" (entenda lançamento manual se´m borracha para motor) em depron para meu sobrinho, os meus voavam lindamente que foi apenas uma questão de acertar o peso e eletrônica.

Hoje tenho alguns minis (perdi alguns no caminho literalmente) mas sempre estou pensando em fazer mais um.

Acredito que você deveria iniciar com algo um pouco maior, mas siga em frente esse tipo de avião vai ensina-lo muito sobre construções de Aeromodelos.

Vou deixar algumas imagens dos Meus para animar.

Grande abraço e Sucesso!!!![/quote:4b208022b4]

Vou dar uma lixada, para remover a tinta, mas o acabamento ja esta bem feito, eu monto escala a eslastico e planadores faz um tempo, mas é a primeira vez faço pesagem, sempre voaram bem, depois de alguns ajustes. O que não entendo é como poderei chegar a 55g se sem colar as peças ja possui 60g, fora trem de pouso, dope, entelagem, rodinhas, helice, mancal etc...

Realmente um aero maior seria mais facil de fazer e pilotar, mas vou terminar esse para começar a construção de um maior em balsa, quero arrumar uma planta e comprar uma balsa boa, porque a balsa que veio no kit está muito ruim, algumas peças estão com densidade muito maior e por isso desequilibram o avião.

Irei aumentar o bordo de ataque da ASA e tentar retiar peso ao maximo, vamos ver como vai ficar :D[/quote:4b208022b4]

Bom Dia!

Provavelmente a balsa do seu KIT veio premiada..... a física é simples se tem mais de 60g antes de montar ele nunca ficará com 55g pronto para voar :shock:

O que se pode fazer como eu sugeri e adquirir umas 2 ou 3 chapas de balsa e refaze-lo mais leve, poderá até fazer uns alívios nas laterais da fuselagem dele (esse eu não lembro se é maciço)!

Não estou criticando só sugeri um Aero maior pois pensei que você não tivesse nenhuma experiência com modelismo. (se monta voo livre está fácil de eletrificar)

Acho que você foi infeliz na escolha do Kit um modelo de vareta eu creio que é mais fácil de atingir um menor peso.

Se você não colou nada dê uma boa lixada na Balsa para tirar o excesso lembre que esse modelo foi feito para aguentar a tração do motor a elástico. (faça uma "lipo" nele).

Grande Abraço e acompanhando!!!!
Aprecie seu voo como se fosse o último um dia você acerta!!!
Responder